63ª Reunião Anual da SBPC |
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo |
INDUÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS EM PLANTAS DE MILHO COMO AUXÍLIO ÀS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO |
JOSÉ DE SOUZA OLIVEIRA FILHO 1 BOANERGES FREIRE DE AQUINO 2 LEO JACKSON DA SILVA MOREIRA 1 DANIEL PONTES DE OLIVEIRA 1 JOSÉ AUGUSTO AMORIM SILVA DO SACRAMENTO 1 |
1. Depto de Ciência do Solo - UFC 2. Prof. PhD/ Orientador - Depto de Ciência do Solo - UFC |
INTRODUÇÃO: |
A Fertilidade do solo estuda a capacidade de um solo em suprir nutrientes as plantas, quais os nutrientes essenciais, as interações desses nutrientes com o vegetal, o que limita sua disponibilidade e como corrigir deficiências e excessos. Do ponto de vista prático, existe uma grande dificuldade em diagnosticar, no campo, os sintomas de deficiência nutricional causados pela ausência dos nutrientes no solo, pois outros fatores podem estar influenciando a resposta da cultura em determinado local, como má drenagem, seca, calor e luz. Desse modo, realizou-se um experimento, em ambiente protegido, para indução de deficiências nutricionais em plantas de milho, pelo método da exclusão de nutrientes, com o objetivo de proporcionar aos alunos da disciplina Química e Fertilidade do Solo da Universidade Federal do Ceará, condições ideais para identificar os sintomas de deficiência causados pela exclusão de cada elemento essencial. |
METODOLOGIA: |
O experimento foi conduzido em casa de vegetação no período de agosto a outubro de 2010. A variedade de milho plantada foi a AG 2020 e o solo utilizado foi um Argissolo vermelho amarelo distrófico. Foram utilizados vasos com 4 kg de solo para compor a unidade experimental e nestes, foram plantadas três sementes por vaso. Para cada tratamento utilizou-se três repetições. Os tratamentos foram: controle, todos os nutrientes menos nitrogênio, todos os nutrientes menos fósforo, todos os nutrientes menos potássio, todos os nutrientes menos cálcio e magnésio, todos os nutrientes menos enxofre e todos os nutrientes menos os micronutrientes, obtendo 21 unidades experimentais. Foi utilizado 1 g de nitrogênio/vaso na forma de sulfato de amônio, 0,6 g de fósforo/vaso na forma de superfosfato triplo, 1 g de potássio/vaso na forma de cloreto de potássio, 0,3 g de enxofre/ vaso na forma de sulfato de amônio, 3 g de calcário dolomítico/vaso como fonte de cálcio e magnésio e 2 g/vaso de um produto denominado FRITAS BR–12 como fonte de micronutrientes. O nitrogênio e o potássio foram parcelados em duas aplicações e os demais nutrientes foram aplicados em dose única no plantio. As identificações dos sintomas de deficiência foram realizadas semanalmente durante 45 dias após a germinação. |
RESULTADOS: |
O tratamento sem nitrogênio apresentou plantas com folhas velhas amarelecidas e com crescimento retardado. O tratamento sem fósforo apresentou folhas velhas arroxeadas nas margens e crescimento reduzido. Para o tratamento sem potássio, as plantas apresentaram folhas com pontas necróticas e colmo mais fino. O tratamento sem cálcio e magnésio apresentou plantas com clorose internervural e crescimento reduzido. Para o tratamento sem enxofre, as plantas apresentaram-se semelhantes ao tratamento sem nitrogênio, sendo que o amarelecimento foi nas folhas mais novas. O tratamento com ausência dos micronutrientes apresentou um crescimento reduzido, clorose internervural e folhas indeformadas. Com relação à massa seca aos 45 dias após a germinação, o tratamento sem nitrogênio apresentou menor massa e o tratamento sem micronutrientes apresentou maior massa. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho proporcionou aos alunos condições ideais para a identificação das deficiências nutricionais nas plantas. Ao fim do experimento, foi montado um álbum, com uma coleção de fotografias com os resultados do trabalho, que servirá como fonte de pesquisa para os estudantes em situações futuras, além do que, o experimento ajudou satisfatoriamente o rendimento dos alunos nas avaliações da disciplina. Trabalho de Iniciação a Docência – Bolsista PIBID |
Palavras-chave: Nutrição mineral de plantas, Deficiência nutricional, Fertilidade do solo. |