G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
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A CONSTRUÇÃO DO SABER: O CASO DA PRESENÇA DO ENSINO TECNOLÓGICO NA MICRORREGIÃO DE MACAU/RN, UMA PONTE PARA QUALIFICAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ. |
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Maria Alzeneide Fernandes 1 Francisco de Assis de Oliveira Andrade 1
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1. Secretaria Municipal de Educação de Guamaré - SMEG
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INTRODUÇÃO: |
O estudo teve como objetivo geral testar um módulo de ensino orientado á distância sobre a apresentação de conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania onde, se percebe a preparação de alunos regularmente matriculados nos 9º anos das escolas públicas municipais de Guamaré para ingressar em um dos diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo IFRN. A importância da pesquisa se mostra quando, testada a aquisição de aprendizagem do alunado envolvido; em números de aprovados nos processos seletivos do IFRN; na motivação dos envolvidos durante o processo e na relevância social do estudo. |
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METODOLOGIA: |
Inicialmente uma avaliação diagnóstica (com mais de 100 alunos) verificou um desinteresse pelo ensino técnico. Para melhor alcançar nossos objetivos traçamos uma série de atividades interdisciplinares onde se priorizou a valorização do ensino tecnológico para cultura local. Promovemos vários encontros com profissionais do Instituto Federal do RN. Foram realizadas intervenções metodológicas pré-exame, atividade de ensino e pós-exame. Este último foi utilizado como de avaliação de ensino aprendizagem dos discentes de maneira qualitativa para verificar o nível de significância. |
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RESULTADOS: |
Inicialmente a avaliação qualitativa apontou uma diferença relevante na aprendizagem do grupo de discentes envolvidos. As análises estatísticas vêm ao encontro da avaliação qualitativa e indicam claramente um alto nível de significância da ação no contexto sócio-educacional. Ainda foi possível anotar elevação na auto-estima da clientela envolvida; planejamento de ações, envolvendo temas como ética e cidadania, foi realizado e valorizado. |
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CONCLUSÃO: |
A metodologia ensino aprendizagem usada nesse trabalho de pesquisa atendeu aos objetivos estabelecidos ao longo do estudo e foi validada cientificamente. A nossa meta: testar um módulo de ensino e qualificar alunos para ingressar em cursos técnicos federais foi alcançado com sucesso. |
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Palavras-chave: formação discente, inclusão, cidadania.. |