63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO APÓS PRÉ CONCENTRAÇÃO COM MICRO EXTRAÇÃO DISPERSIVA LÍQUIDO LÍQUIDO.
Eldevan dos Santos Silva 2
Liz Oliveira dos Santos 2
Emanuel Vitor dos S. Vieira 2
Ivana Lago Romão 2
Valfredo Azevedo Lemos 1
1. Prof. Dr./ Orientador- Departamento de Química e Extas - UESB
2. Depto. de Química e Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB
INTRODUÇÃO:
A exposição humana aos elementos como mercúrio pode ocorrer de diversas formas. A ingestão de alimentos contaminados representa a fonte de exposição mais importante para a maioria das pessoas. A ingestão de água ou ar e o contato da pele com metais são outras fontes de exposição humana aos elementos. Desta forma, a determinação de mercúrio é essencial no monitoramento da exposição humana a estes elementos e seus compostos.
METODOLOGIA:
Neste trabalho, é desenvolvida uma metodologia para determinação de mercúrio após pré-concentração por microextração dispersiva líquido-líquido1,2. A detecção foi realizada por espectrofotometria. O estudo da influência das condições experimentais no processo de extração foi realizado.
O procedimento geral de pré-concentração consiste em injetar, com o auxílio de uma seringa de vidro, uma quantidade da mistura ternária constituída de tetracloreto de carbono (solvente extrator), etanol (solvente dispersivo) e solução do reagente 2-(2´-benzotiazolilazo)-p-cresol (BTAC). O reagente BTAC foi sintetizado em laboratório. Após a formação de uma solução turva, o sistema foi centrifugado para acelerar a decantação da fase enriquecida. Então, a fase enriquecida foi aplicada à placa de PVC com auxilio de uma micro-seringa. A placa de PVC foi posicionada no caminho do feixe de radiação do espectrofotômetro.
RESULTADOS:
A influência de algumas condições experimentais no processo de microextração e na detecção foi avaliada, tais como o pH da solução aquosa, as quantidades de solvente extrator, solvente dispersivo e reagente quelante, a quantidade de fase enriquecida injetada, a ordem de adição do reagente e dos solventes, o efeito de outros íons, os métodos de introdução da solução extratora na solução do metal e da fase enriquecida equipamento de detecção e o tempo da microextração e centrifugação.
A exatidão do método foi testada em material de referência certificado. Os resultados foram concordantes com aqueles obtidos pelo procedimento proposto. A microextração dispersiva utilizando o reagente BTAC não é afetada por outros íons nas quantidades estudadas.
CONCLUSÃO:
O procedimento de pré-concentração por microextração dispersiva líquido-líquido utilizando BTAC apresentou características bastante interessantes, como velocidade analítica, simplicidade, baixo custo e economia de amostras e reagentes. Estas características tornam o procedimento proposto como uma boa alternativa
Palavras-chave: Mercúrio, Espectrofotometria, Micro-extração dispersiva líquido-líquido.