63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
QUÍMICA EM SHOW: UM INSTRUMENTO DE INCENTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA |
Jonas Batista de Azevêdo 1 Leandro Severino de Oliveira 1 Maria Fernanda Henrique Odebrecht 1 Maysa Ramos Vieira 1 Nathália Kellyne Silva Marinho Falcão 1 Umberto Gomes da Silva Junior 2 |
1. Coord. de Licenciatura em Química, IFPB 2. Prof. Dr./ Orientador - Coordenação de Licenciatura em Química, IFPB |
INTRODUÇÃO: |
O ensino de Química, na maioria das vezes se limita apenas na transmissão-recepção dos conteúdos, definições, leis, sem aplicabilidade e sem qualquer relação com o cotidiano vivenciado pelos alunos. Quase sempre, é utilizada apenas a memorização de conteúdos, impedindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos discentes, tornando os mesmos agentes passivos no processo de aprendizagem. Por sua vez, sabemos que o ensino de Química coopera para uma visão mais ampla do conhecimento, permitindo uma melhor compreensão do mundo físico e construção da cidadania, colocando em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente relevantes, que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno. Neste caso, a Química é uma ciência caracterizada por um modo de pensar e um modo de fazer. Sendo assim o Química em Show busca minimizar essa carência através de apresentações lúdicas, utilizando práticas de efeitos visuais que aguçam o interesse dos alunos pela ciência abordada, permitindo uma maior relação ente a teoria e a prática aplicada ao dia-a-dia dos alunos. |
METODOLOGIA: |
O Química em Show é composto por práticas escolhidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Química de acordo com o efeito visual causado ao público, levando em consideração os riscos das substâncias químicas utilizadas e do procedimento de cada experiência. Na realização dessa atividade são utilizados reagentes e vidrarias laboratoriais além de materiais simples e de baixo custo e/ou de fácil obtenção. O Química em Show atende aos alunos de escolas públicas e privadas, do ensino médio e do 6° Ano ao 9° Ano (antiga 8ª série do ensino fundamental), com duração de aproximadamente uma hora por apresentação. A apresentação consiste em envolver o público de maneira dinâmica, no qual os participantes utilizam recursos como: caracterização diferenciada, utilização de músicas voltadas aos conteúdos trabalhados e a participação constante do alunado na realização das experiências, permitindo a efetivação da aprendizagem. Após o término da cada apresentação alguns pontos são avaliados, como: Planejamento, organização e desenvoltura durante a apresentação. |
RESULTADOS: |
As apresentações do Química em Show contribuem de maneira bastante relevante na formação dos integrantes do PET Química, uma vez que o grupo é constituído por licenciandos. Sendo assim essa atividade desenvolve novas competências para o ensino-aprendizagem de Química, possibilitando também aos alunos (público alvo), o desenvolvimento e compreensão dos conteúdos através do uso de experiências de efeito visual, ministradas de forma diferenciada, na qual os alunos são envolvidos de maneira dinâmica despertando o interesse e a curiosidade pelo estudo da ciência. Além das vantagens supracitadas essa atividade propicia também uma maior interação entre a Instituição de Ensino Superior e a comunidade. Através do Química em Show, os participantes do projeto adquirem experiência para o exercício da futura profissão, a docência. Desta forma, podemos observar que a união entre teoria e prática pode proporcionar aos discentes um maior interesse pelas aulas e conteúdos da disciplina e estimular os docentes a procurar por métodos que permitam a correlação entre a ciência e a prática. |
CONCLUSÃO: |
Com o Química em Show os alunos conseguem relacionar a Química com acontecimentos do seu cotidiano através de reações simples às vezes passadas despercebidas, reações essas mostradas de forma dinâmica, fugindo completamente da metodologia tradicional aplicada no ensino dessa Ciência, que é na maioria das vezes, ministrada de forma abstrata e monótona. Dessa forma os experimentos realizados fazem com que os discentes consigam atrelar à teoria e a prática, tornando mais significativa à aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Essas atividades experimentais com fortes efeitos visuais prendem a atenção do discente auxiliando o ensino de maneira incentivadora e construtivista. Sendo assim, o Química em Show age de forma motivadora, realçando a importância da utilização de novas metodologias na prática docente. |
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Química, Experimentos. |