63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
Banca da Ciência: A importância de conciliar o lúdico com o conceito intelectual. |
Julyana Taques Gomes 1, 5 Emerson Izidoro dos Santos 2, 3 Ricardo Augusto Lacerda 1 Luís Paulo de Carvalho Piassi 1, 3, 4 |
1. Escola de Artes, Ciências e Humanidades- USP 2. Prof. Dr. / Orientador-Estação Ciência - USP 3. Prof. Dr.- Programa de Pós-graduação Interunidades – USP 4. Prof. Dr.- Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da EACH-USP 5. Instituto Educacional Santa Inês |
INTRODUÇÃO: |
Banca da ciência é um projeto que tem sido desenvolvido desde 2009 na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo com o objetivo de promover a divulgação científica para o público escolar dos níveis fundamental e médio, de modo a despertar o interesse dos estudantes para as ciências, principalmente em colégios sem acesso a laboratórios. Proporcionar aos professores uma diversificação em suas aulas ensinando a construírem experimentos simples e de baixo custo, o que enriquece e valoriza sua aula. A Banca possui um acervo de experimentos de ciências de caráter lúdico e motivador. Esse conjunto de materiais permite integrar uma exposição itinerante de divulgação científica com monitoria de alunos da EACH ou sob orientação do professor da escola. Segundo Murray Thomas (1993), as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Sendo assim, a prática de ensino com atividades lúdicas conciliada com a fala para interpretação do que foi executado, tem valor essencial na formação do pensamento e caráter do indivíduo. (Vigotski, 2008) Em sua segunda fase, o projeto busca resultados a fim de validar a sua existência e suas ações contribuindo assim para a popularização da ciência da natureza. |
METODOLOGIA: |
Foram abordados em sala para o ensino médio, durante dois meses, os conteúdos básicos das disciplinas de Física, Química e Biologia no Instituto Educacional Santa Inês. Em seguida, os alunos foram levados até a EACH-USP, onde encontra- se sediado o projeto experimental “Banca da Ciência”. Um monitor apresentou os experimentos de astronomia, mostrando para os alunos como eles podem ser feitos com materiais simples e de baixo custo, além de direcionar o olhar para os conceitos. Após a apresentação, os alunos ficaram livres para explorar os experimentos disponíveis sob orientação de 3 monitoras que auxiliavam no caso de dúvidas conceituais e ensinavam a manipulação de alguns dos experimentos mais complexos. Os alunos também foram convidados a conhecer o laboratório de recursos didáticos onde são desenvolvidos e confeccionados os brinquedos e experimentos que compõem o acervo da Banca da Ciência. Ao retornarem à escola, foi feita uma avaliação composta de duas fases: discussão dos conceitos apresentados por meio dos experimentos, e aplicação de um questionário para explorar o que chamou mais a atenção dos estudantes. Todo o processo foi documentado em vídeo e fotos para análise. |
RESULTADOS: |
Os alunos discutiram sobre o que aprenderam e responderam um questionário. Os resultados mostraram as expectativas e conclusões dos alunos com relação à Banca da Ciência, ensino informal e aos experimentos. Observamos que 73% dos alunos se interessam mais pelos conceitos de física e astronomia, os temas que compreendem com maior facilidade estão ligados principalmente à área de física, como óptica, dinâmica, mecânica, força centrípeta, equilíbrio, empuxo, gravidade, ondas, cinemática, movimentos da Terra e outros. Todos os estudantes disseram que gostariam de ter a visita de uma banca como esta em seu colégio e que este tipo de atividade além de instruir, diverte e torna a ciência mais fácil de entender. 44% dos alunos disseram não conhecer nenhum dos experimentos apresentados na banca. |
CONCLUSÃO: |
Nota-se que os conceitos de físicas e astronomia são mais evidenciados pelos alunos dessa faixa etária. Os materiais de físicas são atrativos principalmente pela manipulação e segundo Vigotski (2001), o contato direto instrui e desenvolve as ciências no individuo. Deste modo percebemos que o ambiente da Banca da Ciência promove não apenas o contato visual com os experimentos, ela é capaz também de promover a manipulação dos mesmos permitindo ao visitante a sua exploração e interação com o grupo, o que proporciona uma aprendizagem mais significativa. Isso mostra que o aprendizado não depende apenas do material exposto em si, mas também das interações sociais que o ambiente permite. Piaget (1991) afirma que para as crianças pequenas é importante a imaginação e a fabulação dos conceitos no uso do lúdico, porém, nesta faixa etária, onde os alunos têm entre 16 e 20 anos, os experimentos devem estar conciliados com a verificação e prova real concreta para efetivar a aprendizagem, uma vez que a imaginação é importante, mas sem a estruturação da idéia, os conceitos passarão desapercebidos e o fundamental, que é instruir e despertar a curiosidade direcionada, não ocorrerá. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino informal, Banca da Ciência. |