63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
Avaliação dos Estudantes de Química, Quanto ao Conhecimento do Regimento Geral e Estatuto da Universidade Federal de Alagoas
Fellipe Pereira Rodrigues 1
Andressa Soares Santos 1
Woodland de Souza Oliveira 1
Kleyton Danilo da Silva Costa 2
Paulo Ricardo dos Santos 2
Joelma Sampaio da Costa 1
1. Instituto de Química e Biotecnologia – IQB/UFAL
2. Centro de Ciências Agrárias – CECA/UFAL
INTRODUÇÃO:
A palavra estatuto é derivada do latim statutum que quer dizer: lei, regra ou norma de funcionamento, e o termo regimento, regimentum, que significa governo, referindo-se, a uma unidade organizada sob o governo.
Toda organização deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem sua atividade, impondo limites, estabelecendo direitos e deveres. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), denomina-se Estatuto e Regimento Geral ao documento, discutido e aprovado pelos seus participantes e que reúne as normas regimentais básicas e gerais descrevendo as regras que disciplinam a organização e o funcionamento comum dos diversos órgãos, serviços e atividades didático-científicas e administrativas da UFAL.
Este, enquanto documento administrativo e normativo fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos na proposta político-pedagógica, na constituição do país e, especificamente, na legislação educacional (LDB). É neste documento que técnicos discentes e docentes noticiam o que é, para que foi fundada, quem pode participar e, o mais importante, quem serão os beneficiados das ações da UFAL.
Com isso, este trabalho propõe o objetivo de verificar o conhecimento dos estudantes de química, quanto ao estatuto e regimento geral da Universidade Federal de Alagoas.
METODOLOGIA:
As opiniões dos estudantes de química sobre o estatuto e regimento geral da Universidade Federal de Alagoas foram identificadas por meio de um questionário, sem identificação do respondente, elaborado especialmente para esse fim e previamente testado quanto a sua adequação aos objetivos deste trabalho. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2011 no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB - UFAL), com o questionário aplicado aos estudantes da química licenciatura e do bacharel, por meio de uma amostragem com um número de 100 estudantes para o curso. Buscou-se verificar nos questionários aplicados, se os discentes já ouviram falar, se leram, compreendem ou entendem, admitem, e a importância do estatuto e regimento geral da UFAL para a comunidade universitária como instrumento de democracia, cidadania e autonomia.
RESULTADOS:
Os discentes do curso de química, 70% jamais escutaram falar do estatuto e regimento geral da UFAL e apenas 30% prontamente ouviram. Muitos opinaram alegando a falta de divulgação desses documentos por parte própria instituição.
Na condição vigente 86% dos discentes não leram, mostrando a indisposição de leitura e conhecimento, dos aspectos gerais da estruturação e do funcionamento dos órgãos e serviços da UFAL.
Dos 14% discentes que leram,71% confirmaram entendimento e sua inclusão dentro desses preceitos legais. E ainda, parte com percentual de 29%, não confirmaram entendimento das normas jurídicas.
Os estudantes (54%) acreditam que não possuem alguma importância para a universidade. Isso demonstra uma situação preocupante, visto que esta concepção confere um desconhecimento do dever de todo membro de contribuir para a consecução das finalidades da instituição, pautada sua conduta, segundo os preceitos da ética, do respeito por cuja promoção é responsável, por seus atos e modo de proceder. Conforme a observação, 46% dos discentes confirmou a importância que trazem para a comunidade universitária alagoana. Este fato ratifica, que quase metade dos discentes incluindo, os que não leram, ou não ouviram discorrer, acreditam na característica em comum de regular questões essenciais.
CONCLUSÃO:
Na situação contemporânea 86% dos discentes química não leram o estatuto e o regimento geral, indicando indisposição à leitura e conhecimento. Com isso, desconhecem a importância deste documento, como instrumento de regulação das questões referentes a comportamentos, atitudes das pessoas, bem como disciplinar a organização e o funcionamento comuns dos diversos órgãos, serviços e atividades didático-científicas e administrativas da comunidade universitária alagoana.
Palavras-chave: Comunidade universitária, Discentes de química, Democracia.