63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
UTILIZAÇÃO DE UM JOGO VIRTUAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI, COLÉGIO ESTADUAL ZACARIA DE GÓIS |
Roseane Sousa da Silva 1 George Laylson da Silva Oliveira 1 Daniel Gomes 1 José Williams Gomes de Oliveira Filho 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 2. Prof.M.Sc./Orientador |
INTRODUÇÃO: |
O jogo virtual educativo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, lingüística, social, moral e motora. Este jogo também contribui para a construção da autonomia, criatividade, responsabilidade e cooperação entre os alunos. O jogo virtual de perguntas e respostas, elaborado por alunos de Biologia do Instituto Federal do Piauí do programa de iniciação a docência, PIBID, tem por objetivo ser útil no processo educacional de ensino aprendizagem, promover situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitindo aos aprendizes uma auto-avaliação quanto aos seus desempenhos, além de fazer com que todos os jogadores, alunos, participem ativamente de todas as etapas do jogo. |
METODOLOGIA: |
Esse tipo de jogo pode ser manipulado em sala de aula ou em uma sala de informática. O ambiente escolar utilizado foi uma sala de aula do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Teresina-PI, colégio Estadual Zacarias de Góis, a professora responsável aprendeu o funcionamento do jogo de perguntas e respostas antes de trabalhar com os alunos do ensino médio, por isso a preparação e para que seja trabalhado em sala de aula com os alunos. Depois dessa etapa o jogo virtual de perguntas e respostas pode ser trabalhado com os alunos do ensino médio de biologia do 3º ano, podendo ser trabalhado com qualquer turma, tanto numa sala de aula onde o docente pode trabalhar com a turma de alunos separada em grupos e cada grupo vai poder responder um conjunto de perguntas no jogo, fazendo uma dinâmica de disputas entre os grupos. Depois de trabalhar com os alunos, para o aprimoramento do jogo, os estes e a professora foram indagados por meio de um questionário se jogo é importante para o processo de ensino aprendizagem. |
RESULTADOS: |
Quando trabalhado em sala de aula os alunos do ensino médio de uma escola publica de Teresina se mostraram muito interessados no jogo virtual de perguntas e respostas, pois era uma metodologia nova de ensino trabalhado em sala de aula. A utilização de um computador e um data show proporcionou maior interesse por parte dos alunos. Os alunos aprenderam a manipular o jogo virtual ensinado pela professora de biologia e os alunos bolsistas do Pibid do curso de Biologia do IFPI, havendo maior interação entre os alunos, sendo trabalhado em grupos. Como o jogo despertou interesse nos alunos, a aula acabou sendo motivada e o entendimento do assunto trabalhado proporcionou maior interesse na aprendizagem durante a aula. Os alunos desenvolveram maior capacidade de investigação e compreensão, criticando, interpretando e analisando o conteúdo trabalhado no jogo virtual em sala de aula, já que o objetivo do jogo é facilitar a compreensão do tema trabalhado em sala de aula motivando o aluno para a aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
A utilização de recursos informatizados, nesse caso um jogo virtual de perguntas e respostas, pode potencializar o desenvolvimento de diversas competências do alunado, possibilitando uma reestruturação do modo de relacionamento na educação entre aluno e professor, pois o processo de desenvolvimento do programa atende aos vários interesses individuais e coletivos. O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que mais ganhou espaço nas últimas décadas. Baseado nos conceitos e referências vistos no desenvolvimento do presente trabalho observou-se que os jogos formam uma poderosa ferramenta para aperfeiçoar o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. |
Palavras-chave: Jogo Virtual, Aprendizagem, Pibid. |