63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE MATO GROSSO DE 1910 A 1932: UM TRAÇADO HISTÓRICO DA DISCIPLINA NO ATUAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO |
Rogério Marques de Almeida 1 Evando Carlos Moreira 2 Cleomar Ferreira Gomes 3 |
1. Prof. Esp./Mestrando em Educação - PPGE/UFMT - Professor de Educação Física do IFMT 2. Prof. Doutor/Co-orientador – Depto. de Teoria e Fundamentação da Educação Física – FEF/ UFMT – Pesquisador Colaborador PPGE/UFMT 3. Prof. Doutor/ Orientador – Depto. de Teoria e Fundamentação da Educação Física – FEF/ UFMT – Professor do PPGE/UFMT |
INTRODUÇÃO: |
Registros históricos são importantes na medida que permitem às futuras gerações conhecerem o passado, entenderem questões socioculturais e os processos de mudança de contextos pelos quais passa a sociedade ao longo do tempo, situando-as de maneira mais consciente na atualidade. Nesse sentido, este estudo é parte da pesquisa que pretende produzir um registro da história da Educação Física no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Octayde Jorge, no período de 1909, ano de sua criação, a 2009, ano do seu centenário. Os dados parciais apresentados correspondem ao período de 1910, quando recebe o nome de Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT), a 1937, quando passa a ser chamado Liceu Industrial de Mato Grosso. A pesquisa tem como objetivos conhecer os caminhos trilhados pela disciplina na estrutura curricular da instituição, os fatores que contribuíram para a sua inserção no currículo dos cursos oferecidos e pontuar as relações existentes com a história da Educação Física no Brasil no mesmo período. Dessa forma, espera-se contribuir com discussões e registros da história da Educação Física em Mato Grosso no intuito de conhece-la melhor e preservá-la, já que há uma grande carência de registro sobre o assunto. |
METODOLOGIA: |
O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa histórica do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta inicial dos dados, foi realizada a análise dos documentos do arquivo permanente do IFMT, bem como dos sites do IFMT e do MEC (consideradas fontes primárias). Além desses documentos, foram consultadas leis e ofícios referentes à disciplina de Educação Física no período entre os anos de 1910 a 1937. Buscou-se, ainda, conhecer sobre a educação no município de Cuiabá e no estado de Mato Grosso, devido à escassez de informações nesse contexto, tida aqui como fonte secundária. O aporte teórico se pautou na história da Educação Física e do Esporte no Brasil, na constituição da Rede Federal de Educação Profissional, bem como dessa instituição no estado de Mato Grosso, identificando os elementos que no decorrer da sua história contribuem, na atualidade, para a formação humana de seus egressos. Para registros do material do arquivo permanente, utilizou-se máquina fotográfica digital e bloco de anotações. Nestas anotações, buscou-se pontuar as aulas de Educação Física desenvolvidas na EAAMT no referido período a fim de relacioná-las aos movimentos da Educação Física no Brasil |
RESULTADOS: |
O acervo fotográfico do arquivo permanente do IFMT contem imagens de alunos perfilados e fardados no desfile cívico militar de 7 de setembro de 1914, o que suscita a prática da ordem unida, muito característico da Educação Física nesse período, visto as influências militares que a Educação Física sofreu nessa época. O regulamento de 1910 reforça esta hipótese, orientando que a Educação em Mato Grosso deveria estar fundamentada na Educação Moral e Cívica, na educação intelectual e na Educação Física. Orientava, ainda, que os exercícios ginásticos deveriam ser feitos diariamente nas classes, ou 3 vezes por semana nos pátios, sob a responsabilidade de um instrutor militar. A Reforma da Educação de Mato Grosso em 1927 dispõe sobre o oferecimento de educação militar duas vezes por semana no Liceu Cuiabano, Liceu Salesiano de Artes e Ofícios e na EAAMT. A mesma reforma criou o Departamento de Educação Física, com a finalidade de orientar, difundir, unificar e controlar a prática da Educação Física no Estado, bem como manter cursos para habilitar os professores para ministrá-la. Nessa nova organização, a Ginástica foi introduzida no primeiro e segundo ano do curso primário da EAAMT. Os documentos investigados revelam a presença de militares como instrutores de exercícios de ginástica no Liceu Cuiabano, o que corresponde à realidade nacional da época. Porém, não foram encontrados dados referentes à presença destes na EAAMT no mesmo período. |
CONCLUSÃO: |
O período observado nos arquivos da EAAMT (1910 a 1937) permitiu levantar hipóteses sobre o modo como ocorriam as aulas de Educação Física, uma vez que o acervo fotográfico do atual IFMT sugere a prática de ordem unida, considerada neste período um dos elementos abordados pela na ginástica. A falta de professores e mestres habilitados era uma das dificuldades encontradas pela maior parte das Escolas de Aprendizes Artífices do interior do País na época. Nos documentos investigados encontraram-se registros de nomeação de aspirantes a oficial e oficiais graduados do exército para ministrar os exercícios de ginástica no Liceu Cuiabano. As aulas eram organizadas com frequência regular durante a semana, configuração presente ainda nos dias atuais. Como não foi encontrado registro referente a professor e/ ou instrutor de Educação Física na EAAMT neste período, pressupõe-se que essa função era desenvolvida por professores normalistas ou, também, de instrutores militares. Neste caso, a história da Educação Física local mantém-se atrelada ao que ocorria nos outros estados brasileiros. A pouca quantidade de documentos a respeito das aulas de Educação Física no EAAMT no referido período, reforça a necessidade deste e de outros estudos a respeito deste assunto. |
Palavras-chave: História, Educação Física;, Instituto Federal de Educação.. |