63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
EMPOBRECIMENTO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA-REFLEXIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI. |
Sara Ferreira Pereira 1 Ayla Alves da Costa Freitas 1 Elmo de Sousa Lima 2 |
1. Universidade Federal do Piauí 2. Prof. MS./Orientador, Dept. Métodos e Técnicas de Ensino, UFPI |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho tem por finalidade analisar o Projeto Político Pedagógico do curso de pedagogia da UFPI a fim de identificar os princípios teórico-metodológicos que norteiam a formação das (os) pedagogas (os) nessa instituição de ensino. Utilizando-se das contribuições dos estudos de Libâneo (2002) e das reflexões sobre pedagogia do conflito de Gadotti (2010) e do pensamento complexo de Morin (2006, 2000), realizamos uma avaliação da proposta pedagógica do referido curso, a partir das leituras críticas que fizemos de forma coletiva e individual em sala de aula, através dos debates desenvolvidos nas disciplinas voltadas para a reflexão crítica do curso e da formação da (o) pedagoga (o). A partir dessas análises críticas tornou-se possível identificar algumas lacunas, relacionadas com a formação pedagógica das (os) alunas (os), visto que só contempla o trabalho na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental aspecto que reduz o campo de atuação do pedagogo e a própria área de abrangência da pedagogia enquanto ciências da educação. Além disso, verificamos que há um empobrecimento na proposta do curso, tendo em vista essa formação voltada apenas para o trabalho docente. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que vem se constituindo a partir da análise crítica do referencial teórico que norteia o debate sobre a formação da (o) pedagoga (o) no Brasil. A partir daí, fizemos uma análise do PPP do curso de pedagogia da UFPI, valendo-se dos elementos colhidos através das observações que fizemos enquanto alunas do referido curso. Observações essas, do tipo participativa, da prática pedagógica das (os) professoras (es) nas salas de aula de pedagogia na UFPI. A escolha pela observação participativa, método típico dos etnógrafos e cientistas sociais, é devida à uma maior captação, em quantidade e qualidade, de informações, pois esta se dá nas interações das (os) pesquisadoras (es) com o ambiente e objeto pesquisados. Porem, mesmo nessa observação participativa, houve momentos em que a observação se deu sem uma intervenção direta, para melhor interpretar os discursos e práticas das (dos) professoras (es), posto que dessa forma o resultado se deu sem influencias das pesquisadoras. Posteriormente, foi feita uma análise das informações e impressões obtidas através das observações, através da troca de idéias e experiências das autoras e tambem da reflexão sobre o que está escrito no PPP como objetivo e postura de atuação defendida para o curso. |
RESULTADOS: |
A (O) pedagoga (o) deve possuir um caráter profissional múltiplo para perceber os fatores que definem os processos educativos, dando condições para potencializar o pleno desenvolvimento humano: cognitivo, afetivo-emocional, social e ecológico. Caráter esse vindo de uma formação multifacetada, própria da pedagogia, que agrega coerentemente ciências diversas para a compreensão total do complexo fenômeno educativo. Porém nem sempre é o que ocorre, posto que nos processos formativos se dá grande ênfase aos conceitos de psicologia em detrimento dos outros relacionados aos conhecimentos sociais e políticos. A pedagogia é uma ciência que se ocupa dos elementos inerentes ao processo educativo (LIBÂNEO, 2005) em sociedade, incluindo instituições escolares e não escolares, como as associações de moradores, sindicatos, etc., tendo assim o curso de formação em pedagogia a função de dar aporte teórico-metodológico para entender e atuar no campo da educação, entendendo-o como mais amplo e complexo. Porém, para adequar-se às exigências do contexto atual, o curso da UFPI passou a dedicar a formação de suas (seus) alunas (os) à docencia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, abordando de forma escassa elementos importantes para o trabalho em outros espaços educacionais. |
CONCLUSÃO: |
Como a função primordial da (o) pedagoga (o) é trabalhar para o desenvolvimento humano integral e de uma postura crítica e reflexiva da (o) aprendiz diante de si mesmo, do mundo e dos outros, o Curso de Pedagogia deve dar condições para que a (o) formanda (o) construa as competências necessárias para o exercício de suas funções na sociedade, mas essa nem sempre é a realidade, tendo em vista que o curso está cada vez mais voltado para os aspectos didático-pedagógicos de uma área específica de ensino, a educação infantil, distanciando-se dos outros espaços educativos. Isso pode ser verificado no curso de pedagogia da UFPI, que nas reformas implementadas, colocou como prioridade a docência em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a justificativa de se adequar às exigências do mercado de trabalho em educação e às diretrizes curriculares do curso de pedagogia. No entanto, o próprio projeto do Curso de Pedagogia da UFPI conceitua a pedagogia como ciência da educação que, nesse caso, deveria abranger também os outros ambientes educativos, por isso se recomenda uma reforma no Curso de Pedagogia que venha contemplar a formação do pedagogo para atuar nos vários espaços educativos existentes. |
Palavras-chave: Pedagogia, Ensino Fragmentado, Formação Superior. |