63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE TERESINA-PI
João Manoel Barros de OLIVEIRA JÚNIOR 1
Thais Raynna Lopes dos SANTOS 2
Fernando Rocha BARBOSA 3
George Laylson da Silva OLIVEIRA 4
Rafael da Costa ALMEIDA 5
Lethycia Regina Oliveira SOUZA 6
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
INTRODUÇÃO:
Motivação ou motivo é tudo aquilo que move uma pessoa, a põe em ação e ou a faz mudar de idéia, podendo ser entendida como um fator psicológico ou processo. Um motivo gera uma ação (origem da palavra); esse impulso é gerado por um fator externo e do raciocínio do indivíduo. Que estar relacionado com a cognição das pessoas e seus paradigmas formados durante a vivência (LEWIN apud CHIAVENATO, 2000).
No processo de ensino-aprendizado a motivação tornou-se um problema na educação, pois, a sua ausência resulta em uma queda na qualidade de aprendizado e para o educador se torna um desafio coordenar o ensino de conceitos e proporcionar um ambiente efetivo de aprendizagem.
Questões como organização da escola e da sala de aula são agentes motivadores. Mais também existem ainda, as questões da inteligência, da crença na auto-eficácia, a ansiedade e a satisfação escolar. O esforço é o principal indicador de motivação, porém este só é utilizado se o aluno acreditar na capacidade do êxito o que torna um grande desafio para nós educadores.
Tendo em vista isso, o presente trabalho tem como finalidade tratar especificamente da profissão docente, procurando saber se os docentes tentam motivar seus alunos e como eles fazem isso, procurando assim compreender a importância da motivação no processo de ensino-aprendizado, analisar a compreensão individual dos professores com relação à motivação e perceber como ela é desenvolvida durante o processo de aprendizagem.
METODOLOGIA:
O trabalho em questão é um estudo descritivo, de caráter avaliativo delineando e interpretando os resultados obtidos por meio de um questionário contendo 6 questões levando em consideração o que os professores entendem sobre motivação.
A pesquisa foi realizada com vários professores do ensino fundamental e médio em escolas da rede publica e privadas. Também contou com a participação de alguns docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Foi feita com escolas localizadas em periferias, com exceção do IFPI (Campus Teresina Central).
Para atingirmos respostas satisfatórias às questões levantadas, utilizamos a entrevista semi-estruturada, individualizada e de registro oral, com gravação direta e com transcrição fiel, como procedimento de coleta de dados. Optamos por esse tipo de entrevista como procedimento da coleta de dados, pelo fato de a considerarmos o instrumento mais adequado ao modelo e por acreditarmos que com ela seríamos bem sucedidos em nossos resultados.
Este tipo de coleta de dados não exige uma ordem rígida na sequência de suas questões e permite correções, esclarecimentos e adaptações que garantem a captação imediata e clara da informação desejada. Assim, a utilização de um roteiro serve de guia, com tópicos principais que vão dando origem a outros, na medida em que as informações vão fluindo, a partir dos pontos discutidos entre entrevistado e entrevistador (LÜDKE e ANDRÉ, 1986).
RESULTADOS:
Através da análise dos questionários observamos que o professor deve estar qualificado e sempre procurar alcançar os objetivos aos quais está se propondo. A resposta que sintetiza a questão foi fornecida por um professor do IFPI: “é insofismavelmente e primordial para um profissional, pois esse é o grau máximo para a auto-estima, eficácia e sucesso, um professor bem sucedido não é só aquele que tem um bom salário, mas sim aquela pessoa que realmente faz o que gosta, é um profissional que está sempre inovando indo em busca de coisas novas. É aquela pessoa que faz a diferença no seu local de trabalho”.
Ser bem sucedido requer a recepção de estímulo do ambiente, pois a motivação para o trabalho também é influenciada nas relações entre esforço e desempenho quanto às recompensas a serem recebidas (CHIAVENATO, 2004). Trata-se da teoria da expectância, segundo a qual as pessoas querem aquilo que podem e quando querem; assim, a pessoa irá trabalhar motivada, sabendo que ao final, terá a consecução de seus objetivos.
Observamos ainda que quase todos os docentes entrevistados relataram estar buscando novos caminhos, fazendo uso de recursos audiovisuais. Pois segundo os mesmos a aprendizagem só acontece se o aluno se sentir atraído, motivado pelo assunto bem como, da importância daquilo para sua vida.
CONCLUSÃO:
Assim, após análise e interpretação dos dados observamos que as maiorias dos professores entrevistados demonstram conhecimento sobre motivação e conseguem fazer uso dela, sabendo reagir de forma positiva à influência do ambiente na mesma proporção em que contribuem para que essa influência esteja presente, através do seu comportamento individual e em grupo, pois compreendem que o processo de motivação depende de seu comportamento, e que este é influenciado pelas mudanças e ocorrências cotidianas.
Neste contexto PERRENOUD (2000) da um enfoque a questão da competência do professor em relação à formação profissional ao afirmar que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível, e apresenta dez habilidades necessárias ao professor. Dentre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem, administrar a progressão das aprendizagens, trabalhar em equipe e utilizar novas tecnologias.
Acreditamos que não existe recompensa maior para um professor que perceber que foi capaz de transmitir o conhecimento pro aluno e obter essa resposta junto de um sorriso de descoberta e satisfação. Mas para que esse tipo de acontecimento ocorra é necessário que haja algumas mudanças sociais, mesmo que pequenas, é preciso que os pais entendam que deve haver uma ligação maior entre a família e a escola.
Palavras-chave: motivação no aprendizado, ensino-aprendizado, aluno e professor.