63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Letramento Digital e Desenvolvimento: das afirmações às interrogações
Débora Duran 1
Marta Kohl de Oliveira 2
1. Profa. Dra./Universidade Federal de Goiás/ FE - CIAR - UFG
2. Profa. Dra./Faculdade de Educação/ Universidade de São Paulo - USP
INTRODUÇÃO:
No caso da pesquisa em educação, a investigação sobre as relações entre letramento digital e desenvolvimento impõe-se em face de sua própria exigência histórica. Quais são e como se articulam as bases teóricas e empíricas que fundamentam o argumento segundo o qual o poder das TIC é determinante nos processos de desenvolvimento? Quais são as propostas que se contrapõem a essa visão dominante? Quais são os desdobramentos das referidas teorias no ideário pedagógico?
O objetivo geral da pesquisa realizada nos estudos de doutoramento aponta para o questionamento de um dos pressupostos centrais que subjazem à ideia de inclusão pela via tecnológica, sintetizada na seguinte afirmação: as tecnologias da informação e comunicação são, necessariamente, sinônimo de desenvolvimento. A reflexão diz respeito aos múltiplos fundamentos teóricos que, por vias distintas de abordagem, contribuíram para a consolidação das concepções deterministas que atestam uma relação de causa e efeito entre avanço tecnológico e desenvolvimento social e cognitivo. Para tanto, faz-se necessário não apenas reconhecê-los, mas cotejá-los a partir de algumas perspectivas críticas capazes de trazer a lume suas inconsistências e limitações.
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica de cunho teórico.
RESULTADOS:
Nos dias atuais a educação se depara com os novos desafios decorrentes da denominada Sociedade da Informação, transformando-se num de seus principais focos de atenção. Em consonância com o processo de globalização, as peculiaridades da revolução em curso revelam-se como o elemento central da divisa geralmente conhecida como “inclusão digital” ou ID. Estamos, hoje, diante de um novo tipo de analfabetismo, isto é, se o analfabeto é o que não conhece nem o alfa nem o beta, o be-a-bá; o analfabyte é aquele que desconhece o alfabyte, o be-a-byte, a linguagem específica das TIC (tecnologias da informação e comunicação). A ID tem sido tomada como sendo a responsável pelo enpowerment nas dimensões individual e social, no que diz respeito aos processos cognitivos e também àqueles atrelados ao desenvolvimento social e econômico. De fato, nota-se um argumento altamente persuasivo que advoga serem o desenvolvimento e a inclusão consequências diretas do avanço tecnológico. Progresso, bem-estar, mobilidade social, passaporte para o primeiro emprego, competência, rede, colaboração e solidariedade são palavras frequentemente presentes no teor do discurso em questão.
Com base nos estudos realizados (análise crítica das teorias do letramento, teorias da modernização, teorias da "sociedade pós-industrial" e teorias da aprendizagem) defendemos a seguinte tese: não podemos inferir um único tipo ou direção exclusiva de desenvolvimento como consequência imediata da mediação tecnológica.
CONCLUSÃO:
Como um contraponto e na contramão da visão corrente, entendemos que a utilização das TIC pode ou não encetar certos processos de desenvolvimento, a depender das mediações humanas que envolvem as práticas de letramento digital. Os usos diversos dos recursos tecnológicos podem instilar processos de desenvolvimento plurais, razão pela qual é preciso considerar os sujeitos, os contextos, as práticas e os motivos que regem a utilização das TIC. Obviamente, nosso afastamento da tecnofilia não significa uma aproximação da tecnofobia, uma vez que não pretendemos ofuscar a importância decisiva das redes informáticas e telemáticas nas sociedades contemporâneas, nem tampouco desprezar seu ditoso “potencial revolucionário.” Sustentamos, assim, que as relações entre tecnologias e sociedades não podem ser abordadas apenas pela ótica dos impactos (digitais), uma vez que apontam para o papel decisivo dos projetos humanos (analógicos).
Palavras-chave: letramento digital, desenvolvimento, educação.