63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
ATIVIDADE ANTI-HELICOBACTER PYLORI DAS HIDANTOÍNAS E DERIVADOS
Alexandra Souza Lima 1
Ana Paula Stefanini 2
Arianne Gomes da Silva Jeronymo 3
Tamara Cristina Novaes de Souza 4
1. Profª Dra./ Orientadora - Ana Lúcia Alves de Arruda - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – UCDB
2. Profª Dra./ Co-Orientadora - Geisa Helmold Aspesi - Faculdade de Farmácia – UFMG
3. Profª Mestre / Pesquisadora - Regilene Fátima de Oliveira - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – UCDB
4. Médico Gastroenterologista / Pesquisador - Justiniano Barbosa Vavas - Faculdade de Medicina – UFMS
INTRODUÇÃO:
A gastrite induzida por Helicobacter pylori constitui uma das infecções mais comuns na espécie humana, comprometendo cerca de metade da população mundial. Os esquemas terapêuticos preconizados para a erradicação desta bactéria incluem um inibidor de bomba de prótons e a associação de amoxicilina e claritromicina. Porém, o uso desta associação pode acarretar alguns efeitos colaterais, como diarréia, sialorréia, alterações do paladar e náuseas, além de serem considerados de alto custo.
OBJETIVO: Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a atividade antibacteriana das moléculas 5,5-difenil-hidantoína, 5,5-difenil-2-tio-hidantoína, 5,5-dimetil-hidantoína e 5,5-dietil-hidantoína através do Ensaio de Difusão em Agar frente à bactéria Helicobacter pylori.
METODOLOGIA:
Helicobacter pylori.
MATERIAIS E MÉTODOS: As amostras 5,5-difenil-hidantoína, 5,5-difenil-2-tio-hidantoína, 5,5-dimetil-hidantoína e 5,5-dietil-hidantoína foram dissolvidas em Dimetilsulfóxido (Volume =1,0mL). Para o Ensaio de Difusão foram empregados discos de papel de filtro autoclavados impregnados com 20L das substâncias a serem testadas O controle positivo usado foi a amoxicilina e o negativo, o solvente dimetilsulfóxido (DMSO). As amostras e os controles foram feitos em triplicatas.
RESULTADOS:
As moléculas 5,5-dietil-hidantoína e 5,5-dimetil-hidantoína foram eficazes contra Helicobacter pylori, com valores de halos de inibição iguais a 9mm e 8 mm, respectivamente. As demais substâncias não foram capazes de inibir o crescimento de H. pylori.
CONCLUSÃO:
Estudos futuros têm sido conduzidos com a finalidade de se estudar a relação estrutura-atividade biológica destes compostos e descobrir qual grupo está relacionado com esta atividade.
Palavras-chave: Hidantoínas, Helicobacter pylori, Síntese de Fármacos.