63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
HORTA NA ESCOLA |
NARA FERREIRA ALVES DE OLIVEIRA 01 PATRICIA REJANE CAVALCANTI 02 JOANA MARIA DE LIMA 03 |
1. Profª. / Orientadora - Secretaria de Educação |
INTRODUÇÃO: |
Tomando como pressupostos basilares a importância e contributo do Programa Escola Ativa no Brasil, mais precisamente em Serra Talhada, através do direcionamento da Secretaria de Educação da cidade supracitada, mediante o trabalho incansável e singular das professoras: Nara Ferreira Alves, Joana Maria de Lima, Patrícia Rejane Cavalcanti – professoras da Escola Municipal Pedro Cavalcante, que norteou o projeto citado, sem furtar-se a explicitar o árduo incentivo do propagador sobre temas relacionados ao meio ambiente e qualidade de vida, além de viabilizar conceitos e esclarecimentos de ordem escrita e fotográfica, para que o projeto a ser desenvolvido, tivesse contundência e veracidade, como também o resultado positivo e frutífero aos que paulatinamente coadunaram forças para concretizar tal desejo projetável. A Horta na verdade é algo usual na área campesina, por sanar necessidades vigentes na vida da dona de casa e do próprio homem do campo, que aproveitando o solo fértil, semeia algumas espécies de sementes que resultam em folhagens, frutos e verduras. Começando a partir dos costumes e tradições dos antepassados, que produziam e lucravam-se dos alimentos que os mesmos cultivavam. As atividades ligadas ao uso do solo, tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, poldar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. |
METODOLOGIA: |
A partir da horta escolar foram desenvolvidas atividades como palestras e oficinas educacionais, sempre com a participação dos pais e da comunidade em geral. O propósito maior do projeto é a importância de cultivar alimentos sem adubos e agrotóxicos a fim de proporcionar o consumo saudável das hortaliças na merenda escolar. As atividades permitem a relação entre a teoria da sala de aula com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem e natureza, além de incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a relevante qualidade do alimento saudável cultivado em um ambiente natural. Discussões relacionadas à situação problema com nomes de frutas, verduras, e hortaliças, contendo preços, peso, cor e tamanho, facilitaram a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de matemática, português, ciências e outras. O ensino de artes com desenhos da horta também qualificou o projeto enquanto interdisciplinar. |
RESULTADOS: |
O projeto de pesquisa, desenvolvido na Escola Municipal Pedro Cavalcante, localizada na área rural no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, visa reesingnificar o ensino das salas multisseriadas de froma prazerosa e significativa para alunos que nascem,crescem e residem no campo rural. A escola realiza atividades sob o comando da Escola Ativa, que integra um Programa do Governo Federal que contribui com a permanência do homem do campo e a valorização da agricultura familiar. Diante dessa realidade, professores dessa escola municipal decidiram desenvolver um trabalho com alunos dos anos iniciais, salas multisseriadas, com o intuito de cultivar alimentos no espaço próximo a escola para estimular os alunos e a comunidade ao consumo de hortaliças, verduras, frutas e ervas medicinais. O projeto, não somente prioriza o trabalho do cultivo para melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na comunidade rural, mas também valoriza o ensino interdisciplinar com atividades relacionadas à escrita, leitura, operações matemáticas e valores nutricionais dos alimentos, tendo como recurso a horta escolar. Atividades que integram respeito cidadania, valores sociais e morais também foram abordadas durante o projeto. |
CONCLUSÃO: |
A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo, que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar. Unindo, assim, teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações entre a escola a família e a comunidade. |
Palavras-chave: ENSINO, CAMPO RURAL, SUSTENTABILIDADE. |