63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional |
ANÁLISE ESPACIAL DA AVENIDA CONDE DA BOA VISTA: PROBLEMÁTICA DOS ÔNIBUS |
Fabricio Costa da Paz 1 Esdras Santos de Lima 1 Priscilla Felix Bastos 2 |
1. Depto de Ciências Geográficas - UFPE 2. Profa. Ms./ Orientadora - Depto de Ciências Geográficas - UFPE |
INTRODUÇÃO: |
A demanda por transportes aumenta, à medida que aumenta a necessidade de locomoção que está relacionado com grau de evolução da civilização. Ao facilitar o deslocamento de pessoas e bens, os transportes introduziram um fator de importância capital na localização das atividades humanas, a evolução e o espaço dos grupos sociais. Na Avenida Conde da Boa Vista, o transporte coletivo público é realizado unicamente pelos ônibus, que basicamente preponderam no sistema de transporte na cidade de Recife. Para agravar a situação, a Avenida localiza-se no Centro histórico da cidade, e possui a função de ser a principal via de acesso e mobilidade do Centro. Além de possuir grande parte das atividades comerciais da região em seu local. No presente trabalho, serão analisadas as causas e conseqüências da concentração espacial de linhas, bem como a relação da sociedade com a estrutura viária da Avenida, visto que passou recentemente por uma reforma, denominada de Corredor Leste-Oeste, no qual integra uma interligação entre as Avenidas Caxangá e Avenida Conde da Boa Vista. |
METODOLOGIA: |
Serviu basicamente como referência para o trabalho, o referencial bibliográfico disponibilizado através de pesquisas, tanto em livros, como em artigos, em que tivessem como pauta o tema do transporte público, bem como da geografia urbana, para melhor entendimento da conjuntura que está inserida o sistema de transporte público. |
RESULTADOS: |
Neste trabalho foram apresentados alguns elementos que representam a conjuntura do transporte público na cidade do Recife, bem como específica foco de análise, a Avenida Conde da Boa Vista. Entende-se que a Avenida possui uma infra-estrutura relativamente moderna em relação à acessibilidade, porém como via em si, é limitada pelo seu espaço físico e pela falta de perspectiva de ampliação, devindo ao seu espaço ser circundado por construções residenciais e principalmente comerciais. Como o centro do trabalho é fazer uma analise espacial, observa-se que é imprescindível a diminuição do fluxo de linhas que passam pela Avenida Conde da Boa Vista. Porém anteriormente, é necessário a mudança na estrutura organizacional do sistema de transporte. A forma concêntrica tem de ser gradativamente substituída pela forma em rede. Sendo essencial a construção de mais SEIs(Sistema Estrutural de Transporte) distribuídas pela malha urbana da RMR. |
CONCLUSÃO: |
Abordando a questão espacial de interação seguindo a citação de Seidenfus(1979), a função do transporte:“é a integração de todos os elementos da sociedade, tanto das pessoas como dos bens, em âmbitos geográficos mais amplos. O mundo de hoje é um mundo em movimento, no qual os transportes permitiram superar as barreiras do tempo e do espaço”. A análise da configuração atual do sistema de transporte urbano na Avenida Conde da Boa Vista, de um ponto de vista geográfico, para que se tenha um panorama da forma como é realizada a atividade, bem como das relações funcionais da mesma no lugar. Ocorre uma interação causadora de um caos urbano, paradoxal portanto, já que do ponto de vista da via em si trata-se de uma Avenida bem estruturada e modernizada. E na ótica dos usuários, uma área com a acessibilidade e mobilidade difíceis, contrariando o objetivo de sua reforma. |
Palavras-chave: Transporte urbano, Acessibilidade, Mobilidade. |