63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Programação Visual |
LEVANTAMENTO DE ACERVOS PARA PESQUISA SOBRE MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA NA CIDADE DE SÃO PAULO |
Frederico Saade Floeter 1 Priscila Lena Farias 1 |
1. Centro Universitário Senac |
INTRODUÇÃO: |
Este Projeto de Iniciação Científica teve como objetivo principal identificar e listar acervos públicos da cidade de São Paulo que contivessem peças gráficas efêmeras produzidas no Brasil na primeira metade do século XX. A busca por estes acervos se fez necessária para a realização do projeto “Memória Gráfica Brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”, conduzido por equipes de pesquisadores ligados aos Programas de Pós-graduação em Design do Centro Universitário Senac, PUC-Rio e UFPE, com apoio da CAPES, ao qual a pesquisa aqui relatada está vinculada. O objeto principal e inicial da pesquisa foram acervos de impressos situados na cidade de São Paulo, incluindo a coleção particular de fanzines punks da década de 1980 e 1990 do baixista Marinho (ex-Pavilhão 9). Num segundo momento, o conteúdo do acervo da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) foi selecionado para pesquisas e análises mais aprofundadas. |
METODOLOGIA: |
Primeiramente, foi realizada uma pesquisa em livros que apresentam imagens de impressos produzidos em São Paulo na virada do século XX, em busca de nomes de acervos públicos que possuíssem coleções de tais peças. Uma ficha para identificação dos acervos foi produzida para coletar as informações básicas de acesso a eles. Numa segunda fase, os acervos identificados foram visitados, as coleções foram listadas e descritas. A partir da descrição geral dos acervos paulistanos, foram selecionadas as mais relevantes para as necessidades imediatas pesquisa à qual o projeto é vinculado, com a finalidade de se realizar uma descrição mais detalhada das mesmas. A coleção de registros de marcas encontrada na JUCESP foi considerada a mais relevante, não somente pela data-limite de seus artefatos (1891-1922) cobrir uma época de grande importância histórica na formação do cidade de São Paulo, mas também por haver estudos sendo conduzidos no Rio de Janeiro com os mesmos tipos de artefatos, encontrados no Arquivo Nacional. Todas as páginas contendo desenhos ou reproduções de rótulos contendo marcas foram fotografadas, juntamente com suas páginas de identificação, perfazendo um total de 147 marcas registradas. As marcas foram então divididas em categorias e analisadas. O procedimento utilizado para a análise foi baseado na organização visual dos rótulos levando em consideração aspectos formais dos impressos. |
RESULTADOS: |
O acervo da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) foi escolhido entre os demais para análises mais profundas acerca dos artefatos nele contido:2 livros e 38 cadernos com registros de marcas efetuados entre 1891 e 1922. Estes documentos retratam o início do registro de propriedade intelectual na JUCESP, já que a instituição foi fundada em julho de 1890, e a marca mais antiga encontrada no acervo data de 10 de junho de 1891. A partir do registro fotográfico preliminar dos artefatos, uma nomenclatura foi desenvolvida para a organização das imagens, facilitando a organização e análises. Observações acerca da estrutura dos documentos, da disposição de elementos da capa, e da organização da informação na parte interna, entre outros elementos, foram levantadas. Os rótulos presentes nos livros e cadernos foram divididos de acordo com as 7 categorias adotadas no livro Marcas do progresso : Tabacaria; À Mesa; Bares e Confeitarias; Farmácias e Boticas; Ao Espelho; Empório; e As Máquinas. Dentre estas, a categoria Bares e Confeitarias foi escolhida, dando início a um estudo mais detalhado dos rótulos de bebidas, chás e cafés. Obteve-se, então, uma descrição formal dos documentos e das marcas da categoria Bares e Confeitarias presentes no acervo da JUCESP, que motivou a proposta de um segundo projeto de Iniciação Científica, tendo como objetivo o aprofundamento das descrições e análises. |
CONCLUSÃO: |
As marcas e rótulos da virada do século XX presentes no acervo da JUCESP refletem a evolução do comércio e da indústria paulistana, ocorrida na ultima década do século XIX, impulsionada pela expansão industrial e pela oferta de mão-de-obra. Registram também a presença de marcas de empresas sediadas em outros estados e países, atestando a relevância da cidade de São Paulo enquanto centro comercial no período, e configurando-se, assim, como uma rica fonte de pesquisas. Através da pesquisa de iniciação científica aqui relatada, foi possível contatar que o trabalho de prospecção e descrição de acervos de artefatos gráficos pertinentes para o projeto “Memória Gráfica Brasileira” é de extrema importância para a compreensão do papel social e histórico do design, e para o estudo da formação da identidade coletiva. O leque de pesquisas possíveis, a partir dos artefatos contidos no acervo da JUCESP, bem como daqueles presentes em outros acervos localizados em São Paulo é surpreendente. Esta percepção motivou a proposta de um novo projeto de iniciação científica, intitulado “Levantamento e organização de dados sobre Memória Gráfica Brasileira na cidade de São Paulo: marcas e rótulos do acervo da JUCESP”, que dá continuidade ao trabalho descrito neste resumo. |
Palavras-chave: Design Gráfico, História, Brasil. |