63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 4. Imunoquímica
IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS EPÍTOPOS DE CELULAS B DA MOLÉCULA DE GLICOSE-6-FOSFATO ISOMERASE USANDO UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL.
Lucas Alves de Andrade 1
Bianca Uliana 2
Luiz Ricardo Goulart Filho 3
Carlos Ueira Vieira 4
Jair Pereira Cunha Junior 5
1. Graduando - ICBIM - UFU
2. Graduanda - INGEB - UFU
3. Prof. Dr. - INGEB -UFU
4. Prof. Dr./ Co-orientador - INGEB -UFU
5. Prof. Dr./ Orientador - INGEB -UFU
INTRODUÇÃO:
A artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica inflamatória comum, que afeta principalmente as articulações periféricas. As características típicas da AR é a presença de vários auto-anticorpos relacionados à doença, que incluem o fator reumatóide (FR), fator anti-perinuclear (APF), autoanticorpos colágeno tipo II, anti-antígeno citoplasmático de neutrófilos (ANCA), anticorpos anti-queratina (AKA) e anticorpos peptídeo anti-citrulinados. Trabalhos científos recentes demonstroram que os anticorpos para glicose-6-fosfato isomerase (anti-G6PI Abs) estavam presentes em alta frequência em soro de pacientes com artrite inflamatória. Como o anti-G6PI Abs pode representar um marcador adicional no diagnóstico da AR, realizamos uma identificação de epítopos de células B da molécula G6PI usando uma abordagem baseada em análise computacional.
METODOLOGIA:
A previsão de epítopos foi realizada utilizando a sequencia de molécula G6PI (GeneBank acession P06744.4) por meio “immune epitope data base and analysis research” (IEDB) usando a matriz de antigenicidade de Kolaskar & Tongaonkar. Os peptídeos definidos pela IEDB com score ≥ 1,12 foram considerados positivos e, em seguida, utilizados para análise refinada conformacional Cn3D software utilizando a estrutura cristalográfica da molécula G6PI (MMDB ID: 21977; PDB ID: 1JLH). Adicionalmente, os epitopos antigênicos foram determinados utilizando ELLIPRO-IEDB e comparados manualmente com a análise obtida pelo método de Kolaskar & Tongaonkar.
RESULTADOS:
A análise Kolaskar & Tongaonkar antigenicidade revelou 25 peptídeos com score ≥ 1,12 de um total de peptídeos 555 peptídeos possiveis. Todos os 25 peptídeos analisados apresentaram característica hidrofílica. Para avaliar a acessibilidade dos peptídeos na molécula G6PI, cada peptídeo/epitopo foi carregado manualmente na estrutura 3D da molécula G6PI, resultando quatro quadros de molécula com cada peptídeo em destaque. Um total de 100 quadros de análise revelou 2 peptídeos com alta acessibilidade na superfície G6PI e identificados como potenciais epítopos de células B na AR. A análise utilizando software ELLIPRO-IEDB, revelou 9 peptídeos potenciais de células B. No entanto, a comparação entre os dois métodos geraram 4 peptídeos em comum que representam potenciais epitopos de células B e com alto potencial de acessibilidade e desta forma com alto potencial de antigenicidade na molécula de G6PI.
CONCLUSÃO:
Através de uma abordagem baseada em análise computacional foram detectados quatro epítopos da molécula de G6PI com elevado potencial para ser usado em investigações futuras no diagnóstico da AR.
Palavras-chave: Artrite Reumatóide, Epítopo, Glicose-6-fosfato isomerase.