63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
Utilização da informática educativa em uma instituição de saúde mental |
Adriano Silva Lima 1,3 Flávia Daniela Rodrigues Viana 1,4 Jairo Ferreira Jr. 2 Júlio César Cavalcante Bezerra 1,2 Marcondes Alexandre 2 Andrea Araújo Rocha 1,5 |
1. Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE 2. Universidade Estadual do Ceará - UECE 3. Faculdade 7 de Setembro - FA7 4. Universidade Federal do Ceará - UFC 5. Profª. Ms./Orientadora - Universidade Federal do Ceará - UFC |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho visa acompanhar a realização de uma turma do Projeto e-Jovem, curso de formação profissional na modalidade a distância, ação de informática educativa, dentro de instituição psiquiátrica. A turma foi acompanhada no intuito de verificar se a média de suas notas em informática seguia a média geral de outras turmas do Projeto. Ao final de três meses de acompanhamento, percebeu-se que as notas dos pacientes superava sensivelmente a média de sua turma e do projeto como um todo. Tais resultados podem estar relacionados com o fato de o paciente estar em processo de desospitalização, o que segundo alguns autores, é um incentivo para sua reinserção na sociedade. |
METODOLOGIA: |
A realização de um curso, na modalidade a distância, com uma turma composta com pacientes psiquiátricos, suscitou diversas dúvidas, inclusive se estes pacientes apresentariam condições para absorver conteúdos, considerando que alguns tipos de transtornos causam dificuldades cognitivas. Por esta razão, a turma de pacientes psiquiátricos foi investigada, no intuito de verificar se as notas e o acompanhamento destes alunos estariam de acordo com as médias dos alunos do Projeto e-Jovem como um todo. A metodologia utilizada foi a comparação das médias de notas da turma de pacientes psiquiátricos do Hospital de Saúde Mental de Messejana - HSMM com a média geral do projeto. Além disso, seriam avaliados fatores como “tempo de permanência online”, “média de acertos”, “tempo médio na visualização de páginas”, “quantidade de acertos”. Estes fatores também seriam comparados com a média geral do projeto. |
RESULTADOS: |
A proposta seria acompanhar a turma durante todo o curso do Projeto e-Jovem (setembro de 2010 a março de 2011). A turma, com diagnóstico de “psicose”, foi acompanhada de setembro a março de 2011, sendo suas médias e dados comparados com a média de sua escola (HSMM, onde funcionam duas turmas: 1 - pacientes psiquiátricos e 2 - dependentes químicos) e com a média geral do projeto. Os resultados dos alunos mostraram que os mesmos se mantiveram acima da média geral do projeto. O que se observou de fato, durante os seis meses de acompanhamento é que os resultados dos jovens foram significativamente superiores aos de outras turmas, sua escola e à média geral do projeto. Este trabalho foi considerado uma pesquisa exploratória, considerando que pouco tem-se escrito sobre atividades de informática educativa para pacientes psiquiátricos. Os resultados obtidos foram de fato surpreendentes e sugere-se que o trabalho prossiga, ampliando a base de dados da pesquisa, bem como aprofundando o estudo, verificando-se a influência de outras variáveis no processo. |
CONCLUSÃO: |
De acordo com o acompanhamento realizado, os resultados dos pacientes observados foram superiores as médias de sua escola e do Projeto e-Jovem como um todo. É possível que tais resultados tenham sido favorecidos pelo fato dos paciente, em processo de desospitalização, terem sentido incentivados a re-inserir-se na sociedade. Dessa forma, a atividade tornar-se-ia mais interessante. Fica claro que são necessários novos estudos, bem como um aprofundamento da fundamentação teórica desta pesquisa. Como atividade exploratória, este trabalho foi bastante enriquecedor no sentido em que permitiu aos gestores do HSMM e do Projeto e-Jovem perceberem a importância de atividades como estas desenvolvidas com a participação de pacientes psiquiátricos. Entretanto, uma pesquisa mais detalhada, com maior número de sujeitos avaliados e maior controle sobre as variáveis intervenientes seria fundamental para o melhor levantamento de dados sobre este tema. |
Palavras-chave: Informática Educativa, Educação a Distância, Paciente Psiquiátrico. |