63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
A FOMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA DO IFPI: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
Ruth de Moraes Lima 01 Eva de Moraes Lima 02 |
1. Instituto Federal do Piauí - IFPI 2. Faculdade de Teologia Viva e aplicada - FATEV |
INTRODUÇÃO: |
Silva (2005) afirma que o professor não é um robô, mas sim um ser dotado de humanidade que dia após dia constrói sua identidade enquanto profissional. Para Perrenoud (2001) o professor se constitui e leva para sala de aula tudo o que ama ou odeia. É extremamente importante que o docente tome consciência de si mesmo e de sua função enquanto profissional para poder atribuir sentido e significado a ação docente. Somente assim este poderá encontrar a satisfação em ser e está professor. Considerando o exposto que sentidos e significados os licenciandos de física atribuem à formação inicial? A formação inicial neste contexto assume papel fundamental na construção dessa identidade docente respaldando o futuro e jovem professor para a atividade profissional. Dessa forma em que medida a formação inicial auxilia o licenciando na construção da identidade docente? Esta pesquisa tem como objetivo geral: identificar os sentidos e significados que os licenciandos de física atribuem à formação inicial, verificando em que medida a mesma influencia a construção de sua identidade docente. A pesquisa foi realizada no IFPI (Instituto Federal do Piauí) – Teresina-central. |
METODOLOGIA: |
A natureza desta pesquisa é qualitativa e seus procedimentos foram norteados mediante uma perspectiva sócio-interacionista, onde os sujeitos interagiram e colaboraram para realização da mesma. O local de realização foi o IFPI Teresina-central, no curso de licenciatura plena em física, turno noite nos módulos intermediários. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, além de rodas de conversas para relatos de experiências sobre a profissão docente e estudos reflexivos. Para os relatos de experiência foram utilizados os horários disponíveis das aulas de disciplinas pedagógicas da pesquisadora em questão (docente da Instituição). Os dados foram analisados conforme as informações obtidas pelos dois instrumentos de coleta. |
RESULTADOS: |
Quanto aos resultados obtidos dos relatos de experiência, é recorrente na fala dos alunos que a formação inicial não concede respaldo suficiente para enfrentar as realidades problemáticas que ocorrem em sala de aula. Foi observado também a desmotivação quanto à profissão docente e desprestígio das disciplinas pedagógicas que segundo eles são românticas e ineficazes para o exercício da profissional. Outro aspecto foi que alguns dos pesquisados relataram que apesar das dificuldades da profissão realizam-se enquanto professores e pretendem dedica-se à carreira. Quanto aos resultados do questionário 45% afirmam que optaram pelo curso por acharem que tinham vocação para docência enquanto que 12% relataram que fizeram a escolha movidos pela curiosidade. Dos alunos que já iniciaram a docência 90% afirmou que a formação inicial auxilia no exercício da profissão, sendo que 66.6% deles relataram que ela é fundamental para construção da identidade docente. Dos pesquisados 12% disseram que disciplinas pedagógicas e específicas se complementam para “ser” professor enquanto que 29% afirma necessitar apenas dos conhecimentos específicos. Quando indagados se pretendem seguir na carreira 58.3% relataram que desejam continuar na profissão docente por realização pessoal e profissional. |
CONCLUSÃO: |
A formação inicial é uma salvaguarda para o professor iniciante que está em processo de construção de sua identidade docente. O choque com o real em sala de aula coloca na maioria das vezes em cheque a decisão de prosseguir ou não na carreira docente. Dessa forma a formação possui um sentido de fundamental importância para o jovem professor, providenciando subsídios específicos e pedagógicos para o exercício da profissão docente. Os licenciandos de física embora alguns pareçam resistentes às teorias que norteiam a prática, reconhecem o significado do início dessa formação e anseiam por melhoras no curso de graduação para que estejam mais preparados para o mercado de trabalho, bem como para receber sua clientela com eficiência (os futuros alunos). É inegável que aqueles que mais se identificam com a profissão possuem maior facilidade de assimilação dos conhecimentos trabalhados na academia universitária, enquanto que existem também aqueles que pretendem apenas terminar o curso para possuírem certificado de nível superior. No entanto, o que necessita-se são de docentes comprometidos com a profissão e que tenham aproveitado com louvor a formação inicial para desenvolver-se com maior competência sua ação docente. |
Palavras-chave: Formação inicial, Profissão docente, licenciandos de física. |