63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ITAITINGA FATOS E FOTOS: RESGATANDO A HISTÓRIA
Dionys Morais dos Santos 1
Antônio Aécio Estevão de Sousa 1
Rosemeire Pereira de Assunção 1
Lucas Alves do Nascimento 1
Murilo Estevão de Oliveira 1
Maria Regiane da Costa 1,2
1. Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa
2. Profa. Especialista/Orientadora – Coordenação Pedagógica
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo realizar um resgate histórico e analisar os aspectos geográficos do município de Itaitinga, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza/CE. Tem como base as práticas pedagógicas que envolvem os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa. Itaitinga é um município recém-emancipado e com poucos registros da história de seu povo e esta pesquisa vem investigando e analisando as principais características geográficas, sociais, econômicas, políticas e ambientais dessa localidade. O estudo permite que o educando analise criticamente as características de sua cidade, comparando-a com outras localidades mais antigas situadas nas imediações. Através da metodologia do Estudo do Meio, a pesquisa permite que o estudante se torne o protagonista de sua história, possibilitando ao mesmo o desenvolvimento da pesquisa cientifica e permitindo que ele possa realizar uma leitura sobre os principais aspectos de sua cidade, que contribuem para a construção da identidade das pessoas que aí residem. Estudar o município é importante e necessário para o aluno, na medida em que ele está desenvolvendo o processo de conhecimento e de crítica da realidade em que está vivendo.
METODOLOGIA:
O projeto foi realizado na Escola Profissional de Itaitinga com quarenta alunos devidamente matriculados. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa documental em livros, revistas, artigos, periódicos e em arquivos públicos e particulares, bibliotecas e sites, com o intuito de buscar informações sobre a formação e as origens da cidade e de sua população. Como forma de legitimar tais informações e adquirir recursos para a realização das aulas de campo foram realizadas discussões pelo grupo de estudo. No segundo momento, os alunos participantes foram divididos em equipes onde cada uma ficou responsável por estudar detalhadamente o bairro ou distrito da cidade onde estes residem, realizando as entrevistas semi estruturadas orientadas pelos professores. Os discentes participaram de duas aulas de campo: uma para a cidade de Redenção, primeira cidade a abolir a escravidão no Brasil, e a outra na própria cidade de Itaitinga com a finalidade de comparar as cidades no aspecto espaço temporal. Cada grupo conduziu os outros alunos apresentando-lhes as características positivas e negativas de seu bairro. Todas as informações colhidas pelos alunos e professores foram evidenciadas pelas fotografias retiradas pelos alunos antes, durante e após as aulas de campo. O projeto conta com estudos de grupo semanais onde as informações são discutidas pelos alunos.
RESULTADOS:
O projeto intitulado Itaitinga Fatos e Fotos: Resgatando a História já mostra resultados satisfatórios, pois atrelando aula de campo com o conhecimento de cada educando sobre seu lugar e sobre sua situação social, vem contribuindo para que os jovens percebam que sua cidade é rica em vários aspectos, seja na cultura, seja nos aspectos socioeconômicos, seja no olhar das pessoas que a escolheram como lugar de moradia. A investigação e análise realizada pelos discentes permitiram que os mesmos descobrissem uma Itaitinga repleta de possibilidades de crescimento para aqueles que vivem na cidade, bem como contribuiu para que os munícipes tenham uma nova visão sobre seu município, antes marcado pela violência e pelo tráfico de drogas. Os alunos realizaram um evento na escola que consistiu em exposições fotográficas sobre a arquitetura antiga da cidade, atividades econômicas, meio ambiente e imagens da população realizando suas atividades cotidianas, mostrando, assim, a vida das pessoas que residem no município. Os alunos fizeram uma paródia com o objetivo de mostrar as principais características da cidade, confeccionaram a bandeira do município e realizaram junto com artesãos da cidade uma exposição das obras produzidas por eles.
CONCLUSÃO:
Por meio de práticas pedagógicas que visam o contato direto do aluno com o mundo a sua volta é possível resgatar o que está sendo perdido e/ou esquecido pela comunidade local, marcada pela violência e que tem na mídia uma forma de percepção não muito agradável sobre sua cidade. Os educandos tiveram êxito durante a realização do projeto, elaboraram relatórios sobre os aspectos socioeconômicos e históricos do município e participaram ativamente da culminância do projeto, que envolveu todos os alunos, professores, coordenação pedagógica, e principalmente a comunidade. O projeto de pesquisa apresentado revelou a necessidade de fornecer aos educandos, jovens dessa cidade, um conhecimento qualitativo, onde o aluno é o agente construtor do conhecimento e de sua própria história. A aula de campo e as outras práticas pedagógicas que estão no bojo do projeto e assentados no Estudo do Meio permitiram atrelar teoria e prática, ou seja, permitiram que os alunos pudessem ter na sua cidade e na sua região um espaço de vivência capaz de fornecer-lhes conhecimentos múltiplos, permitindo a eles o desenvolvimento de habilidades que o tornarão capacitados para o mercado de trabalho e para a vida.
Palavras-chave: Resgate histórico, Práticas pedagógicas, Protagonismo juvenil.