63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
Sociedade Informacional: um novo paradigma sócio-cultural |
Maurício Nascimento dos Santos 1 |
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Sociais 2. Prof.a. Dra. / Orientadora Marisa do Espírito Santo Borin |
INTRODUÇÃO: |
O advento das novas tecnologias de informação e comunicação, ocorrido a partir de meados da década de 1960, é considerado por muitos autores como uma das Revoluções da era moderna. Para Jean Lojkine, vivemos com a Revolução Informacional um momento no qual a sociedade passou por uma grande transformação sócio-cultural estimulada pelos avanços proporcionados pelas tecnologias de informação e comunicação. O principal objetivo desta pesquisa foi traçar um panorama deste momento de grandes transformações enquanto um novo paradigma sócio-cultural da era moderna e suas influências na geração nascida no século XXI, tendo como objeto os impactos sócio-culturais do computador e da internet nessa geração. Para tanto aprofundou-se em um primeiro momento no debate epistemológico da modernidade e realizou-se um diálogo entre autores como Castells, Turkle, Marcuse, entre outros. Em seguida realizou-se uma pesquisa de campo com crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos a partir da qual foi possível entender o emergir de uma “realidade virtual” na Internet, a atual “crise de identidade” num mundo cada vez mais conectado e “globalizado” e as novas possíveis formas de sociabilidade na sociedade informacional. |
METODOLOGIA: |
Para atender aos objetivos propostos optou-se, através de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, analisar a influência das grandes transformações em suas formas de relações sociais, permeadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação, principalmente do computador e da internet. A escolha desta faixa etária se deu por ser a geração nascida no inicio do século XXI, concomitantemente com o aumento de distribuição dos computadores e do acesso a internet. Foi utilizado o critério da Fundação SEADE que classifica como crianças a faixa etária de 7 a 14 anos. Foi escolhida para a realizaçãp da pesquisa uma instituição de ensino de idiomas, localizada no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. O método utilizado foi o Estudo de Caso, considerando ser esta a melhor estratégia para analisar os acontecimentos contemporâneos dentro de seu contexto da vida real, onde os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. Para escolha do instrumento de coleta de dados, realizou-se uma observação direta, de cunho exploratório na instituição, para identificar as condições ambientais favoráveis para o levantamento dos dados. |
RESULTADOS: |
Em função do tempo e do universo de alunos pesquisados, optou-se por aplicar um questionário estruturado durante as aulas. Também foi elaborado um questionário para os pais e ou responsáveis, assim como, para os professores que lecionam para a faixa etária estudada. Após aplicação dos questionários, procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados e a analise e interpretação dos mesmos. Foram aplicados 48 questionários aos alunos, 36 aos pais e ou responsáveis e 3 para os professores. Na era da sociedade em rede, o desenvolvimento da internet, assim como o computador, como meios facilitadores da comunicação e interação nos elevaram para uma nova realidade sob a qual nosso estudo investigou os impactos e influências destes meios nas crianças e adolescentes. Diante deste cenário foi possível notar o elevado grau de conectividade das crianças e adolescentes participantes da pesquisa e tangenciar a influência do ambiente virtual em suas identidades ainda em formação, sendo permeadas por múltiplas informações do mundo virtual. |
CONCLUSÃO: |
Constatou-se uma mudança na realidade sócio-cultural da geração nascida no século XXI, influenciada pelo paradigma da sociedade informação, cada vez mais presente e se consolidando no que parece ser um caminho sem volta. Os dados revelam o alto grau de conectividade à rede, com novas concepções de espaço-tempo, convivendo com uma “crise de identidade”, que talvez nos leve a utopia de uma nova identidade global, num mundo cada vez mais conectado virtualmente e geograficamente. |
Palavras-chave: sociedade informacional, identidade, sociabilidade. |