63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana |
SOB O OLHAR DA GEOGRAFIA CULTURAL: ABORDAGENS SOBRE O ESTUDO DA MANIFESTAÇÃO DA CATIRA NO CERRADO: CORPO, LINGUAGEM E EXPRESSÕES |
Maisa França Teixeira 1 Maria Geralda de Almeida 2 |
1. Bolsista mestranda do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás -UFG 2. Orientadora e Professora Titular do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás -UFG |
INTRODUÇÃO: |
Com a definição da nova Geografia Cultural, as manifestações culturais ganham forças caracterizadas pela nova reflexão sobre o espaço humano e seus aspectos; discutindo o diferente, a cultura, as particularidades e os modos de vida; que ganham valorização e representação dos indivíduos. Assim, a Geografia Cultural associada as manifestações culturais destaca os aspectos materiais, o vestuário, as técnicas, ou seja, os modos de existência da sociedade humana. No tocante as principais características dessa abordagem, Almeida (2008) considera que “uma das mais marcantes características da Geografia Cultural contemporânea é a percepção de que o conhecimento é múltiplo e situacional, de que existem muitas maneiras de ver e ler a paisagem” (p.50). As manifestações culturais, como a Catira, são práticas espaciais; para tanto o espaço é visto e tratado de acordo com as necessidades e interesses de cada indivíduo. A cultura está presente no espaço por meio das práticas sociais e no campo dos pertencimentos humanos (tradições, mitos, crenças, entre outros), nas manifestações que influenciam a construção do conhecimento social, político e cultural. Assim, a manifestação da Catira se insere nesse espaço goiano por meio de suas linguagens e expressividades transmitidas pelas ações corporais. |
METODOLOGIA: |
Para desenvolver o tema, será utilizada a abordagem qualitativa, pois tal caminho possibilita ao pesquisador(a) compreender melhor os dados encontrados durante a pesquisa, o que proporcionará uma melhor compreensão da realidade estudada. A utilização das metodologias qualitativas pelas ciências sociais tem uma grande diversidade de posturas teóricas de suporte e de métodos e técnicas que delas decorrem. A pesquisa sobre o tema proposto se dará por pesquisas bibliográficas em revistas, internet e outras fontes, que darão subsídios para a sua construção, como também trabalho de campo e informações em eventos de apresentação dos grupos de catira durante o ano de 2011 no Estado de Goiás. Para composição da pesquisa serão utilizados inicialmente a pesquisa bibliográfica, bem como, documental e posteriormente, os seguintes instrumentos para coleta de dados: Entrevista individual semi ou não estruturada e entrevistas com informantes. |
RESULTADOS: |
As diferentes sociedades são formadas por diversos motivos, mas neste estudo privilegiam-se as diferenças culturais no meio rural/ urbano, que agem sobre os espaços de maneiras distintas, de acordo com suas necessidades e destaques. As diversidades de práticas culturais no espaço goiano acompanham a diversidade humana cerradeira, e se manifesta de forma diferenciada. A manifestação cultural da Catira é praticada largamente pelos interiores do Brasil, entre destaque, estão o Estado de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e principalmente, o Estado de Goiás. Desenvolve-se através de uma espécie de sapateado brasileiro por meio de um “bate-pé” ao som de palmas e violas. A Catira tradicionalmente faz parte de outra manifestação cultural popular em Goiás, a Folia de Reis, pois de acordo com vários autores, é uma dança folclórica que vem por meio de uma divindade para complementar o que se tem na folia. O grande papel da Catira nas festas é único e exclusivamente para animar os foliões bem como atrair e animar também o público. A Catira além de fazer parte do folclore goiano é uma cultura popular característica do lugar, a qual contribui para a construção de identidades da comunidade rural e urbana. Assim, propõe-se discutir as abordagens criadas por tal manifestação nas áreas do Cerrado goiano. |
CONCLUSÃO: |
Por meio da leitura bibliográfica específica pode-se constatar a preocupação dos autores em difundir e valorizar a linguagem cultural e a criação de identidades cerradeiras a partir da cultura, em específico, das manifestações culturais. Neste contexto, as manifestações culturais, principalmente a Catira relacionando-se com a linguagem e a expressividade, constituem uma identidade em que configuram-se como uma proposta para o desenvolvimento cultural goiano, mesmo que ainda pouco difundida e embora reveladora de uma rica manifestação cultural em que pode se tornar preservador do conhecimento crítico e cultural das comunidades e indivíduos predominantes no cerrado. Considerada um importante patrimônio imaterial para os participantes e para os admiradores, a catira é considerada um meio para que todos tenham acesso a universos diversos, diferentes do seu cotidiano. Assim, essa luta pela sua sobrevivência e conservação se faz necessária e totalmente importante para o espaço goiano. Acredita-se que as manifestações culturais se fazem necessária em todos os âmbitos, mas de maneira efetiva na vida da população. Para ser continuada e mantida, visa-se um trabalho integrado e difusor, em que preservar as manifestações constitui um dos saberes mais tradicionais de nossos antepassados, em específico, a manifestação da Catira. |
Palavras-chave: Cultura, Catira e Cerrado |