63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
CONHECER PARA PRESERVAR
MARIA DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA 01
LUCIANA VIEIRA DEMERY 02
CICERA GUERRA 03
1. Profª. / Orientadora - Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:
Foram resultados do processo de pesquisa dentro do ambiente escolar, entre outros - estimular a leitura de forma lúdica e significativa; valorizar a ação de ler e, conseqüentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento; ampliar os universos literários dos alunos, oferecendo material diferenciado para leitura; apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões; definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos; propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar e para conhecer; possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal; desenvolver um trabalho de parceria com todos os professores; tornar-se mais uma das ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades desenvolvidas em classe; estimular a pesquisa; zelar pelo acervo da sala de leitura e promover ações que auxiliem na renovação de suas obras. Todos esses resultados fazem do projeto um desafio para o ensino básico. Assim, os resultados são registrados a cada etapa vivenciada e considerados como aprendizagem construída.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada no projeto foi desenvolvida, ao longo do estudo, por meio de pesquisas na localidade a partir da análise do tipo de solo do Sertão Nordestino. Após as primeiras observações, os alunos socializaram o novo conhecimento com apresentação de seminários, trabalhos em grupo, estudo dirigido e leitura de textos informativos sobre o tema. As atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala, tiveram como objetivo a disseminação sobre o conhecimento do semi-árido brasileiro (região que abriga o bioma da caatinga) na perspectiva de orientar os alunos acerca da importância dos cuidados com a vegetação e o solo da região. Visto que, o local que abriga a fauna sertaneja, ao contrário do que muitos pensam, é rica em espécies animais, tais como: veado-catingueiro, preá,gambá, tatu peba, asa branca e outros. Além disso, a comunidade é formada por centenas de famílias que sobrevivem da agricultura local, tais como; feijão, mandioca, e outras.
Os debates sobre o tema estabeleceram relação entre o ensino e a pesquisa realizada pelos discentes e, ao mesmo tempo, fez surgir reflexões sobre os problemas ocorridos com a fauna e a flora, pelo mau uso dos recursos naturais. Nesse contexto, destacam-se, principalmente, as ameaças ao solo - que prejudicam os sistemas de roças da Vila Logradouro - atrapalhando a economia da comunidade residente no local.
A partir de então, foram visualizadas propostas de melhorias e de novos estudos, como, por exemplo, a preservação da fauna
RESULTADOS:
O trabalho interdisciplinar surgiu das vivências em sala de aula. A participação dos alunos e dos professores envolveu a escola em clima de discussões e pesquisas sobre o tema. Além disso, estabeleceu relação entre o ensino, a pesquisa e o projeto didático. Considerando que a Escola Santa Terezinha, que atende alunos da comunidade rural com experiências em temas voltados à agricultura familiar, atividades de sessões de vídeo, aulas de campo, apresentações dos seminários, uso de recursos multimídias e experiências realizadas pelos estudantes, fizeram do projeto uma atividade lúdica e inovadora dentro do espaço escolar.
As atividades foram divididas em etapas, enquanto no primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico, nos demais foram sendo feitos acompanhamentos baseados nas descobertas alcançadas. A coleta de material (cascas de plantas medicinais e arbusto) com intuito de conhecer para preservar é exemplo de atividade realizada durante o processo de pesquisa de campo. Nesse período, a Escola vivenciou as experiências e descobertas feitas pelos alunos, que, por exemplo, criaram fórmulas para fabricação de lambedor com ervas da região. Já apresentações culturais, festival de comidas típicas, brincadeiras com paródias, jogral e uma mostra das produções feitas durante o desenvolvimento do projeto, foram atividade vivenciadas na culminância do projeto.
CONCLUSÃO:
Atualmente, o ensino não pode ser resumido a trabalhos realizados em sala de aula, pois a emergência para inclusão de temas transversais, tais como, meio ambiente, pluralidade cultural, e outros, são importantes, não apenas para estimular os grupos de estudantes, mas também para dar novo significado do ensino dentro do trabalho escolar com projetos didáticos.
Diante das necessidades que surgem nos campos social, econômico e cultural, a sociedade escolar pede por mudanças que possam valorizar o ensino e fortalecer o espaço como uma instituição viva e pulsante. A escolha dos temas pesquisados, além de envolver alunos e comunidade, contempla a interdisciplinaridade e a didática inovadora numa perspectiva de ensino e aprendizagem. Também, nesse aspecto, valoriza os conteúdos com ensino dando significado tanto para o conhecimento escolar, quanto para a formação da cidadania. Desta maneira, a busca pelo conhecimento, pela motivação e participação dos alunos e professores, fizeram do projeto uma atividade motivadora e construtiva. Além disso, despertou no corpo discente o sentimento de mudança de comportamento em suas atitudes cotidianas voltadas ao solo, desde o plantio do milho e do feijão, até a colheita e a preservação de diversas espécies da fauna e da flora.
Palavras-chave: ENSINO, FAUNA, FLORA.