63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Impactos ambientais da pecuária no pantanal Mato-grossense município de Cáceres - MT
Jodiley Mendes da Costa 1
Helton Johnson Maia Sodré 1
Onélia Carmem Rossetto 2
1. Depto de Geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais -UFMT
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Geografia - UFMT
INTRODUÇÃO:
O Agronegócio em Mato Grosso é um dos seguimentos da economia que é muito forte no estado. Com isso a sua produção de baseia no cultivo de grãos e na criação de gado. Na região do pantanal a atividade pecuária foi introduzida há dois séculos nessa região funcionando de acordo com o ciclo das águas onde se sustenta até hoje. Mas devido ao aumento populacional mundial pressiona os serviços ambientais que são gratuitamente fornecidos pela natureza – por exemplo, O fornecimento de alimento para o descomunal contingente populacional do século XXI não apresenta mais uma limitação malthusiana, já que se produz mais alimento do que as necessidades calóricas mundiais, mas o acesso ao alimento é desigual. Por outro lado, a demanda internacional por produtos agrícolas afetam a biodiversidade brasileira pelo aumento na fragmentação de áreas prístinas. Os impactos ambientais derivados da produção nacional de soja, carnes, ferro, alumínio etc. atuam em sinergia com as pressões sociais ou populacionais do atual mercado globalizado. Com o aumento de produção vem também o aumento da exploração de recursos naturais, no caso da pecuária é necessário de mais espaço, ou seja, áreas abertas pelo desmate. Essa área aberta é realizada para que haja o aumento do pasto para a criação de gado.
METODOLOGIA:
Foi realizado um levantamento teórico junto aos estudos realizados com os colegas da rede de pesquisa da pecuária. Refinamento do referencial teórico metodológico; pesquisa em órgãos do governo como a SEMA para o conhecimento de leis e normas ambientais; coleta de dados secundários.foi desenvolvido um questionário para entrevistas.
Em campo foi realizada entrevistas com os proprietários e funcionários das fazendas da região e utilização do GPS para marcação de coordenadas para possíveis mapeamentos da região.
RESULTADOS:
Em pesquisa campo registramos alguns impactos ocorridos na região. Esses impactos são devido ao aumento de produção da pecuária nas áreas pantaneiras do município.
Dentre os principais impactos ambientais da pecuária, pode-se destacar: a eliminação ou redução da fauna e flora nativas, como conseqüência do desmatamento de áreas para o cultivo de pastagens; o aumento da degradação e perdas de nutrientes dos solos, em especial devido ao pisoteio intensivo e à utilização do fogo; a contaminação dos produtos de origem animal, devido ao uso inadequado de produtos veterinários para o tratamento de enfermidades dos animais e de agrotóxicos e fertilizantes químicos nas pastagens.
Os proprietários possuem uma visão a lucratividade sendo que a maioria afirma possuir reservas em suas propriedades. Essas reservas variam muito de uma propriedade para outra. Sendo que na maioria não é respeitada as APPs (área de preservação permanente). Os impactos introduzidos pela pecuária não vem só na derrubada da mata nativa, também não só pelo plantio de pasto exótico e pelo pisoteio do gado, mas existe também a estrada que corta essa região. A estrada BR 070 corta rios e corixos, devido à estrada ser elevada também exibe um impacto, pois essa estrada pode bloquear a passagem da água de um lado para outro.
CONCLUSÃO:
A partir das últimas décadas a questão ambiental tornou-se uma preocupação mundial. A grande maioria das nações do mundo reconhece a emergência em buscar soluções aos problemas ambientais. Alterações climáticas, desertificação, poluição atmosférica e perda da biodiversidade são algumas das questões a serem resolvidas por cada uma das nações do mundo, segundo suas respectivas especificidades.
Para que haja soluções nas questoes de impactos ambientais, devemos desenvolver pesquisas na área. Algumas soluções sao sugeridas:
- A utilização da Educação Ambiental no entendimento dos motivos da não derrubada da mata nativa pantaneira ou uma derrubada controlada, além de extencionistas que auxiliem especialmente os pequenos produtores a procurar novas formas de manejo que evitem a erosão por falta de matas nas margens dos rios da região.
- Investigar e mitigar (Governo, ONGs) os impactos indiretos das hidrovias – motivo de muito cuidado e preocupação na conservação dos habitats do Pantanal;
Palavras-chave: Impactos Ambientais, Pantanal, Pecuária.