63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CIDADÃO. |
Stela Santos Leal 1 Marta Neyd Siebra Bitú 1 |
1. PREFEITURA DO RECIFE |
INTRODUÇÃO: |
Buscando novas alternativas para dinamizar o processo ensino aprendizagem, vivenciamos este projeto na Escola Profissional Prof. Aderbal jurema, Recife PE, no decorrer do ano letivo. A utilização da música como incentivo à dinamização das salas de aula, tem-se mostrado atraente e criativa, uma vez que foge da rigidez das aulas teóricas muitas vezes enfadonhas e cansativas que desestimulam a atenção dos alunos. A análise de textos artísticos (música/letra), reflexões e discussões de seus conteúdos, instigam o leitor a valorizar sua cidadania, focando na ética e justiça social. Vivenciar de forma lúdica práticas educativas inovadoras, tornando-as mais flexíveis e agradáveis, estimula os alunos a identificar nas mensagens repassadas através da música, ações de desrespeito ao meio ambiente, preconceito, racismo, contestação, exclusão e desigualdades sociais, onde o cidadão é negado e tolhido no exercício pleno de sua cidadania. A ação pedagógica mais flexível, encontra campo fértil no ambiente escolar, onde os alunos passam de meros expectadores, identificando-se com os conteúdos analisados. Este estudo crítico, através da comunicação musical, fundamentada nos valores éticos e morais, visa a formação do cidadão atuante, autônomo e conhecedor de seus direitos e deveres. |
METODOLOGIA: |
Os textos musicais que alicerçaram este estudo focaram situações do cotidiano, visando despertar a consciência crítica do cidadão através das análises realizadas. Pesquisas, leituras, debates e reflexões sobre o tema proposto, foram os alicerces sobre os quais se estruturou e desenvolveu o trabalho. Os alunos interagiram ativamente, enquanto o professor atuou como mediador nos debates, resultando em situações de aprendizagens transformadoras. O dinamismo das aulas foi caracterizado por dramatizações dos conteúdos, grupos musicais formados pelos alunos, jogral e cartazes. O uso de CDs, DVDs , KARAOKÊ, jornais, revistas, Internet, tornaram as aulas participativas e agradáveis. As músicas trabalhadas foram: Xote Ecológico de Luiz Gonzaga; Cidadão, de Zé Ramalho; Ai que Saudades de Amélia, de Ataulpho Alves /Mário Lago e Mulher Sexo Frágil, de Erasmo Carlos. Nestes textos foram observados o desrespeito a natureza, por conseqüência a ameaça a vida do planeta, a exclusão do trabalhador da construção civil, impedido de entrar na obra acabada,o paralelo entre a passividade da mulher e sua bravura na luta por condições sociais justas e igualitárias e a valorização da mulher reconhecida como importante esteio na estrutura familiar e participante ativa em todas áreas da sociedade. |
RESULTADOS: |
A resposta dos alunos após a análise dos conteúdos estudados foi positiva, ao constatarmos que as mensagens repassadas nos textos musicais foram assimiladas, instigando-os a lutar por direitos sociais, tornando-os multiplicadores de ações na preservação do meio ambiente em defesa da natureza, da cidadania e do respeito a vida. A degradação ambiental tem refletido na perda da qualidade de vida resultante das condições inadequadas de moradia, de poluição e de destruição de hábitos naturais que sustentam a vida na terra. A constatação desses fatos através de protestos em forma de música, induziram o aluno a superar os obstáculos que se apresentam na difícil batalha por melhores condições de vida. Dessa forma são construídos novos significados, partindo de múltiplas interações na criação de situações de aprendizagens inovadoras visando à construção do saber integral, com direitos iguais que fundamentam a liberdade, a justiça e a paz na prática de convivência fraterna e cidadania. |
CONCLUSÃO: |
Nosso trabalho teve como norte o reconhecimento e a valorização do homem enquanto cidadão ciente de seus direitos e deveres dentro de uma sociedade que segrega os menos afortunados. A cidadania inerente a todo cidadão em determinadas situações, é camuflada e não reconhecida através da exclusão social, discriminação, desrespeito ambiental e negação dos valores éticos e morais. Assim sendo constatamos que o discurso apresentado através da boa música, promove reflexões e enriquece as práticas educativas permeadas por valores éticos que levem o cidadão a reconhecer-se como personagem importante capaz de evoluir em qualquer sociedade, desde que seja respeitado, reconhecido e valorizado em sua cidadania.È função da escola formar o cidadão e exercitar a cidadania é fator essencial para se viver com dignidade. |
Palavras-chave: Música, Cidadania, Conscientização. |