63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
O USO DA WEB 2.0 NAS ESCOLAS DO PROJETO e-Jovem: possibilidades de uma aprendizagem colaborativa |
Júlio César Cavalcante Bezerra 1,2 Adriano Silva Lima 1,3 Átila da Silva Lima 1,4 Flávia Daniela Rodrigues Viana 1,4 Patrícia Inês Martins de Castro 1,4 Andrea Araújo Rocha 1,5 |
1. Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE 2. Universidade Estadual do Ceará - UECE 3. Faculdade 7 de Setembro - FA7 4. Universidade Federal do Ceará - UFC 5. Profª. Ms./Orientadora - Universidade Federal do Ceará - UFC |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa pretendeu trazer uma contribuição para o campo educacional através da análise das relações sociais provenientes da criação e proliferação das comunidades virtuais. Com isso busca-se lançar um olhar sobre estas redes virtuais como espaços de construção e produção de discursos, manifestação das múltiplas “verdades” sociais e suas representações. Para a operacionalização do trabalho foi realizada uma cartografia de diferentes mídias sociais, onde foram analisadas as produções narrativas veiculadas nas comunidades virtuais e realizadas aulas presenciais, no estilo “aulões”, às turmas do Projeto e-Jovem, curso de formação profissional na modalidade a distância, ação de informática educativa, dentro das instituições de ensino vinculadas ao Projeto nos quais foram expostos sites e ferramentas da internet com característica de contribuírem positivamente na vida dos alunos, além de apresentar as principais funcionalidades de tais ferramentas e suas possibilidades de uso em educação. |
METODOLOGIA: |
Muitos jovens tem a percepção de utilizar a internet apenas para o entretenimento, e isso se deve a falta de conhecimento dos recursos da internet voltados para outros contextos. O público jovem, principalmente, sentem atraídos pela internet por causa de redes de relacionamentos “orkut” ou “msn”, com o objetivos voltados à diversão e interação com diversos tipos de pessoas. Alguns até nunca exploraram sites ou recursos gratuitos com o intuito educativo, como cursos, oficinas, palestras entre outros. As formações foram realizadas no modelo semipresencial, com uma aula presencial e acompanhamento à distância. Cada aula contou com duração de aproximadamente três horas/aula, começando no mesmo turno que o aluno faz seu curso. A primeira aula contou com um momento inicial para cadastro no ambiente de aprendizagem Moodle onde os alunos tiveram acesso aos sites, discursões sobre as ferramentas e espaço para tirarem dúvidas sobre Web 2.0. O acompanhamento à distância foi realizado no portal do Projeto e-Jovem (http://e-jovem.seduc.ce.gov.br) em uma comunidade criada especialmente para a formação. Ao final da formação era repassado um questionário para avaliação onde os alunos respondiam, a partir deste, eram feitas outras formações cada vez mais efetivas e melhoradas. |
RESULTADOS: |
Os resultados dos alunos mostraram que a partir desta formação os mesmos tiveram acesso a diversos materiais disponíveis na internet e de caráter gratuito, por exemplo, ferramentas de compartilhamento, cursos, tutoriais, conversores, editores, social bookmarking e outros recursos voltados para a troca de informações e o uso da computação nas nuvens (cloud computing). Essa nova tecnologia dispensa o uso de sofwares no computador, bastando o mesmo estar apenas conectado na internet, podendo ser usado em qualquer lugar e a qualquer momento, diminuindo os custos com softwares e outros periféricos ligados ao computador. Outro resultado apresentado na pesquisa foi a motivação do público alvo ao empreendedorismo, visto que os mesmos foram instigados e puderam expor e colocar em prática sua criatividade. Esta formação proporcionou o conhecimento e contato com diversas ferramentas capazes de fazê-los utilizar a internet de acordo com a sua principal função que é de facilitar a vida do ser humano. Ressalta-se que os conhecimentos apresentados tiveram aplicabilidade, nas suas vidas, além de apresentar experiências já existentes em empresas ou até mesmo nas escolas que estudam. |
CONCLUSÃO: |
As novas tecnologias de informação e comunicação chegam à escola, muitas vezes como uma imposição da modernidade, sem saber bem o seu lugar neste ambiente e acabam esquecidas ou “escolarizadas” - com a missão de resolver as tarefas educacionais propostas. Com o avanço tecnológico a internet e seus recursos estão sendo cada vez mais úteis para a sociedade, em todo momento e lugar. Anteriormente acessar a internet era privilégio de poucos, mas atualmente, é possível inserir no meio virtual até mesmo com um celular. É importante salientar que este contexto conspira a favor da comunicação no trabalho, para entretenimento e até mesmo para a educação. Termos alunos capazes de utilizar a internet de forma consciente para a facilitação de suas vidas, com o uso das ferramentas da Web 2.0 e a expansão do bom uso da internet e direcioná-la, tornam a educação dos alunos uma forma descontraída com a contribuição dos mesmos. |
Palavras-chave: Web 2.0, Educação a Distância, Mídias Sociais. |