63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO
Gleide Kelly da Silva Santos Gandra 1
Heldina Pereira Pinto Fagundes 2
Rômulo Aurélio Rocha Marques 3
Rosângela da Silva Santos 4
Tânia Maria dos Santos Gomes 5
1. Estudantes do curso de Pedagogia do DEDC, Campus XII – UNEB
2. Profa. Dra./orientadora - Departamento de Educação, Campus XII - UNEB
3. Estudantes do curso de Pedagogia do DEDC, Campus XII – UNEB
4. Estudantes do curso de Pedagogia do DEDC, Campus XII – UNEB
5. Estudantes do curso de Pedagogia do DEDC, Campus XII – UNEB
INTRODUÇÃO:
As questões contemporâneas colocam muitos desafios para a educação contínua de professores. A busca do diálogo nas diferentes áreas do conhecimento constitui-se em aspectos imprescindíveis dessa formação. No atual cenário, a formação de professor é fundamental na educação, há a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e nas didáticas de sala de aula, pois deparamo-nos com muitos desafios no ensino, como por exemplo, a predominância do método tradicional, falta de interesse e motivação dos educando, ausência de recurso que torne as aulas dinâmicas como também falta de professores preparados para lidar com essa nova realidade educacional. Assim, nesse novo cenário, o cinema é um recurso didático primordial na formação de educandos, podendo apresentar uma visão de mundo ainda não percebida pelo antigo método. Através do cinema o professor utiliza uma nova linguagem para discutir questões de historia, português, matemática e várias outras matérias do ensino básico, bem como temas do cotidiano de seus alunos. Este trabalho relata a experiência de formação continuada de análise e discussão do conteúdo de filmes e documentários, em conjunto com educadores e estudantes de licenciatura.
METODOLOGIA:
Dentre os saberes necessários à formação de professores a leitura do mundo se coloca como primordial. Nesse sentido, a interpretação do contexto no qual se está inserido destaca-se como uma das formas de se perceber como sujeito ativo e situado. O Projeto de Extensão: “Aprendendo a ser professor: a contribuição do cinema”, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia no campus X II, constituiu-se da utilização da metodologia de grupos de aprendizagem, promovendo a interação entre os participantes do grupo. Foram oferecidos 09 módulos de 20 horas cada um, perfazendo uma carga horária de 180 horas. Nos módulos foram exibidos filmes; realizadas discussões; oficinas participativas; apresentação de vídeos; reflexão; construção e estudo de textos que enfocam a importância do cinema e o uso de mídias para ampliar as possibilidades de recursos didáticos no ensino em sala de aula e outras atividades pertinentes na formação do professor. Várias estratégias inovadoras foram empregadas, tendo em vista a dinamização das atividades e a interação de cada professor com os cursistas. Durante os encontros os filmes exibidos eram de acordo com a proposta abordada nos módulo, tais como: Serafina o som da liberdade; Uma Mente Brilhante; A.I Inteligência Artificial; O caçador de pipas.
RESULTADOS:
Ao termino do projeto os cursistas informaram que em relação à compreensão e aprendizagem dos conteúdos e conceitos apresentados em sala de aula, o uso de películas tem sido relevante para a criação de espaços alternativos de formação contínua de professores. Vale ressalta que é preciso muito cuidado, desde o planejamento, escolha dos temas, preparação de material de apoio para estabelecer relações entre os conteúdos das disciplinas, ou temas geradores e trechos de filmes ou produções completas. Há profissionais que, equivocadamente, recorrem ao cinema como recurso de entretenimento ou lazer, sem traçar paralelos com ideias ou questões inseridas nas práticas curriculares. Durante a execução das oficinas percebemos que os inscritos participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas como: apresentar os trabalhos construídos a partir dos filmes e vídeos apresentados; jogos, brincadeiras, paródias, dramatizações e textos enfocando os conteúdos didáticos. Os resultados constatados pelas avaliações realizadas durante o trabalho foram satisfatórios em termos de aprendizagem e compreensão da importância do cinema como recurso didático. Notamos uma satisfação dos cursistas com o projeto na autoavaliação e avaliação do projeto realizado.
CONCLUSÃO:
O projeto oportuniza aprendizagem construindo um espaço de interação para produção de conhecimento. Assim, aprendemos e ensinamos numa relação dialética. Vale ressaltar, que o cinema não deve ser uma imposição, mas um recurso benéfico à educação, trazendo possibilidades para o uso de filmes na formação de professores. O projeto integra o novo contexto da utilização do cinema nas aulas, possibilitando uma maior atenção, desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e da capacidade de compreender os conteúdos trabalhados. O uso de filmes seja brasileiro ou estrangeiro promove uma integração e troca de ideias. O projeto possibilitou ao grupo de participantes entender o quanto o cinema tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da sociedade. É importante destacar, que ao escolher um filme, o educador deve levar em consideração que o cinema, além de ser uma forma de comunicação e expressão cultural, transporta o telespectador e ultrapassa fronteiras utilizando técnicas sofisticadas para atingir e tocar o público. Portanto, a escolha precisa ser planejada considerando e respeitando a cultura de cada um, bem como suas aspirações, necessidades e possibilidades. Pode ser um excelente instrumento capaz de de contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa, dinâmica e contextualizada.
Palavras-chave: Cinema, recurso didático, Ensino e Aprendizagem.