63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
RESGATE CULTURAL DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS MARANHENSES
Ildeneia Borges Abreu 1
Ariane Marina Silva Soares 1
Elisângela Pereira da Silva 1
Maria Francisca Araújo Pereira 1
Brenda Rodrigues Coelho Leite 1
Kláutenys Dellene Guedes Cutrim 2
1. Depto. de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
INTRODUÇÃO:
Um traço marcante de um povo diz respeito a sua cultura, é ela quem determina suas características mais intrínsecas, pois nela está guardada toda sua história. O resgate cultural por meio das brincadeiras tradicionais maranhenses é uma forma de preservar o patrimônio cultural local, através das atividades lúdicas, que instigam a criatividade, difundem e promovem conhecimentos, interagindo com o meio físico e sociocultural. Sendo assim o Espaço Integrado do Turismo (ESINT) realizou a pesquisa “jogos e brincadeiras”, objetivando mapear as atividades lúdicas tradicionais do Estado, permitindo a sua ressignificação, enquanto instrumentos que agregam valor a educação patrimonial. Quanto aos objetivos específicos, estes foram: entrevistar pessoas acima dos cinquenta anos de idade, para obter informações sobre os jogos e brincadeiras mais comuns na época de sua infância e pré-adolescência, classificar as brincadeiras e brinquedos que eram mais corriqueiros, além de buscar outros elementos utilizados na confecção dos brinquedos. A relevância da pesquisa é afirmada na resposta sobre a importância dessas brincadeiras na construção cultural na vida dos entrevistados e nas ações posteriores à pesquisa.
METODOLOGIA:
A pesquisa de caráter exploratório foi realizada em cinco instituições que desenvolvem atividades destinadas ao público da “terceira idade” em São Luís: Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) – UFMA, SESC Turismo - MA, Asilo de Mendicidade, Grupo da Terceira Idade do Bairro da Madre Deus, e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). Para a realização da pesquisa inicialmente foi feito o contato com as administrações das instituições, que colaboraram de forma efetiva, a aplicação da mesma ocorreu no período de março a dezembro de 2010. Foram entrevistadas duzentas e duas (202) pessoas que responderam a perguntas abertas e fechadas, de modo dinâmico, pois as perguntas proporcionavam aos entrevistados uma volta ao passado, às suas lembranças de infância. Os pesquisadores (bolsistas, professores e voluntários do ESINT) ao interagirem e participarem das atividades que as instituições ofereciam aos seus integrantes, aplicavam o questionário sendo esse método bem aceito pelos participantes.
RESULTADOS:
A maioria dos entrevistados possuem como nível de escolaridade o ensino fundamental incompleto ou ensino médio completo, apresentando uma realidade de suas vidas na juventude, onde poucos eram os que tinham oportunidade de concluir seus estudos. As brincadeiras mais citadas foram esconde-esconde, pega-pega, pular corda, amarelinha, queimado, e em especial as de roda (brincadeiras cantadas). Todas estas brincadeiras representavam mais que um lazer, significavam sobretudo uma oportunidade de socialização e de vivenciar a infância, já que muitos trabalhavam nesse momento de suas vidas. Entre os brinquedos mais citados estavam as bonecas de pano, peteca, peão, bola de meia e pipa; muitos confeccionados pelos próprios entrevistados. Para todos essas brincadeiras e brinquedos estão em processo de extinção, não fazem mas parte da infância, foram trocados por vídeo game, internet e televisão, que no dizer dos entrevistados são entretenimentos que incentivam a violência e tornam cada vez menos saudável o crescimento das crianças. Iniciamos ações voltadas para crianças, como oficinas de confecção de brinquedos tradicionais. Para os idosos as ações foram através de momentos de vivência das antigas brincadeiras. Ambos os públicos se mostraram bastante satisfeitos com as atividades.
CONCLUSÃO:
Após a análise dos dados obtidos na pesquisa obtivemos um mapeamento das brincadeiras e brinquedos mais tradicionais, assim como o modo de confecção dos mesmos. O relato dos entrevistados permitiu-nos fazer um quadro comparativo do modo de entender o mundo e representá-lo (através dos brinquedos e brincadeiras) e assim buscamos compreender a dinâmica cultural que levou à ressignificação de algumas brincadeiras e ao quase total desaparecimento de outras. Esses jogos e brincadeiras fazem parte da cultura maranhense e portanto devem ser resgatadas e incentivadas com o intuito de que as novas gerações tenham acesso a esse patrimônio cultural. As ações voltadas as crianças, desenvolvidas em escolas de São Luís, permitem, através da ludicidade presente nas brincadeiras, nos jogos e brinquedos, um modo de lazer somado ao resgate dos elementos culturais, que reforça os laços com o patrimônio imaterial herdado dos nossos antepassados. E as ações voltadas aos idosos, desenvolvidas em asilos da cidade, possibilitam a eles momentos de volta a infância, e assim proporcionando a eles o fortalecimento da auto estima por verem valorizadas as suas histórias. Uma pesquisa aliada à ação que resgata a nossa história, por vezes esquecida.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Brincadeiras Tradicionais, Preservação.