63ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica |
“TRILHA DAS VITAMINAS”: UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE VITAMINAS. |
Janaína Milena Santos 1 Amanda Yumi Otsuka 2 Amanda Barreto Xavier Leite 3 Aline Anjos de Menezes 4 Breno Moura da Conceição 5 Tainan Amorim Santana 6 |
1. Graduanda do curso de Ciências Biológicas Licenciatura- Depto de Biociências-UFS 2. Graduada em Ciências Bológicas Licenciatura-Depto de Biociências-UFS 3. Mestranda em Ecologia e Conservação-NPEC/Lab de Micologia-UFS 4. Mestranda em Ecologia e Conservação-NPEC/Lab de Micologia-UFS 5. Graduado em Ciências Bológicas Licenciatura-Depto de Biociências-UFS 6. Profa./ Orientadora Mestranda em Educação- UESB |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho mostra a importância da utilização de materiais didáticos em sala de aula, especialmente em matérias relacionadas a Ciências e Biologia por serem mais abstratos. O recurso confeccionado foi um jogo de tabuleiro, com o objetivo de chamar a atenção para esse assunto, relativamente pequeno, mais de grande importância. O jogo foi primeiramente aplicado em sala de aula com alunos da graduação de biologia, para um teste e abertura para sugestões antes de aplicá-lo com alunos de 1º ano do Ensino Médio, que seriam o público-alvo. Desta forma compreendemos que o uso de materiais didáticos como ferramenta para uma aula mais dinâmica, pode contribuir para despertar um maior interesse por parte dos alunos contribuindo assim para um aprendizado mais eficaz. Pois são considerados objetos facilitadores de aprendizagem e fixadores de conhecimento Fiscarelli (2008). Porém todas essas verdades sobre os materiais didáticos só terão fundamento se conseguir realmente facilitar o aprendizado, proporcionado assim uma aprendizagem significativa, principalmente de algumas matérias, como também se conseguir promover a socialização entre os envolvidos e se auxiliar o professor neste processo como um todo. E tal fato conta com inteira ação e integração do professor com sua turma. |
METODOLOGIA: |
Para a confecção do jogo foram utilizados materiais simples como cartolina, lápis de cor, figura de revista, tesoura, cola, canetas hidrográficas coloridas, fita adesiva, lápis grafite, palito de dente, caneta esferográfica preta, régua e livro didático que contém o assunto Vitaminas. Numa cartolina foi desenhada de caneta esferográfica preta toda a trajetória da trilha, a mesma foi dividida em 30 casas ilustradas com figuras de revista. Estando o tabuleiro pronto, foram confeccionados os pinos, os dados e as cartas que continham perguntas sobre o assunto. A partir da divisão dos grupos o jogo inicia quando um aluno do grupo escolhe uma carta na mão do professor que lê a pergunta para o grupo em questão, que tem três minutos para responder. Se a resposta foi correta, o grupo avança o número de casas de acordo com a jogada do dado. Se a resposta foi errada, o grupo não avança as casas e o professor junto com toda a turma tenta esclarecer as possíveis dúvidas dessa pergunta. Se o tempo foi excedido, o grupo perde o direito de resposta e fica estacionado na casa. Nesse caso, o professor não poderá responder, e a carta volta para as questões ainda não respondidas. Vence o jogo o grupo que chegou primeiro na última casa. |
RESULTADOS: |
O jogo foi aplicado com 33 alunos do curso de graduação de Ciências Biológicas licenciatura, durante o debate promovido pela professora-orientadora e os graduandos envolvidos que ofereceram três sugestões: a primeira está relacionada com o andamento do jogo, eles viram uma possibilidade de volta das casas em casos de erros, ao invés de somente ficar estacionado na casa em questão. A segunda sugestão põe em observação a enumeração das cartas de acordo com a casa, por exemplo, o aluno está na casa dois responderá a questão de um dos cartões com a numeração referente a casa em que se encontra, pois no caso de vários grupos numa mesma casa o professor tem a possibilidade de ofertar mais cartões com novas perguntas. A terceira sugestão seria o aumento da trilha, dando ao jogo um maior tempo de duração, isso só seria possível se houvesse um maior tempo disponível para a aplicação do jogo, que neste caso foi montado para uma aula de 50 minutos, porém se o professor disponibilizar mais uma aula, assim poderiam aumentar o número de casas e cartas do jogo. No geral, as sugestões foram consideradas e os graduandos acharam de relevante importância a aplicação do jogo com alunos do 1º ano do ensino médio, já que esse assunto vem de forma superficial nos livros didáticos. |
CONCLUSÃO: |
A aplicação desse recurso para os alunos de graduação fez com que o jogo fosse visto de formas diferentes, podendo assim analisar as sugestões dadas para aplicá-las em sala de aula. Essa exposição faz com que o jogo antes de ser aplicado nas escolas, seja analisado pelos graduandos que já lecionam e pelos que ainda terão contato com alunos da educação básica, por meio dos estágios obrigatórios. O jogo “A Trilha das Vitaminas”, se mostrou como uma ferramenta de uma aula mais dinâmica e atrativa contendo muitas informações importantes, que podem favorecer um espaço de maior aprendizagem dos alunos, que podem interagir ainda mais numa atividade que reúne teoria e prática. Sendo assim, esse trabalho divulga a importância do uso dos recursos didáticos que estimulem a aprendizagem e o interesse do aluno pela matéria. E o estimulo não vem só por parte do aluno ou somente do professor, que na tentativa de melhorar sua práxis, tende a utilizar com maior frequência novas ferramentas para suas práticas pedagógicas. |
Palavras-chave: Material Didático, Aprendizagem, Educação Básica. |