63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
PROCESSOS EMPRESARIAIS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ANÁLISE DE ALINHAMENTO
Larissa Medianeira Bolzan 1
Flávio Issao Kubota 2
Leandro Cantorski da Rosa 2
Mauri Leodir Löbler 3
1. Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, UFSM
2. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP, UFSM
3. Prof. Dr./Orientador – PPGA, UFSM
INTRODUÇÃO:
Na década de 1990, duas ferramentas da era da informação iniciaram uma transformação. Segundo Davenport e Short (1990), essas foram a Tecnologia de Informação (TI), ou seja, os recursos oferecidos pelos computadores, aplicativos de software e telecomunicações; e o redesenho de processos e de negócio.
O desenvolvimento das organizações vem atrelado a discussões sobre Gestão por Processos (GP), que segundo Laurindo e Rotondaro (2006) permitem vislumbrar o funcionamento das empresas com foco na seqüência de atividades que levam os produtos e serviços ao cliente.
Organizações atualmente utilizam tecnologias da informação para a inovação organizacional na geração de idéias, advocacia, experimentação, comercialização e difusão e implementação de idéias (LINDIC et al., 2011).
Além disso, a TI é vista como fonte de criação de novas estratégias de negócio, de novas estruturas organizacionais e novas formas de relacionamento entre empresas e seus consumidores.
Assim, este artigo tem como objetivo explorar as relações entre processos empresariais e a TI adotada. Justifica-se o estudo por possibilitar maior compreensão dos fatores que facilitam ou limitam o alinhamento entre as duas variáveis citadas. Os resultados também possibilitarão uma orientação a fim de estabelecer relações entre ambas.
METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, que conforme Hair (2006) fornecem informações aprofundadas sobre certas características. E de natureza descritiva, com o objetivo de descrever o comportamento dos fenômenos visando gerar informações (COLLIS e HUSSEY, 2005).
O método foi a observação não-participante, que permitiu visualizar o funcionamento da empresa com foco nas atividades que levam os produtos e serviços ao cliente (LAURINDO E ROTONDARO, 2006). Dessa maneira, foram obtidos os processos empresariais e o sistema de informação (SI) adotado.
No que diz respeito ao método de investigação, a pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, que proporciona uma visão global do problema, possibilitando a identificação de fatores que o influenciam ou são por ele influenciados (GIL, 2002). A empresa Boca do Monte Hotéis e Turismo LTDA foi a unidade de análise escolhida, e seus processos e a TI adotada, os objetos de análise.
O mapeamento foi feito através da descrição e representação gráfica de cada processo. A representação gráfica foi feita com o auxilio de fluxogramas. Quanto ao SI adotado pela empresa, os dados também foram colhidos durante as observações. A compilação de dados para análise desse objeto resulta na descrição do suporte dado pelo SI a cada processo.
RESULTADOS:
A realização do presente estudo proporcionou maior compreensão do relacionamento entre as referidas variáveis – Processos Empresariais e Tecnologia da Informação.
Quanto aos processos, a análise permitiu mapear 33 processos e também estruturar as atividades departamentais. Foram percebidos diversos retrabalhos, que levavam ao desperdício de recursos, além de limitar o alinhamento entre os processos e a TI adotada.
Quanto a TI adotada pela empresa, caracteriza-se como um Enterprise Resource Planning (ERP). Segundo Laurindo e Rotondaro (2006), um sistema ERP corresponde ao modo como os processos são subdivididos nas áreas de trabalho.
Quanto à inter-relação entre Processos Empresariais e a TI adotada, observou-se que a TI oferece suporte às necessidades diárias da empresa. Além disso, alguns processos despenderiam muito mais tempo, recursos e talvez algumas contratações para a empresa, se não existisse a TI. Justifica-se isso pela teoria defendida por Laudon e Laudon (2004) de que a tecnologia da informação pode facilitar a sobrevivência da empresa.
CONCLUSÃO:
Assim, o acompanhamento dos processos proporcionou a observação de que a TI oferece o suporte essencial que os processos empresariais das Empresas Boca do Monte Hotéis e Turismo necessitam. Suporte oferecido, o qual é considerado o alinhamento operacional (HENDERSON e VENKATRAMAN, 1993; SABHERWAL e CHAN, 2001; KAPLAN e NORTON, 2006).
Portanto, é possível concluir que há alinhamento entre os Processos Empresariais e a Tecnologia da Informação adotada pela empresa que serviu como unidade de análise para esse estudo. Acredita-se que através do redesenho de alguns processos a TI poderá ser mais bem empregada, possibilitando, assim, gerar maior alinhamento.
Palavras-chave: Alinhamento, Processos Empresariais, Sistemas de Informação.