63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TERMO CRIANÇA SEGUNDO ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DA UFMT, campus CUIABÁ
Daniela Barros da Silva Freire Andrade 1
Wendell Ferrari Silveira Rosa 2
1. Profa. Dra. - Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Infância (GPPIN) - Depto de Psicologia - UFMT
2. Bolsista de Iniciação Científica - Graduando do curso de Psicologia, 6º semestre - UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa no campo da Psicologia Social na sua interface com a Educação. Apresenta dados de pesquisa, delineando resultados da associação de palavras para o termo criança e contextualização semântica segundo licenciandos, primeiroanistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. O debate em torno dos significados subjacentes a infância tem sido estimulado tendo em vista a íntima relação estabelecida entre esses, as práticas educacionais orientadas a criança até cinco anos e a identidade profissional dos adultos que se dedicam à educação dos pequenos. Esta correlação também é sustentada pela Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2003; JODELET,2001; ABRIC,1998, 2001), sobretudo por meio das reflexões inspiradas na abordagem psicogenética (DUVVEN, 1994, 2008) para a qual as representações sociais estão associadas à comunicação e a compreensão do modo pelo qual as estruturas socioepistêmicas exercem influência psicológica nos indivíduos orientando a constituição de identidades sociais. Deste modo, o presente estudo objetiva identificar estrutura e conteúdos das representações sociais sobre criança segundo os acadêmico da UFMT, campus Cuiabá.
METODOLOGIA:
O plano de coleta e análise de dados do presente estudo caracteriza-se por duas fases. Na primeira fase aplicou-se questionário fechado (N=67) no interior do qual procedeu-se a coleta de associação de palavras para o termo criança seguida de hierarquização dos vocábulos por ordem de importância. Os dados foram processados pelo software Ensemble de Programmes Permetettant l’Analyse (EVOC), programa computacional que possibilita a compreensão dos elementos estruturais da representação social. A segunda fase dedicou-se a análise das justificativas sobre as palavras consideradas mais importantes. As respostas a essa pergunta foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo temática (BARDIN,1995).
RESULTADOS:
Os resultados encontrados indicam que concorrem para a centralidade da representação os vocábulos alegria e amor, fortalecidos pelos elementos periféricos inocência e sinceridade-sincero, reforçando tendência à idealização presente na representação sobre criança inocente e autêntica. A imagem da criança naturalmente desenvolvida revela-se como conteúdo saliente no contexto dos elementos estruturais. Ainda identificou-se subgrupo que sublinha o significado da criança vista sob o ponto de vista da institucionalização por meio dos atributos família e escola, ancorando a na imagem de criança modelada. A partir da análise de conteúdo, atributos como indisciplinadas, bagunçeiras e malcriadas evidenciam outra imagem até o momento silenciada - a criança má. Conteúdos associados à criança má justificam o discurso da institucionalização da criança em um movimento que reforça processos de disciplinarização. Ao representar a criança como alguém que precisa ser modelada tendo em vista suas limitações desenvolvimentais e seus excessos comportamentais ora anunciados como autenticidade, ora como indisciplina, futuros professores prescrevem que o profissional da área necessita ter paciência, controle, domínio e autoridade.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que para os acadêmicos do primeiro ano do curso de Pedagogia da UFMT, a criança é representada de forma idealizada associada à noção de inocência, alegria e desenvolvimento. No entanto, outras imagens de crianças concorrem para a constituição da representação sendo importante as referências sobre a criança modelada e a criança má. Conteúdos silenciados acerca da criança como sujeito de direito e da cultura revelam a orientação disciplinadora das práticas educativas assumidas por acadêmicos de Pedagogia ao mesmo tempo em que indicam os pressupostos a partir dos quais constituirão sua identidade profissional. Os enunciados sobre criança ora analisados referem-se a sua definição, às características afetivas, cognitivas, comportamentais, e suas necessidades tal qual são representadas pelo adulto. Ao mesmo tempo tais conteúdos representacionais orientam discursos voltados para a criança delineando script que considera como devem ser as condições de vida, práticas sociais e educacionais dirigidas para a socialização da criança. Em ambos os discursos é possível compreender o contexto em que se dá a integração social da criança e os seus processos de identificação a partir das expectativas dos adultos.
Palavras-chave: Representações Sociais, criança, educação..