63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional |
O ETHOS EMPREENDEDOR DE HOMENS E MULHERES QUE GERENCIAM MICROEMPRESAS NOS SHOPPINGS CENTERS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN |
Everkley Magno Freire Tavares 1,2 Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz 1 Allan Phablo de Queiroz 1,3 Frediano da Silva Jales 1,4 |
1. Universidade Potiguar - UnP 2. Orientador 3. Bolsista ProBEx 4. Bolsista ProBic |
INTRODUÇÃO: |
A inserção de homens e mulheres no mundo do trabalho tem sido objeto de análise das Ciências Sociais, sobretudo diante dos diferenciais empreendedores e gerenciais focados nas questões de gênero. Nesse passo, a pesquisa comparou e avaliou as maneiras de ser desses atores na gerência de microempresas nos complexos de lojas Boulevard, Oásis e Mossoró West Shopping, empreendimentos, existentes na cidade de Mossoró-RN. |
METODOLOGIA: |
Partindo de modelos de diagnóstico organizacional e de perfil empreendedor postos pelo SESI/IEL, SEBRAE e CHIAVENATO (2008) formularam-se um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o ethos empreendedor e este foi aplicado aos gerentes das microempresas e um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado aos administradores gerais dos empreendimentos pesquisados, com o intuito de avaliar as interrelações entre gênero e empreendedorismo. As amostras foram de 20% para os complexos de lojas e 10 % no caso do Mossoró West Shopping. |
RESULTADOS: |
Para os entrevistados a distinção no desempenho empreendedor é de ordem cultural e histórica, fazendo com que as mulheres sejam mais empreendedoras por serem mais flexíveis e por assumirem mais riscos do que os homens. A pesquisa confirmou a tese de que há uma crescente inserção das mulheres nos espaços gerenciais de microempresas como adverte Prehn (2004) na obra Presença feminina na microempresa e Chiavenato (2008) em Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. A pesquisa revelou que 100% das microempresas que constituiram a amostragem são gerenciadas por mulheres. As colocações mais freqüentes entre os sujeitos questionados e que mantêm uma ressonância com as afirmações das entrevistas são: as mulheres são mais flexíveis, sabem administrar os recursos disponíveis na empresa; conseguem manter a união entre os colaboradores da equipe envolvida; tem noção do todo; tem disposição e perseverança pelo que faz. Em termos qualitativos a distinção do ethos empreendedor entre homens e mulheres que gerenciam microempresas nos Shoppings pesquisados tem sua essência ligada a questão cultural e ao desempenho de gênero. Isto é as mulheres mantêm certas maneiras de ser que as distinguem dos homens quando estas assumem posições de gerencia no mundo do trabalho. |
CONCLUSÃO: |
Quanto a distinção do ser empreendedor – os questionados assinalaram que as mulheres têm mais autoconfiança do que os homens, chegando a representação por Shoppings: 57,2% – (Boulevard); 75% no (Oásis) e 62,5% (Mossoró West Shopping). Outra característica afirmada pelos questionados é que as mulheres têm maior disposição para assumir riscos do que os homens, representando estatisticamente por Shopping 42,8% (Boulevard); 12,5% (Oásis) e 25% (Mossoró West Shopping). Levando a afirmar que as mulheres são mais empreendedoras do que os homens na gerência de microempresas, pois são mais perseverantes, flexíveis e dispostas a assumir a liderança num misto entre a racionalidade do ramo empresarial, inteligencia afetiva e interpessoal. |
Palavras-chave: gênero, empreendedorismo, microempresas.. |