63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM.
LEILYANE CARLOS ELIOTÉRIO 1, 2
DONIZETE DA SILVA MELO 1, 2
JULIANA FERREIRA DINIZ 3
VIVIANE DE ALMEIDA LIMA 4
1. GRADUANDO EM QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
2. BOLSISTA DO PIBID
3. PROFA. MSC/ORIENTADORA - DEPTO DE CIÊNCIAS NATURAIS - UFT
INTRODUÇÃO:
O presente texto trata de vivências em coletivo no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em sala de aula,na escola de Ensino Médio,(Colégio Estadual Guilherme Dourado).
A oficina realizada pode ser entendida como uma atividade que permite a articulação entre a forma tradicional e a forma alternativa de ensina Química.
METODOLOGIA:
Trata-se de um jogo, chamado Quí-mico, desenvolvido por Márcia Borin da Cunha, do livro “jogos didáticos de químico”.
Onde foi utilizado, no conteúdo de Química Orgânica. O jogo possui 25 cartas, com os compostos orgânicos, sendo que uma carta contém o símbolo de um Quí-mico, onde o aluno que a adquiri-la tem que repassá-la o mais rápido possível.
Os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes, era dado ao grupo um jogo com 25 cartas.O aluno deveria puxar a carta de seu colega e observar se a carta adquirida tinha a estrutura ou o nome dos compostos orgânicos, correspondente a alguma de suas cartas e assim até encontrar o par de suas cartas
RESULTADOS:
Nesta oficina pôde se observar que os alunos ficaram motivados, ouve interação entre os grupos e entre os Bolsistas, onde os alunos expuseram suas dúvidas e fizeram bastantes questionamentos, no qual levaram eles a terem outra visão de como aprender química de uma forma alternativa.A oficina teve o objetivo alcançado que estimula os alunos a perceberem que a Quimica é uma ciência fantastica e de facil compreenção quando bem ensinada.
CONCLUSÃO:
Atraves das atividades do PIBID, pode-se observar que,qualquer professor pode ser mais do que um mero transmissor de informações, desde que se sinta realmente incomodado a ponto de buscar novos rumos para sua prática profissional.
Palavras-chave: vivências em coletivo, ensino-aprendizagem, ludico como aprendizagem.