63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
DESENVOLVIMENTO DE UMA REVISTA CIENTÍFICA COMO ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA |
Vinícius Galvão Wakui 1 Welligton de Oliveira Salles Junior 1 Nyuara Araújo da Silva Mesquita 1 |
1. Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas, Instituto de Química – UFG 2. Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas, Instituto de Química – UFG 3. Profa. Dra./ Orientadora - Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas, Instituto de Química – UFG |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho foi desenvolvida uma atividade lúdica na qual os alunos de uma escola pública de ensino médio noturno construíram uma revista científica em sala de aula. O objetivo do trabalho foi promover uma atividade contextualizante e lúdica, na qual os alunos pudessem participar mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem, compreendendo melhor os conceitos químicos envolvidos nos temas pesquisados. Na literatura, muitos autores tem discutido a necessidade de um ensino mais “participativo”, onde haja uma ação construtiva em que os alunos discutem os conhecimentos junto ao professor, que faz a mediação entre os conhecimentos científicos e o conhecimento escolar em uma construção conjunta do conhecimento em sala de aula. O projeto de criação de uma revista cientifíca em sala de aula insere-se na chamada pesquisa participante, cujo ponto central é a participação do pesquisador no grupo pesquisado interferindo na realidade do grupo, algo que só é possível, neste caso, por meio da interação professor/alunos. Através deste trabalho observou-se que os alunos do ensino noturno também precisam de uma metodologia motivadora que os faça interessarem-se pelo aprendizado da química, de forma contextualizante possibilitando uma postura mais ativa diante do processo de ensino. |
METODOLOGIA: |
No contexto da pesquisa educacional, a pesquisa qualitativa mostrou-se como o método mais adequado para ser utilizado neste projeto em que o interesse do pesquisador ao estudar um determinado problema é identificar como ele se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas. Inicialmente a turma foi dividida em pequenos grupos que ficaram responsáveis pela elaboração de cada seção da revista, enquanto que os pesquisadores∕estagiários pela diagramação e edição da revista. A revista foi dividida nas seguintes seções: saúde, beleza, meio ambiente e curiosidades. Numa primeira instância os alunos tiveram que pesquisar sobre os temas utilizando artigos de revistas, jornais e de sítios da internet. Durante a análise do material e escolha dos temas para as seções foi feita uma caracterização dos conceitos químicos envolvidos nos temas escolhidos. Em seguida os grupos trabalharam com a produção de seus artigos, que foram acompanhados e discutidos em sala de aula com orientação dos estagiários e do professor de química. Ao final das atividades, foi aplicado um questionário para analisar alguns aspectos referentes à elaboração da revista e identificar questões sobre o processo ensino-aprendizagem de conceitos químicos trabalhados na pesquisa. |
RESULTADOS: |
Evidenciou-se a partir das respostas dos alunos ao questionário a utilização da linguagem científica, o que é importante devido ao papel da escola na construção do conhecimento científico. Isso pode ser observado fala representativa transcrita abaixo: “Os derivados de petróleo, como a gasolina, ao entrarem em combustão, no motor dos carros, irão produzir dióxido e monóxido de carbono, além de outros gases poluentes”. É possível observar nas respostas dos alunos a referência ao nome das substâncias e sua vinculação ao contexto na qual estas estão presentes e atuam. Além disso, podemos notar que os alunos apropriaram-se de maneira adequada dos termos científicos, como na resposta do aluno, que utiliza o termo “combustão” no lugar de “queima”, ao referir-se sobre a reação que ocorre dentro do motor dos automóveis. A atividade permitiu também a identificação de algumas dificuldades dos alunos, como por exemplo, relacionar uma substância em três âmbitos diferentes, ou seja, relacionar o gás liberado pelos seres vivos, com seu nome “metano” e sua fórmula química CH4. Através dos trabalhos trazidos pelos alunos, escritos por eles mesmos ou pesquisados em sítios da internet, pode-se observar que a atividade lúdica realmente os motivou a estudar o assunto. |
CONCLUSÃO: |
Atualmente tem-se recorrido muito às atividades lúdicas como uma estratégia de motivação e aproximação do professor com o público jovem, permitindo assim um melhor diálogo entre estes, o que de fato facilita o trabalho em sala de aula. Contudo este tipo de atividade geralmente contempla somente os alunos do ensino diurno. Como se pode observar por meio dos resultados desta pesquisa, os alunos do ensino noturno também precisam de uma metodologia motivadora que os faça interessar-se pelo aprendizado da química, de forma contextualizante e a partir da qual eles possam ter uma postura mais ativa diante o processo de ensino. As atividades lúdicas mostraram-se eficazes para o aprendizado dos alunos do ensino noturno, muitos vezes sujeitos a práticas de ensino menos exigentes e conseqüentemente desmotivantes. Durante a atividade pode-se observar que os alunos sentiram-se motivados a pesquisar sobre os temas da revista e a escrever sobre os mesmos utilizando suas próprias palavras. Neste exercício de participação dos sujeitos no processo ensino aprendizagem um aspecto muito importante a ser considerado é que para redigirem as matérias com suas próprias palavras, os estudantes, apropriaram-se do conhecimento necessário para escrever sobre o assunto do qual estão tratando, o que permitiu um melhor aprendizado. |
Palavras-chave: Revista, Atividade lúdica, Pesquisa participante. |