63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
BIOMA CERRADO: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS FITOFISIONOMIAS E SEU PROCESSO DE OCUPAÇÃO.
Pollyana Freitas Silva Lima 1
Mainara da Costa Benincá 2
Mônica Pereira da Silva Vasconcelos 3
1. Profa. Esp. de Ciências e Biologia/Educação Básica–Colégio Dinâmico COC/Jataí-GO.
2. Colégio Dinâmico COC/Jataí-GO.
3. Colégio Dinâmico COC/Jataí-GO.
INTRODUÇÃO:
O Cerrado está localizado basicamente no planalto Central do Brasil e é o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela floresta Amazônica. Trata-se de um complexo vegetacional, que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América tropical e de continentes da África e Austrália.
Diante de todas essas características, a equipe de professores e coordenadores do Colégio Dinâmico localizado no município de Jataí - GO se propôs a realizar um projeto de reflexão sobre a importância da preservação ambiental, com ênfase no bioma cerrado, para a manutenção da vida no nosso planeta. Os objetivos específicos foram:
1.Trabalhar conteúdos relacionados ao tema do projeto, como, as características da fauna e da flora, a abrangência do bioma antes e depois da década de 70, dentre outros;
2.Realizar trilhas ecológicas com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na mata da área do 41 bitz 41º batalhão de infantaria motorizado;
3.Participar de palestras com os militares do 41 bitz 41º batalhão de infantaria motorizado, com os temas: A importância da recuperação de nascentes para a manutenção de água e a importância da coleta seletiva para a redução do volume de lixo;
4.Confecção de painéis fotográficos, a fim de divulgar o trabalho realizado pelos alunos.
METODOLOGIA:
Em um primeiro momento os professores de diferentes disciplinas abordaram ao longo de suas aulas, a importância e as características dos diferentes biomas terrestres, enfatizando o Cerrado, com objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da biodiversidade e a relação desta com o desenvolvimento sustentável da nossa região.
No dia 25 de maio, os alunos do Ensino Fundamental II visitaram a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mata do Açude. Os alunos participaram de uma palestra ministrada por gestores ambientais, tendo como enfoque principal a degradação do Cerrado no estado de Goiás. No dia 10 de junho, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio realizaram trilhas ecológicas na mata da área do 41 bitz 41º batalhão de infantaria motorizado.
Complementando essa atividade puderam intercalar a teoria vista em sala de aula com a prática existente no local: recuperações de nascente para a manutenção de água do local, o processo de coleta seletiva e o contraste existente entre a área preservada e os demais locais que circundam a área.
O encerramento do projeto se deu com uma discussão sobre o tema abordado e a montagem de painéis ilustrando as atividades realizadas e os resultados obtidos por elas.
RESULTADOS:
Dentre os resultados obtidos, podemos citar:
• Confecção e divulgação de 600 adesivos (com arte de uma aluna do 8° Ano): logo após a abordagem do tema feito pelos professores, foi lançada uma campanha incentivando os alunos a criarem uma arte enfocando o tema “MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE” que depois de uma seleção, foi utilizado na confecção desses adesivos.
• Elaboração de painéis por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (avaliados pelos professores responsáveis pelo projeto): cada turma envolvida no projeto confeccionou um painel que ilustrava de forma crítica e consciente os resultados da atividade humana no Cerrado, seus impactos e perspectivas de desenvolvimento sustentável.
• Relatórios técnicos dos trabalhos de campo executados pelos alunos: essa etapa foi desenvolvida individualmente. Os alunos puderam relatar todas as atividades desenvolvidas durante o projeto e descrever cada uma delas.
• Divulgação no site do colégio, http://www.colegiodinamicojatai.com.br/, das fotos e comentários das visitas: essa etapa foi importante para a divulgação do trabalho realizado para toda a comunidade local.
• Entrevista com um Sargento do 41 bitz, alunos e professores em matéria completa exibida na TV Jataí: visando um maior alcance social.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, o grupo de professores envolvidos no projeto alcançou resultados muito satisfatórios com relação aos seus objetivos.
Desde o primeiro momento em que o trabalho começou a ser desenvolvido, com a abordagem do tema “Cerrado, fitofisionomias e processos de ocupação”, durante as aulas dos próprios professores, os alunos demonstraram um profundo interesse sobre o assunto e a maioria deles se envolveram em discussões bastante empolgantes sobre o tema.
Esse primeiro momento também foi importante para que os alunos tivessem uma visão real do que vem a ser o Bioma Cerrado, transformando sua antiga concepção, de que Cerrado é apenas uma área de vegetação formada por árvores de troncos retorcidos.
Durante nossas atividades de Campo, toda essa mudança de concepção pode ser percebida. Os alunos conseguiram identificar os diversos tipos de fitofisionomias que estavam presentes na área de visitação e, além disso, conseguiram estabelecer relações entre a teoria e a prática.
Os relatórios de campo apresentados pelos alunos e os painéis produzidos por eles demonstraram claramente a nova visão que os alunos faziam do que vem a ser o Bioma Cerrado e, principalmente, as conseqüências da ação antrópica sobre esse Bioma, estabelecida na região do município de Jataí.
Palavras-chave: Cerrado, Meio ambiente, Reflexões.