63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
EXPERIMENTOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE SOLUÇÃO QUÍMICA |
Marlene Barbosa Vieira 1 Wagner de Oliveira Valença 2 |
1. Depto. de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE 2. Depto. de Química–UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
O conteúdo “soluções” está curricularmente incorporado ao ensino de Química em diferentes níveis de escolaridade. Esta temática exibe o caráter plural e interdisciplinar de muitos conceitos químicos, como é o caso do de “concentração”. No entanto, algumas pesquisas apontam diferentes problemáticas em torno do ensino-aprendizagem desses conceitos no ensino médio (CARMO, 2005). A realização de experimentos no ambiente escolar é apontada como uma das estratégias para minimizar tais dificuldades (HARTWIG; FERREIRA; JÚNIOR, 2008). Atividades experimentais podem incorporar problemas reais capazes de motivar, contextualizar e estimular questionamentos de investigação (GUIMARÃES, 2009). Este trabalho relata uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Química (PIBID/QUÍMICA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre o ensino-aprendizagem de “soluções”. Ela é o resultado de estratégias desenvolvidas para melhorar a qualidade do ensino em escolas públicas, na tentativa de contribuir para a formação dos alunos, estimulando a curiosidade e o desenvolvimento conceitual. O objetivo do estudo foi o de verificar o papel da atividade experimental sobre a mudança conceitual em torno do conteúdo trabalhado. |
METODOLOGIA: |
Participaram da atividade 20 (vinte) alunos de uma turma do 2°ano da Escola Joaquim Xavier de Brito, Recife, Pernambuco. Realizou-se a pesquisa em três momentos: 1º - Aplicação de um instrumento de coleta de dados, para verificar o conhecimento prévio dos alunos, contendo 3 (três) questões: 1) Na sua concepção, o que é uma solução? 2) Cite 5 (cinco) exemplos de soluções, 3) O que seria necessário para deixar três xícaras com café com teores de doçura diferentes?; 2º - Realização de uma atividade experimental, constando de duas etapas: A - um experimento demonstrativo, onde se preparam duas soluções aquosas: uma de sal de cozinha e outra de açúcar; B - um experimento coletivo, onde grupos de alunos prepararam 3 (três) soluções com concentrações diferentes; 3º - Aplicação de novo questionário contendo 4 (quatro) perguntas: 1) O que caracteriza uma solução? 2) Cite 5 (cinco) exemplos de soluções?, 3) Na atividade experimental coletiva realizada em sala de aula, explique porque uma das soluções ficou “mais forte” e 4) O ar é uma solução? Explique. Este último instrumento teve a finalidade avaliar a evolução conceitual por parte dos estudantes. Durante a atividade a bolsista do PIBID efetuou observações a respeito do caráter motivador e lúdico despertado pela a experimentação. |
RESULTADOS: |
Analisando o pré-teste, foi possível verificar uma grande dificuldade dos estudantes a respeito do tema soluções. Na primeira questão, apenas 15% conseguiram definir o que é uma solução, os outros 85% responderam de forma incorreta ou deixaram em branco talvez por não possuírem conhecimento sobre o conteúdo. Na segunda questão, apenas 15% conseguiram responder corretamente, os demais deixaram em branco ou responderam coisas associadas a outros conceitos. Na terceira questão, 30% responderam que deveria se colocar medidas de açúcar diferentes em cada xícara, já os outros restantes não souberam responder. No segundo momento, durante a aplicação do experimento ilustrativo e a discussão observou-se que os alunos ficaram muito atentos e alguns deles, contribuíram de forma significativa para nossa discussão em sala de aula. Em seguida a atividade coletiva foi fundamental para a compreensão a respeito de uma solução sendo capazes de justificar o que seria concentração ao tratarmos em um mesmo volume. Por fim, no pós-teste foi possível perceber a maioria dos alunos, cerca de 90% mostrou uma mudança em seus conceitos a respeito de solução química sendo capazes de trazer-nos vários exemplos do nosso cotidiano. Foi perceptível o entusiasmo e a atenção produzida pela atividade planejada. |
CONCLUSÃO: |
A intervenção experimental contribuiu para uma mudança conceitual e para o aumento do interesse dos estudantes pela disciplina de Química, conforme comparativos entre resultados do pré e pós-teste. A utilização deste recurso didático foi capaz de auxiliar na construção de conceitos melhorando o aprendizado dos estudantes. Tais resultados reforçam a necessidade dos professores de Química utilizarem este recurso de maneira adequada favorecendo o ensino e aprendizagem no ambiente escolar. |
Palavras-chave: Experimentação, Soluções, Concentração. |