63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O mundo nos recortes de jornais: Possibilidades para um estudo da geografia na sala de aula
Janaina Pires Barbosa 1
1. Mestrando em Educação na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de estimular o uso do jornal como mais uma ferramenta na aprendizagem educacional para a disciplina de Geografia, foi desenvolvido no Colégio Estadual Solon Amaral, no Conjunto Vera Cruz II – Goiânia, um projeto de coleta de informações dos jornais mais importantes do estado de Goiás, sendo eles o Diário da Manhã e O Popular. O objetivo do trabalho era investigar a eficácia do uso do jornal em sala aula para o estudo de Geografia. Tal estudo não estar sujeito apenas ao livro didático e ao conhecimento do professor. Precisa estar integrado com as demais disciplinas e fazer parte da vida do aluno, como de fato acontece no dia-a-dia. As informações a que os alunos têm acesso não podem ser apenas as oficiais, devem ser mais abrangentes e, para tanto, o jornal pode cumprir com muita propriedade esse papel. A experiência de se utilizar o jornal como material de ensino na sala de aula não é recente e já foi implantada em várias escolas do Brasil e do mundo. A novidade fica por conta da disciplina de Geografia, que, aparentemente, muitos acham que não tinha muito a extrair das matérias jornalísticas. Porém, o contrário foi demonstrado durante a pesquisa realizada no Colégio Solon Amaral em que foi possível extrair muitas informações relacionadas à disciplina.
METODOLOGIA:
A execução do projeto com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino, ocorreu com muita integração e envolvimento dos alunos, que inicialmente, tiveram um pouco de resistência quando ao uso de jornal. Para tal, utilizou-se de pesquisa exploratória para conhecer o grau de intimidade que os alunos possuíam com o jornal. O Projeto compreendia a observação de uma turma, identificar as dificuldades na compreensão da disciplina e apresentar uma opção de melhoria através do uso do jornal em sala de aula. Para poder identificar melhor essas dificuldades, foi aplicado um questionário aos alunos, composto de três perguntas com a identificação da turma (série), o turno e a idade e outras três relacionadas ao tema proposto, em que era perguntado ao aluno quantas vezes por semana ele tinha contato com jornal de grande circulação? Se conseguia perceber o conteúdo de Geografia nas notícias de jornais, E como ele conseguia? E por último, se além do livro didático, ele utilizava outro material para estudar e que material esse em caso de resposta afirmativa. A turma era composta por 35 alunos e que tinham entre 12 e 17anos. Desse total, apenas 29 responderam ao questionário, 6 estavam ausentes.
RESULTADOS:
Após a 1º aula de observação e com as respostas dos questionários, percebeu-se que os alunos tinham dificuldades em compreender a Geografia como uma ciência que acompanha a organização social do homem no seu meio, ou seja, eles estudavam a Geografia apenas como uma disciplina voltada para os aspectos físicos da Terra, como relevo, clima, etc. Foram selecionados vários jornais, de várias datas diferentes e solicitado aos alunos que escolhessem a matéria que achassem mais importante para podermos extrair o conteúdo de Geografia. A sala foi dividida em 6 grupos e cada um decidiu por uma matéria para ser trabalhada em sala de aula. Para não tornar muito extenso o trabalho, será exemplificado apenas o trabalho do grupo 1, que escolheu uma matéria que falava sobre a mortandade de peixes ocorrida no Córrego Capim Puba, que corta Goiânia. Por acreditarem que se tratava de um tema relevante para a Geografia, já que a manchete abria com uma chamada sobre o Meio Ambiente. O desafio era fazer o aluno perceber como o cotidiano dela estava presente naquela matéria, e como ele teria condições de ter uma postura diferente diante do fato. A interação entre os grupos de discussão enriqueceu ainda mais o debate, já que muitos trouxeram contribuições e depoimentos de sua própria experiência de vida.
CONCLUSÃO:
Apesar de todos os obstáculos que uma escola pública enfrenta para trabalhar formas diferentes de lecionar, não existindo muitas possibilidades, até mesmo pelo programa da Secretaria de Educação, pode conclui-se que, os resultados obtidos com este projeto foram, em certa medida, satisfatórios. Pois, permitiu que os alunos tivessem contato com uma ferramenta popular mais rara na periferia como é o jornal, uma novidade que tornou possível uma interação maior, discutindo assuntos que faz parte de seu cotidiano, o que leva a escola para fora da sala de aula. A Geografia é uma disciplina que está sempre presente nas matérias jornalísticas e cabe ao professor procurar meios de diversificar o ensino dessa disciplina para que os alunos possam, cada vez mais, conscientizarem-se de sua função como agentes modificadores do ambiente em que vivem. Quando a escola ultrapassa os muros para tratar de assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e da comunidade, a aprendizagem se torna mais concreta, pois tem a ver com a realidade, com o vivido, deixando de ser um ensino abstrato para se tornar concreto. O que ficou claro com a realização do presente estudo foi à certeza de que o jornal, assim como outros meios de comunicação, é importante para a formação do estudante de Geografia.
Palavras-chave: Jornal. Geografia. Cotidiano. Realidade.