63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM REFLEXO POSITIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE COCAL DOS ALVES PIAUÍ.
Maria Vieira de Brito 1
Francisco de Souza Lima Filho 2
Francisco Vieira de Brito 3
Maria de Fátima Cardoso Soares 4
1. Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
2. Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
3. Graduando do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
4. Profa. Ms./Orientadora-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
INTRODUÇÃO:
O sucesso do processo ensino-aprendizagem em escolas públicas está intimamente relacionado ao progresso da gestão educacional, sendo o princípio norteador entre a Instituição e a comunidade escolar. É importante ressaltar que uma ação democrática obtida pela efetivação de uma ação crítica produz reflexos positivos sobre: a cidadania, o ensino-aprendizagem, a coletividade, a participação comunitária, enfatizando o bom desempenho escolar que hoje é pouco visto em escolas de redes públicas. É notável que o docente que presa pela qualidade do ensino deve estar constantemente envolvido em aspectos administrativos como: a organização dos métodos de ensino, a elaboração de projetos pedagógicos, a escolha da coordenação e da direção da Instituição. Essa pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio, intitulada Augustinho Brandão, pois esta teve um resultado positivo em relação às outras do Estado do Piauí. O objetivo deste trabalho é ressaltar os princípios que norteiam a gestão educacional, assim como o sucesso da prática docente na escola pública, como também analisar as propostas educativas que levam ao reflexo positivo do ensino e da aprendizagem, enunciando principalmente os resultados obtidos através desse trabalho.
METODOLOGIA:
Este trabalho trata-se de uma pesquisa empírica e bibliográfica de natureza qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado através de uma entrevista semiestruturada, por meio de questões abertas. As questões foram divididas em três momentos: primeiramente buscou-se coletar informações sobre a situação administrativa da escola e a participação da comunidade na Instituição; em seguida foi analisada a estrutura física e por fim indagou-se a relação da parte pedagógica com o ensino e aprendizagem produzida em sala de aula. Essas perguntas foram direcionadas para a direção da Instituição e melhor esclarecidas pelo estudo do PPP (Projeto Político Pedagógico). A presente pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2010, teve como campo de pesquisa a Escola Estadual Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, Piauí.
RESULTADOS:
Primeiramente em se tratar de administração educacional e da participação da comunidade, verificou-se que existe uma gestão efetiva e preocupada com o alunado, responsável pela documentação e prestação de contas dos recursos financeiros desenvolvidos na escola e que efetivam uma relação de compromisso com a comunidade, pois é verídico que a mesma está presente dentro da escola e cobra da gestão uma educação de qualidade para a população. Com relação à infraestrutura da escola, percebeu-se que ela possui uma estrutura pequena, mas é um ambiente agradável mesmo não contando com laboratório de informática, ciências e quadra esportiva. Contudo possui professores comprometidos que fazem a diferença, ou seja, o que realmente deve existir em uma Instituição é a aprendizagem significativa, e nessa escola é efetivada. Por último analisou-se os aspectos pedagógicos e a relação docente e discente, sendo o último o aspecto de maior interesse. É importante ressaltar a ação pedagógica presente na sala de aula realizada pelos professores, que buscam novos métodos adquiridos em sua formação inicial, para melhorar a sua prática, procurando produzir uma educação mais prazerosa e dentro dos parâmetros curriculares propostos.
CONCLUSÃO:
Ao longo da pesquisa, foi possível alcançar o objetivo proposto inicialmente e permitindo assim a discussão e análise dos dados. Tornou-se evidente que existe uma educação de qualidade na escola pública pesquisada, mesmo com pequena estrutura se comparada a outras escolas, porque de fato o que vale não é somente uma grande infraestrutura, mas o compromisso e a responsabilidade de todos sobre o ato educacional, já que existe a troca e a produção de conhecimento é por que existe aprendizagem completa. De fato isso serve como espelho para refletir os resultados obtidos pela Instituição e o reconhecimento que o Estado tem sobre a escola. Então percebe-se que um trabalho em equipe e principalmente a vontade dos alunos em buscar um futuro melhor, influenciando os professores, é o que faz realmente o ensino-aprendizagem acontecer.
Palavras-chave: Educação, Gestão Democrática, Trabalho Docente.