63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE DESIGN PARTICIPATIVO A PARTIR DE UMA PESQUISA PILOTO NACIONAL |
Igor Sousa de Avelar 1 Gilson Oliveira Barreto 1 Maria Lourença Ferreira Bastos 2 |
1. Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - UFG 2. Secretaria de Educação do Estado de Goiás |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa foi realizada no contexto da oferta, pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, do piloto do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital. Curso este de 180 horas, composto por quatro módulos: Introdutório (Fundamentos da Educação a Distância e Sociedade em Rede), Hardwares, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores e ofertado na modalidade de educação a distância, em 2009, para os 27 estados de todo o território nacional. Nessa versão, pesquisa piloto, participaram 2 mil e setecentos alunos do ensino básico da rede pública, sendo 50% da rede estadual e 50% da rede municipal. Pretendeu-se nesta pesquisa propor e validar uma metodologia de produção de material didático hipermídia interativo e avaliar a adequação da linguagem e do conteúdo. Esta pesquisa ocorreu em dois momentos, durante o processo de construção/produção do curso e na sua re-elaboração após a oferta de turma piloto nacional. |
METODOLOGIA: |
A metodologia de desenvolvimento de conteúdo foi realizada de acordo com aspectos do design participativo, onde os atores envolvidos nas fases do processo estão presentes desde o momento da concepção até a finalização do material didático utilizado no curso. Presentes no grupo equipes: coordenação, comunicação áudio-visual, pedagógica, produtores de conteúdo e grupo de alunos do ensino médio. Durante o desenvolvimento dos roteiros e das hipermídias, os alunos realizavam avaliações a partir de alguns indicadores e elaboração de textos críticos do material que retornavam para as outras equipes encarregadas pela construção do conteúdo. Utilizou-se o instrumento de questionário em uma amostragem representativa de alunos para coleta dos dados. As mídias e os conteúdos foram avaliados com a finalidade de captar e antecipar problemas de acoplamento das linguagens utilizadas na construção do curso, nível de intuitividade da interface gráfica, adequação do conteúdo ao contexto e faixa etária do público a que se destinou o material, e categorias técnicas: tempo médio para estudo, desempenho qualitativo dos computadores em diferentes velocidades de conexão. O desenho de construção e fluxos de trabalho foram definidos de forma a permitir a re-elaboração, em processo, de qualquer etapa. |
RESULTADOS: |
Em um universo de estatísticas e impressões que foram obtidas durante todo o processo de construção do curso, discutiu-se aspectos significativos que poderiam potencializar o alcance do material didático hipermídia interativo. Os resultados obtidos foram levantados a partir de duas dimensões: na primeira, por meio das análises realizadas pelo grupo de alunos do ensino médio e equipes técnicas de produção e na segunda, pelos questionários aplicados numa amostragem de alunos e tutores na população que realizou o curso piloto. Na primeira dimensão a análise foi realizada a partir de impressões, memoriais e discussões em reuniões presenciais. Na segunda, foi realizada análise qualitativa e quantitativa das informações levantadas na oferta do piloto, sendo os principais indicadores e resultados, avaliados em uma escala de 0 a 10 pontos: aspectos gerais do curso (interação tutor-aluno, adequação de cronograma de atividades propostas e infraestrutura) para esta matriz de variáveis foi obtido a média de 8,6; aspectos relacionados à participação do Aluno (cumprimento do cronograma do curso, pró-atividade e interesse pela continuidade em novas ofertas) obteve-se a média de 9,0 para a matriz de variáveis consideradas. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa apontou a importância de se utilizar metodologias que permitam incluir, no processo de construção de material interativo, diversos atores; equipe técnica, equipe pedagógica, representantes do público a que se destina o material didático hipermídia interativo em formato de curso a distância, entre outros. Bem como o desenvolvimento de critérios e parâmetros de avaliação, não apenas de aspectos técnicos de produção, mas também de interação, registro e considerações obtidas nas impressões com os diversos atores das equipes. Ressalta-se, ainda, a importância da análise dos dados de avaliação dos alunos que participaram da pesquisa piloto para referendar todo o processo de metodologia da construção do material didático para o curso. Os resultados obtidos neste piloto, serviram como importante aparato para uma futura oferta do mesmo material a dimensões maiores. |
Palavras-chave: Metodologia de Avaliação, Hipermídia, Educação a Distância. |