63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
LER E ESCREVER ATRAVÉS DE ARTES VISUAIS EM SÉRIES INICIAIS
Lisdafne Júnia de Araújo 1
Cintya Mari da Cruz Silva 1
Isabella de Siqueira Bastos 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho elaborado durante a disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem II teve a finalidade de fundamentar e facilitar nossa compreensão sobre o processo de alfabetização de crianças em séries iniciais enfatizando os procedimentos de leitura e escrita em artes visuais, para que se partindo desse conhecimento, possamos compreender outras disciplinas e teorias sobre processo de alfabetização, bem como demonstrar a ligação existente entre alfabetização e arte.
METODOLOGIA:
Para realização deste estudo foram adotados os seguintes procedimentos: Leitura de pinturas em tela e elaboração de textos sobre assuntos referentes à alfabetização nas séries iniciais dando ênfase as metodologias apoiadas na vertente de ensino-aprendizagem dos alunos. O mesmo pautou-se na abordagem qualitativa. A compreensão das concepções de leitura e escrita foi a base de nossas aulas. Como embasamento à nossa pesquisa utilizamos as teorias piagetianas a qual demonstra que as crianças desde muito pequenas formulam hipóteses sobre as imagens de arte na tentativa de compreendê-las e, que longe da caligrafia e da ortografia a criança que começa a escrever, produz traços visíveis sobre o papel e também formulam hipóteses acerca do próprio significado da representação gráfica.
Construímos textos sobre os processos de desenvolvimento da leitura e escrita nas séries iniciais e, após a compreensão do conteúdo, desenvolvemos atividades referentes a artes visuais utilizando como recurso didático uma obra de arte (pintura em tela, impressa em papel).
RESULTADOS:
O processo de alfabetização de crianças sempre assume relevante objeto de estudo, por ser o processo pelo qual a integração da criança se realiza efetivamente. É através da leitura e da escrita que essa integração se efetuará, visto que o uso da linguagem oferece a criança condições de expressar e internalizar informações, ações, etc. E para que esse processo ocorra de maneira prazerosa é necessário que as metodologias de ensino da leitura e escrita sejam pluralizadas, que esclareça aos alunos todas as possibilidades de leituras de modo a dissipar o tabu que paira sobre o processo de leitura. É essencial para qualquer educador entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e da escrita, pois assim terá oportunidade de compreender e respeitar o universo das relações que influenciam o desenvolvimento humano.
CONCLUSÃO:
A educação deve realizar-se como uma prática da liberdade, de forma a ocorrer sempre uma permuta de saberes com o educando, para que se efetive o processo de ensino-aprendizagem. Ao trabalhar a leitura em artes visuais como prática da liberdade, reconhecemos e valorizamos os conhecimentos prévios do educando, pois sua leitura de objeto estará embasada em saberes anteriores e a partir desses serão construídos novos.
Consideramos que o processo formativo da leitura depende muito do professor, não diminuindo a importância da participação do educando nesse processo, mas recai ao professor maior responsabilidade, porque é ele o portador das ferramentas precisas para desenvolver nos educandos as competências e habilidades necessárias para uma boa leitura. A leitura não deve servir apenas para a decodificação de textos, mas sim para a formação de um sujeito crítico, participativo e integrado com a realidade da sociedade.
Palavras-chave: educação, leitura, artes visuais.