63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ABRIGOS ENQUANTO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Aline Socorro dos Santos Lima 1
Ayla Alves da Costa Freitas 1
Carmesina Ribeiro Gurgel 2
Deborah Lauriane 1
Francisca Maria Silva Abrão 1
Sara Ferreira Pereira 1
1. Universidade Federal do Piauí-UFPI
2. Profa. Dra. / Orientadora - Depto.de Fundamentos da Educação - CCE - UFPI
INTRODUÇÃO:
O que despertou o grupo a pesquisar sobre o pedagogo no abrigo foi o projeto de extensão “Mediando Aprendizagens: uma experiência no Lar da Criança” promovido pelo Programa de Educação Tutorial PET-Pedagogia da Universidade Federal do Piauí em 2010 na cidade de Teresina. O objetivo deste trabalho é compreender a concepção que o pedagogo possui de sua atuação no Lar enquanto espaço não escolar e se o conhecimento adquirido no curso de formação inicial ofereceu subsídios teórico-metodológicos para atuar de forma eficaz, contribuindo assim, na explicitação e aprofundamento das discussões a cerca dos novos campos de atuação do pedagogo. Considerando as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia e analisando com base nas discussões a cerca do tema e nas experiências adquiridas no projeto mencionado, é que se busca conhecer o real papel do pedagogo em contextos não escolares, em especial, o abrigo, sendo este um espaço diferenciado da sala de aula convencional do qual o grupo teve contato. Na realização deste, dialogamos com Guará (2006) sobre comunidade de acolhida e socioeducação; Alves e Zuse (2004) o pedagogo em organizações, saberes e fazeres; Carneiro e Maciel (2006) pedagogia e pedagogos em diferentes espaços, interdisciplinaridade e competência pedagógica, dentre outros.
METODOLOGIA:
Por configurar-se como resultado do projeto implantado no Lar da criança no primeiro semestre de 2010, pode-se dizer que esta pesquisa teve origem no mesmo período, constituindo-se como primeira fase do estudo a observação dos pedagogos que exercem sua prática no Lar no período de aplicação do projeto “Mediando Aprendizagens”, após o termino desse, optou-se pela análise bibliográfica acerca do pedagogo em ambientes não convencionais e estudo mais aprofundado sobre a pedagogia social. Tendo por base a observação e o referencial teórico escolhido, houve então o retorno à instituição para a aplicação de questionários, um para a direção do abrigo e outro especificamente para o pedagogo, sendo, pois, a análise destes, estabelecida como última etapa da pesquisa. Com a aplicação do questionário, o grupo buscou compreender a concepção que o pedagogo possui de sua atuação no Lar da Criança enquanto espaço não escolar e se os conhecimentos adquiridos no curso de formação acadêmica deram subsídios teóricos e metodológicos para atuarem de forma eficaz no Lar.
RESULTADOS:
Considerando o abrigo um ambiente de acolhimento e proteção, bem como de cuidado e atenção psicossocial, é na figura do pedagogo que a função explícita e real da instituição se caracteriza, posto que é ele, o responsável na sociedade pelo desenvolvimento cultural, intelectual, social e psicológico das crianças e jovens. Isto porque, assim como pode ser visto no projeto do curso de pedagogia da UFPI, seus egressos são profissionais competentes para atuarem em quaisquer situações educativas, quer seja dentro ou fora da sala de aula. O Lar da criança é um ambiente de educação socialmente reconhecido e erguido para os fins de abrigo e educação para a cidadania, e para o desenvolvimento moral e afetivo das crianças e jovens atendidos. Mas para além das atribuições relativas ao trabalho com o ensino propriamente dito, os ingressantes desse curso devem saber de outras situações, tais como: orientação, assistência e coordenadoria pedagógicas. Por tudo isso, é que se propôs a pesquisa, sendo que a partir do questionário aplicado na instituição, o grupo percebeu na fala dos pedagogos que o curso de formação inicial oferece sim, subsídios para atuarem em espaços não escolares, mas que estes são insuficientes, necessitando, pois, de cursos complementares e/ou especialização na área.
CONCLUSÃO:
Findamos nosso trabalho com a percepção de que o pedagogo precisa expandir seus horizontes, ampliar seu campo de conhecimentos, buscando aprimoramentos diante do mercado de trabalho que se torna cada vez mais competitivo devido à grande demanda de profissionais que são formados. Pois, mesmo que os cursos de formação inicial ofereçam subsídios aos pedagogos para atuarem em espaços não escolares, ainda é necessário especializar-se em alguma área: pedagogia empresarial, hospitalar e dentre outras, a social, que é a que nos interessa neste trabalho. O grupo espera com a pesquisa, despertar naqueles em formação e/ou que têm interesse em fazer o curso, a exigência de um maior aprofundamento no trato com esses novos campos de atuação, para que o pedagogo sinta-se confiante em desempenhar seu trabalho além do contexto escolar, com toda a eficiência exigida para tais funções. Neste sentido, o Grupo PET Pedagogia tomou a iniciativa de realizar um curso de extensão com carga horária de 120 horas, voltado para a formação do pedagogo em espaços não-escolares destinado, preferencialmente, aos alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí, buscando o atendimento dessas necessidades e a complementação da formação sócio pedagógica dos mesmos.
Palavras-chave: Lar da criança, Atuação do pedagogo, Formação inicial.