63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
O FILME “HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL” COMO FERRAMENTA INTRODUTÓRIA À DISCIPLINA HISTÓRIA DA QUÍMICA
Ellen Cristine Veiga 1
Renato André Zan 2
Filomena Maria Minetto Brondani 3
Nathalia Vieira Barbosa 4
Dionatas Ulises de Oliveira Menegetti 5
1. Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
2. Químico, mestre em Química, docente FAEMA
3. Química, mestre em Biologia Experimental, docente FAEMA
4. Química, mestre em Química, docente FAEMA
5. Biólogo, mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, docente FAEMA
INTRODUÇÃO:
A disciplina História da Química é considerada uma disciplina cansativa, monótona e desmotivadora por muitos alunos do curso de química licenciatura, devido ao grande conteúdo teórico e histórico que envolve a disciplina, forçando o aluno a uma leitura sem interesse e decorativa. Dessa forma, as ferramentas utilizadas para introduzir o ensino da disciplina de uma maneira mais atrativa e motivadora, tornam a aula mais produtiva e fazem com que essa seja assimilada de uma forma agradável pelo aluno, além de auxiliarem o professor na contextualização de conteúdos considerados difíceis pelos alunos. Em busca dessas ferramentas, observa-se que a linguagem audiovisual, transmitida através de filmes e documentários, apresenta-se como um recurso facilitador na construção do conhecimento, pois a imagem mostra-se mais eficaz que a palavra para demonstrar emoções, porque integra a realidade individual com o meio e assim é possível desenvolver nos alunos a sensibilidade e a percepção do universo. Nesse sentido, o trabalho teve por base a utilização do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” como ferramenta introdutória, motivadora e contextualizada da disciplina História da Química do curso de Química Licenciatura da FAEMA–Faculdade de Educação e Meio Ambiente no município de Ariquemes/RO.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi aplicado na turma do primeiro período do curso de química licenciatura da FAEMA, que possui 27 alunos num universo variado de idade, com alunos que concluíram o ensino médio recentemente e alunos que estão há mais de quinze anos sem estudar.
O trabalho foi realizado no início da disciplina com o intuito de motivar o estudo da história da química e introduzir conteúdos como a alquimia. O filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi escolhido como tema introdutório por ser um filme relativamente atual, uma vez que a saga de Harry Potter ainda não acabou, pois seus filmes ainda não foram todos lançados e também porque a estória está baseada na proteção da pedra filosofal de Nicolau Flamel, pelos personagens principais do filme, onde o vilão da história busca a pedra para produzir o elixir da vida.
Num primeiro momento, o filme foi exibido para toda a turma e solicitou-se aos alunos que anotassem os pontos do filme que lhe chamassem a atenção e que tivessem relacionados com a química. Posteriormente, foi feito um levantamento dos tópicos avaliados e listados pelos alunos como tendo relação ao estudo da disciplina, e iniciou-se uma discussão para culminar na introdução do conteúdo da disciplina História da Química.
RESULTADOS:
Após a exibição do filme, iniciou-se a discussão e o levantamento dos tópicos relacionados à química que os alunos anotaram durante o filme. Observou-se que alguns temas eram de senso comum e que tinham uma relação direta com o conteúdo, como a pedra filosofal, o elixir da longa vida, Nicolau Flamel, entre outros. Os alunos se envolveram bastante com a discussão do tema do filme e a maioria dos alunos assimilaram as partes relacionadas à química que continham no filme. A parte mais interessante do filme e que se relaciona com os contextos históricos da química é a da pedra filosofal, estudo alquímico no qual a pedra tem poderes de transformar metais em ouro puro e produzir o elixir da longa vida, que imortaliza quem o bebe.
A grande maioria dos alunos já havia assistido ao filme ou algum dos filmes da série, porém, não tinham assimilado os conteúdos do filme que possuem importância química; além disso, o filme é de literatura estrangeira e faz muito sucesso entre as crianças e os adolescentes.
Logo após a discussão do filme, observou-se que os alunos se envolveram bastante com o conteúdo que foi explicado depois do filme e a discussão do mesmo. Pode-se perceber que foi válida a idéia de se utilizar o filme como um tema introdutório ao ensino da disciplina História da Química.
CONCLUSÃO:
Buscando formas de contextualização do ensino de química e deixando de lado a monotonia das aulas, a utilização do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” constitui-se uma nova alternativa e metodologia de ensino, com aplicações lúdicas e atuais que buscam chamar a atenção do aluno a assuntos relacionados ao curso de química.
Palavras-chave: pedra filosofal, história da química, contextualização.