63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
Análise da eficácia do método de Brain Storm para o ensino de ciências em Curso de Férias para alunos de escolas públicas, Fortaleza-CE |
Nathan de Paula Martins 1 Francisca Gabriella Bezerra Ribeiro 1 Ítalo Hugo Barbosa de Souza 1 Marina Rocha Borges da Fonseca 1 Tuane Ribeiro Teixeira 1 Ana Lúcia Ponte Freitas 2 |
1. Curso de Ciências Biológicas - UFC 2. Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Bioquímica e Biologia Molecular - UFC |
INTRODUÇÃO: |
A aprendizagem de Biologia no ensino médio das redes públicas apresenta deficiências referentes aos métodos ultrapassados de ensino utilizados pelos professores em sala de aula, juntamente com a dificuldade da realização de aulas práticas. Neste sentido, diversas pesquisas sobre métodos de ensino estão sendo feitas. No Curso de Férias são aplicados alguns desses métodos e, dentre eles, principalmente o chamado Brain Storm (tempestade de idéias). O objetivo é, através do diálogo entre alunos e monitores do curso, trabalhar o maior número de idéias possíveis, fazendo com que os alunos raciocinem e cheguem à suas próprias conclusões. A partir da tempestade de idéias, os alunos são estimulados a estabelecer novas conexões entre seus conhecimentos prévios, procurando formar conceitos até então inexistentes ou incompletos. Este trabalho visa analisar, através de questionários aplicados durante o curso, a eficácia dos métodos de ensino utilizados, assim como a visão dos alunos sobre os mesmos, buscando valorizar a aplicação desses métodos. |
METODOLOGIA: |
A metodologia consistiu na realização do Curso de Férias destinado a 30 alunos do ensino médio de 4 escolas públicas de Fortaleza-CE. O curso foi realizado em salas e laboratórios do Departamento de Biologia e Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Ciências/UFC, participando como monitores do curso alunos do grupo PET-Biologia UFC e alunos voluntários do curso de Ciências Biológicas/UFC. O curso aconteceu em horário integral de 08:00h às 17:30h nos dias de 07 à 11 de Fevereiro de 2011, oferecendo material de estudo, lanches, almoço e ajuda de custo para estudantes e monitores. A programação baseou-se nos conteúdos de Biologia Molecular, Genética e Evolução, envolvendo atividades como: aulas com Brain Storms, dinâmicas interativas, apresentação de vídeos, jogos, aulas em laboratório com práticas, experimentos e microscopia, aulas práticas com modelos, práticas de replicação de fósseis, palestras de formandos da graduação em Biologia, exposições de banners, dinâmicas com música e seminários. Foi utilizado um questionário no final do curso com perguntas sobre as metodologias utilizadas e as impressões dos alunos a respeito. |
RESULTADOS: |
Os alunos responderam a um questionário sobre as metodologias de ensino aplicadas pelos seus professores e as aplicadas no curso. Foi questionado se os alunos gostariam que seus professores utilizassem o Brain Storm antes de abordar os conteúdos e por que. 96% respondeu "sim" e 4% afirmou depender de alguns fatores. Dos motivos apontados, afirmaram: 36% melhorar a integração professor-aluno, 33% facilitar o aprendizado, 13% melhorar a dinâmica da aula, 6% ajudar na autonomia dos alunos, 3% tornar a aula diferente e 3% gerar desordem na sala. Em outra pergunta, sobre a importância da participação dos alunos na aula, os argumentos mais frequentes foram: melhora da interação professor-aluno e aluno-aluno, melhora da dinâmica da sala e como uma boa forma de avaliação. Quanto a sugestões para a metodologia de seus professores, as mais frequentes foram: usar aulas práticas, aumentar a interação professor-aluno, estimular a curiosidade e contextualização dos conteúdos. Percebe-se, a partir da análise dos dados, a valorização dos métodos utilizados, pois estimulam a contextualização dos conteúdos e a participação dos alunos, aumentando a interação entre eles e seus professores, fator importante na melhoria da aprendizagem. Tais fatores corroboram com as metodologias utilizadas no curso. |
CONCLUSÃO: |
A compreensão e aprendizagem dos alunos foram favorecidas com a contextualização dos conteúdos na forma de aulas práticas e sondagem prévia dos conhecimentos dos alunos. Esse tipo de abordagem prende a atenção dos alunos e proporciona uma melhor relação com o professor, onde o mesmo tem função de guiar as idéias dos alunos e conduzi-los ao raciocínio correto. A análise dos questionários deixou claro esta percepção por parte dos alunos, levando a conclusão de que tais métodos podem ser efetivamente utilizados para se obter bons resultados no ensino de ciências. |
Palavras-chave: Ensino, Biologia, Brain Storm. |