63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
ANÁLISE DA EVASÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PROEJA – COM HABILITAÇÃO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES DO IFG – CAMPUS INHUMAS
Igor Raniere dos Santos Gonçalves 1
Renata Luiza da Costa 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás
2. Profa./Orientadora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás
INTRODUÇÃO:
O PROEJA realizado no campus Inhumas, tem ofertado, até então, apenas a habilitação em Suporte e Manutenção de Computadores. Infelizmente, o índice de evasão tem sido alto, bem como o índice de reprovação em determinadas disciplinas. Portanto, o corrente projeto visa identificar o perfil dos alunos evadidos para nortear futuras decisões no que diz respeito a continuação ou não desta habilitação. É importante encontrar também fatores e sugestões de possíveis habilitações para novas turmas de PROEJA que se adequem ao público de Inhumas. Por meio de entrevistas, via questionário fechado, com os alunos evadidos de diferentes períodos pretende-se diagnosticar as principais razões de evasão no curso aqui mencionado. É preciso identificar com clareza as razões ligadas diretamente ao curso para que o instituto possa traçar novas formas de se ofertar tal curso ou, talvez, não ofertá-lo e optar por outra habilitação.
METODOLOGIA:
No primeiro instante do projeto procuramos juntamente com a CORES (Coordenação de Registros Escolares) identificar os alunos evadidos nos registros da secretaria. Levantamos nomes, telefones e endereços de cada um deles. De 120 alunos matriculados desde 2009, 46 alunos evadiram. Desse total de evadidos, conseguimos localizar e entrevistar 16. Após essa identificação, realizou-se um questionário com estes alunos procurando encontrar os motivos da evasão. Após realizarmos o questionário, tabulamos os dados obtidos com um manipulador de planilhas gratuito, o BROffice Calc, e iniciamos a etapa de análise destes dados. Com os resultados dos dados obtidos podemos assim identificar o motivo e também podemos descobrir o impacto que esta evasão pode causar no instituto como um todo.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nos mostraram que 50% dos alunos em que aplicamos o questionário desistiram do curso por motivos de trabalho e incompatibilidade de horários. Observamos também que 37,5% tiveram problemas caracterizados como pessoais, que englobam desde problemas com o horário noturno até necessidade de encontrar pessoas de confiança que pudessem cuidar dos filhos do aluno enquanto o mesmo estivesse no instituto. Observamos que 12,5% apresentaram problemas de transporte, ou por morarem longe da instituição (em outra cidade) como também não encontrar meios de locomoção que os pudessem levar até o instituto mesmo no próprio município.
CONCLUSÃO:
Com esses resultados podemos observar que não foram encontrados problemas referentes ao instituto, reforçado ainda pela declaração de alguns alunos que gostariam de poder retornar ao instituto. Foi constatado ainda que segundo os alunos entrevistados, o instituto possuía uma estrutura privilegiada e professores competentes reforçando assim a afirmação anteriormente mencionada.
Palavras-chave: PROEJA, Evasão, Informática.