63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
IMAGINÁRIO MEDIEVAL RELIGIOSO MEDIEVAL NOS MORADORES DA VILA DE SAUÉ - TAMANDARÉ PE
EDSON MANUEL DA SILVA 01
ANDERSON BRUNO DA SILVA OLIVEIRA 02
LUCIANA VIEIRA DEMERY 03
1. Profº. /Orientador - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
2. Profª./ Orientadora - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO:
O imaginário religioso medieval presente na sociedade nordestina, no caso, na comunidade Vila Saué – distrito do município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco - é o foco da pesquisa elaborada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal Luiz Bezerra de Mello, e acompanhado pelo professor da disciplina de História Anderson Bruno da silva Oliveira. No decorrer da pesquisa constatamos características medievais em nossa comunidade, isto no que tange as suas concepções religiosas (agrupamento religioso católico, suas crenças e valores). Este fato nos levou a realizar trabalho de pesquisa com o seguinte problema: quais as similitudes e divergências da religiosidade católica contemporânea para com a medieval?
Baseando-se neste questionamento, objetivamos encontrar as marcas medievais existentes, ainda hoje, na religiosidade dos moradores de Vila Saué e, através disso, reescrever a história religiosa de nossa comunidade.
O ato de pesquisa em sala de aula leva nossos discentes a uma nova perspectiva de aprendizado, não vendo mais a disciplina de história como mero ato de memorização, não apenas trazendo novos fundamentos e questionamentos para a sala de aula, mais ainda percebendo como podem os alunos ser autores da história.
METODOLOGIA:
Para chegarmos às conclusões finais da pesquisa, foram realizadas exposições orais dos temas como imaginário medieval religioso e discussões sobre a mentalidade medieval, com bases em textos de Marc Bloch e Le Goff. Além disso, também foram feitas leituras de fragmentos de texto da literatura regional de Ariano Suassuna. Trechos do filme “O Nome da Rosa” (baseado em livro de Umberco Eco), que retrata o imaginário religioso medieval, e “O Auto da Compadecida (baseado no romance de Ariano Suassuna), sobre o imaginário religioso nordestino, foram exibidos para os alunos e, a partir de então, discutidas semelhanças e diferenças.
Ao findar a parte teórica, iniciamos em nossa comunidade uma pesquisa de campo, na qual entrevistamos pessoas praticantes das religiões cristãs, de modo especial, pessoas católicas, tanto os mais antigos da nossa comunidade, quanto os jovens. Com a intenção de identificação do imaginário religioso medieval presente na comunidade da Vila Saué.
Culminando com a pesquisa foram realizadas apresentações para toda a escola e comunidade, sobre as conclusões obtidas por meio da pesquisa de campo. A apresentação aconteceu com exposição de cartazes e debates sobre o tema.
RESULTADOS:
No decorrer dos trabalhos de pesquisa foram notadas uma maior autoestima por parte dos discentes na disciplina de história, que começaram a perceber a relação tão próxima que eles têm com o fazer histórico. Ou seja, em serem autores de sua história, e com isto tornaram-se mais participativos nas discussões do projeto de pesquisa.
Outro fato que também merece ser citado é a nova visão de história, formatada pelos próprios alunos por meio de pesquisa de campo, comparando a história positivista e “essencialista”, com a visão cultural e regional da história. Nas abordagens dos temas sempre era feitas referências a proximidade dos fatos históricos às suas realidades, desmistificando assim as idéias “essencialista” de nossa historiografia tradicional.
Com essa nova visão historiográfica dos fatos podemos abordar os temas com muita facilidade e quanto mais os estudantes se identificavam com os fatos mais informações eles traziam para debater em sala de aula.
CONCLUSÃO:
O trabalho de pesquisa foi concluído com atividades de apresentação, debates e exposições orais, apresentados pelos alunos ao público, formado pela comunidade escolar, comunidade vizinha da instituição de ensino e autoridades do município.
A pesquisa despertou nos discentes curiosidades e, além disso, serviu de amparo teórico para debates sobre as razões das práticas e imaginário religioso contido em suas práticas religiosas, percebendo que elas têm uma origem e suas práticas não surgiram do acaso.
As contribuições da pesquisa não foram apenas no âmbito dos conhecimentos históricos, mas também colaboraram para a ampliação das relações interpessoais entre os discentes, como também numa maior aproximação destes com o corpo docente da instituição de ensino, tornando assim a prática de magistério mais prazerosa e construtiva.
Palavras-chave: PESQUISA, ENSINO, APRENDIZAGEM.