63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
DIAGNÓSTICO DA RELEVÂNCIA E DA AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA NACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL
Gilson Oliveira Barreto 1
Igor Sousa de Avelar 1
Maria Lourença Ferreira Bastos 2
Welder Batista de Oliveira 1
1. Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - UFG
2. Secretaria de Educação do Estado de Goiás
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi realizada no final do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital oferta, 2010, pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG. Curso este de 180 horas, composto por quatro módulos: Introdutório (Fundamentos da Educação a Distância, Sociedade em Rede e Evolução da Informática), Hardwares, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores e ofertado na modalidade de educação a distância, em 22 estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nessa oferta participaram 18.484 alunos da rede pública de ensino básico. Desta população foi considerada, para a pesquisa, a amostragem de 200 alunos que teve como foco: investigar a relevância do curso na vida do aluno e, por consequência, da comunidade onde ele está inserido e avaliar o processo de mediação quanto à organização do ambiente virtual, a interação tutor-aluno e o domínio do conteúdo pelos participantes.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada por meio de questionários que foram enviados por e-mail para todos os alunos do curso. A análise dos resultados foi realizada considerando uma amostra de 200 alunos. O questionário foi construído visando obter dados referentes a 2 dimensões: significância individual e coletiva. E ainda, questões que dizem respeito a aspectos do processo de mediação.
Com relação a significância individual, foram abordadas questões relacionadas à aprendizagem, aspirações profissionais e motivação para realizar atividades escolares colaborativas. Por sua vez, na dimensão coletiva, questões sobre interação da turma e a percepção acerca da possibilidade dos conhecimentos construídos no curso pelo grupo, além de verificar se a experiência favoreceu a comunidade em que o aluno está inserido.
Referente ao processo de mediação, foram avaliadas questões como: organização do ambiente virtual, interação tutor-aluno e domínio do conteúdo pelos tutores.
RESULTADOS:
A análise dos dados foi realizada através de médias das pontuações atribuídas pelos alunos e por correlações estatísticas.
Na dimensão da significância individual, verificou-se que, em média, para cada tópico do questionário, a contribuição do curso nunca foi menor que a importância atribuída a ele pelos estudantes, o que indica que este correspondeu às expectativas dos alunos. Além disso, em média, tais tópicos foram todos avaliados com notas acima de 4, em uma escala de 1 a 5. Ressalta-se, que no tópico: “Ligação entre o conteúdo do curso e os seus objetivos pessoais” a média foi de 8,06 em uma escala de 1 a 10.
Com relação à dimensão da significância coletiva, todas as notas atribuídas foram menores do que 4. Isso indica que a resolução dos problemas da comunidade não é priorizada pelos estudantes da mesma maneira que a busca pelo seu crescimento pessoal. Além disso, verificou-se através da análise de correlação que os alunos respondentes deste questionário, não atribuíram ao curso um papel tão expressivo no sentido de promover o bem da comunidade, em contra-posição ao papel que deram ao curso no seu desenvolvimento pessoal.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos dados, observou-se que houve uma correlação positiva relativa a avaliação realizada pelo aluno entre o tutor e o curso em si.
Notou-se que não houve correlação significativa entre a maneira com que o aluno avaliou o domínio de conteúdo de seu tutor com a sua auto-avaliação. No entanto, houve uma correlação média entre sua auto-avaliação e avaliação dos procedimentos do curso e também com relação ao ambiente virtual do curso. O que indica que estudantes que tiveram uma avaliação mais positiva do seu próprio desempenho, também tenderam a avaliar positivamente os procedimentos usados no curso e o ambiente virtual.
A análise indica que os alunos consideram que o curso favoreceu mais os aspectos da significância individual que os relacionados a sua importância para a comunidade.
Palavras-chave: Interação, Ensino Básico, Educação a Distância.