63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
O USO DA WEB 2.0 NAS ESCOLAS DO PROJETO e-Jovem: possibilidades de uma aprendizagem colaborativa
Júlio César Cavalcante Bezerra 1,2
Adriano Silva Lima 1,3
Átila da Silva Lima 1,4
Flávia Daniela Rodrigues Viana 1,4
Patrícia Inês Martins de Castro 1,4
Andrea Araújo Rocha 1,5
1. Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE
2. Universidade Estadual do Ceará - UECE
3. Faculdade 7 de Setembro - FA7
4. Universidade Federal do Ceará - UFC
5. Profª. Ms./Orientadora - Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa pretendeu trazer uma contribuição para o campo educacional através da análise das relações sociais provenientes da criação e proliferação das comunidades virtuais. Com isso busca-se lançar um olhar sobre estas redes virtuais como espaços de construção e produção de discursos, manifestação das múltiplas “verdades” sociais e suas representações. Para a operacionalização do trabalho foi realizada uma cartografia de diferentes mídias sociais, onde foram analisadas as produções narrativas veiculadas nas comunidades virtuais e realizadas aulas presenciais, no estilo “aulões”, às turmas do Projeto e-Jovem, curso de formação profissional na modalidade a distância, ação de informática educativa, dentro das instituições de ensino vinculadas ao Projeto nos quais foram expostos sites e ferramentas da internet com característica de contribuírem positivamente na vida dos alunos, além de apresentar as principais funcionalidades de tais ferramentas e suas possibilidades de uso em educação.
METODOLOGIA:
Muitos jovens tem a percepção de utilizar a internet apenas para o entretenimento, e isso se deve a falta de conhecimento dos recursos da internet voltados para outros contextos. O público jovem, principalmente, sentem atraídos pela internet por causa de redes de relacionamentos “orkut” ou “msn”, com o objetivos voltados à diversão e interação com diversos tipos de pessoas. Alguns até nunca exploraram sites ou recursos gratuitos com o intuito educativo, como cursos, oficinas, palestras entre outros.
As formações foram realizadas no modelo semipresencial, com uma aula presencial e acompanhamento à distância. Cada aula contou com duração de aproximadamente três horas/aula, começando no mesmo turno que o aluno faz seu curso.
A primeira aula contou com um momento inicial para cadastro no ambiente de aprendizagem Moodle onde os alunos tiveram acesso aos sites, discursões sobre as ferramentas e espaço para tirarem dúvidas sobre Web 2.0.
O acompanhamento à distância foi realizado no portal do Projeto e-Jovem (http://e-jovem.seduc.ce.gov.br) em uma comunidade criada especialmente para a formação.
Ao final da formação era repassado um questionário para avaliação onde os alunos respondiam, a partir deste, eram feitas outras formações cada vez mais efetivas e melhoradas.
RESULTADOS:
Os resultados dos alunos mostraram que a partir desta formação os mesmos tiveram acesso a diversos materiais disponíveis na internet e de caráter gratuito, por exemplo, ferramentas de compartilhamento, cursos, tutoriais, conversores, editores, social bookmarking e outros recursos voltados para a troca de informações e o uso da computação nas nuvens (cloud computing). Essa nova tecnologia dispensa o uso de sofwares no computador, bastando o mesmo estar apenas conectado na internet, podendo ser usado em qualquer lugar e a qualquer momento, diminuindo os custos com softwares e outros periféricos ligados ao computador.
Outro resultado apresentado na pesquisa foi a motivação do público alvo ao empreendedorismo, visto que os mesmos foram instigados e puderam expor e colocar em prática sua criatividade.
Esta formação proporcionou o conhecimento e contato com diversas ferramentas capazes de fazê-los utilizar a internet de acordo com a sua principal função que é de facilitar a vida do ser humano. Ressalta-se que os conhecimentos apresentados tiveram aplicabilidade, nas suas vidas, além de apresentar experiências já existentes em empresas ou até mesmo nas escolas que estudam.
CONCLUSÃO:
As novas tecnologias de informação e comunicação chegam à escola, muitas vezes como uma imposição da modernidade, sem saber bem o seu lugar neste ambiente e acabam esquecidas ou “escolarizadas” - com a missão de resolver as tarefas educacionais propostas.
Com o avanço tecnológico a internet e seus recursos estão sendo cada vez mais úteis para a sociedade, em todo momento e lugar. Anteriormente acessar a internet era privilégio de poucos, mas atualmente, é possível inserir no meio virtual até mesmo com um celular. É importante salientar que este contexto conspira a favor da comunicação no trabalho, para entretenimento e até mesmo para a educação.
Termos alunos capazes de utilizar a internet de forma consciente para a facilitação de suas vidas, com o uso das ferramentas da Web 2.0 e a expansão do bom uso da internet e direcioná-la, tornam a educação dos alunos uma forma descontraída com a contribuição dos mesmos.
Palavras-chave: Web 2.0, Educação a Distância, Mídias Sociais.