63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AVALIAÇÕES INTEGRADAS ATRAVÉS DE TEMAS TRANSVERSAIS – INTERAÇÕES DISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊCIAS DA NATUREZA
João Monteiro de Figueiredo Neto 1
Fabio Ricardo Maciel Botêlho 1
Bianca Seppel Braun 1
Milton Alves Gonçalves Júnior 1
Leonardo Dantas Leandro 1
Frederico Anderson Passos Schoene 1
1. Escola SESC de Ensino Médio - ESEM
INTRODUÇÃO:
Há tempos, pensadores refletem sobre as consequências da fragmentação do conhecimento humano. Nessa trajetória, buscam caminhos que viabilizem a integração entre os diferentes saberes numa perspectiva de formação integral do aprendiz. Neste contexto, os professores de ciências da Escola SESC de Ensino Médio testaram uma estratégia pedagógica que pudesse alcançar tais expectativas. Embora nosso desejo fosse integrar todas as áreas do conhecimento representadas pelas disciplinas tradicionais, iniciamos uma experiência que envolveu as áreas de Ciências da Natureza e Educação Física. Nosso objetivo foi formular situações-problemas contextualizadas que integrassem as disciplinas. Contudo, não perdemos oportunidades de explorar situações disciplinares correlatas aos temas. Pretendemos apresentar, principalmente, nossos êxitos e dificuldades ao longo de um projeto que está apenas iniciando na Escola SESC de Ensino médio. A fundamentação teórica deste trabalho foi construída a partir das propostas de diversos autores. Contudo, os pensamentos de Edgar Morin e Pedro Demo, ambos com visões diferentes sobre a mesma questão, merecem destaque por evidenciar que muito ainda temos que refleti, discutir e (re)construir com responsabilidade e planejamento fundamentados em experiências anteriores.
METODOLOGIA:
O trabalho começou nas reuniões pedagógicas regulares: encontros por área e por série. Utilizamos uma prova integrada como o principal instrumentos de avaliação bimestral. Concentramos a responsabilidade pela finalização da avaliação nos professores de uma mesma disciplina: aquela que, considerando o tema escolhido, tinha mais conexões com as demais. Durante o processo de construção, ao longo dos bimestres, usamos o correio eletrônico como ferramenta de comunicação, sendo raros os encontros presenciais. Assim, as várias versões redigidas coletivamente circulavam entre os professores. Em uma reunião presencial traçamos os critérios adotados, a metodologia de correção, a forma de registro do desempenho dos alunos nas diferentes questões da avaliação e buscamos identificar as disciplinas que interagiam naturalmente. Considerando diversos fatores (possibilidade de usar animações, imagens coloridas com alta definição, questões ambientais, entre outras), decidimos que a avaliação seria aplicada em mídia digital, onde cada estudante teria disponível um computador. Contudo, as respostas foram manuscritas em papel. Outros colegas contribuíram para a arte final, dentre outras participações. Após a avaliação, os professores teciam os comentários e esclareciam as dúvidas durante suas aulas.
RESULTADOS:
Durante a Semana de Escola Aberta, período de culminância de vários projetos, promovemos uma mesa-redonda com a participação da comunidade de educadores. Durante o evento foi possível refletir sobre as práticas aplicadas e se tais atingem os objetivos almejados pelo projeto pedagógico. Como preparação, os integrantes da mesa (alunos e professores) receberam artigos sobre o assunto para a fundamentação teórica. Aplicamos uma dinâmica com os alunos que resultou num documento que apresenta a visão dos estudantes sobre as práticas que já é realidade. Destacaremos algumas observações dos alunos sobre à avaliação integrada: “Os professores, ao tratarem um tema, interligam os conhecimentos de várias disciplinas”; “É interessante o fato dos professores mostrarem mesmos temas sob aspectos diferentes, relacionando sempre à sua disciplina. Deste modo, conseguimos utilizar os conhecimentos de todas as ciências para responder o que foi perguntado”; “Muitas vezes as aulas se interligam. Os conteúdos são dados por um professor e o outro não precisa reaplicar o que foi dado, eles fazem apenas citações, ajudando a acelerar e economizando tempo“. A mesa-redonda foi registrada em vídeo e, considerando a riqueza dos depoimentos, reflexões e críticas, temos material suficiente para outros trabalhos.
CONCLUSÃO:
Constatamos, a partir dos depoimentos, que logramos êxito acima do esperado. Confirmamos também temores de professores e alunos: os primeiros receavam o acúmulo de trabalho e carga horária para o planejamento e execução; quanto aos alunos, o maior receio era a falta de afinidade com certas disciplinas envolvidas, sentiam-se prejudicados no conceito final. Percebemos muitas questões que ainda necessitam atenção especial: aprofundamento teórico; revisão dos currículos; interação com outras áreas, novos projetos focados na prática docente integrada – por exemplo, aulas conjuntas; maiores oportunidades de interação entre os educadores envolvidos; capacitação docente para o uso de novas tecnologias de comunicação. Vale ressaltar que esta e outras experiências desenvolvidas na escola, mesmo com apenas três anos de existência, inspirou outros projetos e investimentos para viabilizar práticas efetivamente integradoras em diferentes áreas do conhecimento. Projetos esses que já estão sendo desenvolvidos em 2011.
Palavras-chave: Integração disciplinar, Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade.