63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva |
SIMULAÇÃO E PARTO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
Raphael Raniere de Oliveira Costa 1 Aline Beatriz Silva Basilio 2 Ana Loisa de Lima e Silva Araújo 3 Brenda Mercedes Justiz Gonzalez 4 Giselle Gasparino dos Santos Coluchi 5 Vanessa de Souza Silva 6 |
1. Enfermeiro do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP 2. Enfermeira do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP 3. Fonoaudióloga. Professora Especialista e Coordenadora do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP 4. Orientadora. Enfermeira. Professora Mestre e Diretora do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP 5. Fonoaudióloga. Professora Doutora e Diretora da Escola da Saúde da Universidade Potiguar - UnP 6. Enfermeira do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP |
INTRODUÇÃO: |
O grande desafio contemporâneo da educação formativa em saúde é ser capaz de desencadear a visão do todo. A metodologia de ensino-aprendizagem tradicional torna-se cada vez mais fragmentada e reducionista. Com a necessidade de proporcionar a integralidade em saúde, as novas premissas em educação propõem a aprendizagem que envolve a auto-iniciativa, alcançando dimensões afetivas e intelectuais mais estáveis e duradouras, utilizando a problematização como estratégia, evidenciando o conceito de aprender fazendo, vinculando o processo de ensino-aprendizagem aos cenários práticos. Desta forma, a simulação apresenta-se como poderosa ferramenta que se utiliza de um simulador para replicação de tarefas nas quais se enfatiza o que deve e como deve ser feito, com isso preparando melhor o discente para situações reais. Esta realidade proporciona o estimulo a criatividade, interação espaço-temporal e adaptação aos diversos profissionais existentes no meio, favorecendo a prática de interdisciplinaridade formando sujeitos sociais com competência ética, técnica e social. Nesta conjectura, este estudo objetiva evidenciar a nova perspectiva em educação a partir de um relato de experiência de uma simulação de um parto normal humanizado em atuação interdisciplinar. |
METODOLOGIA: |
Este estudo trata-se de um relato de experiência das simulações de parto normal humanizado e a assistência pós-parto realizada em caráter interdisciplinar, proposto pela disciplina de obstetrícia dos cursos da Escola da Saúde da Universidade Potiguar. Para evidenciar esse relato, foram feitas observações das simulações ocorridas no Hospital Simulado da Instituição supracitada durante o período de janeiro a março de 2011. Para o desenvolvimento dessas atividades, a disciplina conta com a participação de uma equipe multiprofissional, sendo envolvidos acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, biologia e fonoaudiologia. Como forma de sintetizar tal proposta, essas simulações contam ainda com o auxílio de simuladores artificiais os quais proporcionam a estes um leque de possibilidades clinicas, além de pacientes simulados. |
RESULTADOS: |
A partir das discussões pertinentes ao processo de formação em saúde visualiza-se a relevância da construção e aplicação de metodologias e práticas que pontue a perspectiva da abordagem interdisciplinar como forma de construção da articulação de diversos saberes e práticas de forma que esta atenção em saúde não adquira características fragmentadas. Dessa forma, a consolidação dessa proposta atende as necessidades dos pacientes e exclui a visão fragmentada do ser humano. Além disso, a repetição de procedimentos, através dos simuladores, proporciona ao discente a possibilidade de adquirir competências e habilidades de forma contextualizada, favorecendo tanto o aguçamento da visão holística em relação ao paciente quando o despertar dos fatores subjetivos pertinentes a tal, de modo que as possibilidades de erros na prática clínica possam ser eliminados ou reduzidos e que o atendimento humanizado possa ser ofertado. Referindo-se ao uso dessa ferramenta no contexto da obstetrícia, e mesclando a relevância da atuação interdisciplinar, considera-se que o uso de práticas dessa magnitude pode assegurar ações resolutivas e contribuir para a garantia da qualidade na atenção a saúde da mulher e do recém nascido nesse percurso natural da vida. |
CONCLUSÃO: |
Considera-se que a adoção de metodologias ativas no contexto do ensino- aprendizagem no ensino em saúde proporciona aos que vivenciam esta um leque de possibilidades no que se refere às abordagens integrativas e interdisciplinares, de modo que a transmissão e a aquisição dos conhecimentos se dão de forma mais abrangentes, seguras e concretas. No tangente a obstetrícia visualiza-se que a intervenção oportuna e adequada poderia evitar a maioria das mortes maternas, que é o melhor reflexo da assistência à mulher durante o período gravídico-puerperal, já que a simulação deste procedimento pode massificar a possibilidade de eliminação ou diminuição de equívocos relacionados a falhas na formação e a estrutura fragmentada do sistema de saúde onde cada qual atende de modo estanque. Além disso, a vivência do trabalho interdisciplinar reflete em profissionais de saúde mais competentes e socialmente responsáveis do seu papel, o que neste caso transforma não somente o processo de ensino-aprendizagem. Assim, a contribuição desta prática pode proporcionar o cenário de mudança tão esperado pela nossa sociedade. |
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Obstetrícia, Simulação. |