63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
Clube da Química: O ensino de química sob uma perspectiva diferenciada |
Filippy Odebrecht Marques 1 Maria Fernanda Henrique Odebrecht 1 Nathália Kellyne Silva Marinho Falcão 1 Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo 2 |
1. Coord. de Licenciatura em Química, IFPB 2. Profa. Dra./ Orientadora - Coordenação de Licenciatura em Química, IFPB |
INTRODUÇÃO: |
A realidade do ensino de química, nos níveis fundamental e médio, exibe que muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Os alunos da educação básica, muitas vezes, veem a química como uma disciplina complicada, abstrata e monótona, com pouca ou nenhuma ligação com o cotidiano. Uma maneira de trazer uma maior compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula é a experimentação, que por sua vez funciona como ferramenta de desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, levando os alunos a compreenderem através da prática os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Nesse enfoque, o presente trabalho objetiva trazer a química para a realidade dos discentes e analisar a importância da utilização de atividades experimentais no ensino desta disciplina, com esse intuito foi desenvolvido o Clube da Química, que através de uma metodologia diferenciada, utilizando dos experimentos e do cotidiano despertar o interesse e aguçar a curiosidades do alunado através do uso da prática comprovando a teoria, atuando dessa maneira como uma importante ferramenta no processo de compreensão dos conceitos ministrados em sala. |
METODOLOGIA: |
O desenvolvimento do projeto foi orientado por uma análise qualitativa das percepções de alunos do nível médio a respeito de atividades experimentais aplicadas na disciplina química. O clube da Química ocorre uma vez por semana durante o período da tarde no Colégio e Curso Evolução, localizado em João Pessoa – PB. E é composto por um total de 36 alunos divididos em duas turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. O desenvolvimento dos experimentos condizem com os conteúdos vistos em sala de aula e com o cotidiano dos alunos, a realização das praticas é orientada pelo professor da turma e ocorre no laboratório na própria escola e/ou em aulas de campo, utilizando para a realização dos experimentos reagentes e matérias de baixo custo e fácil obtenção. Após as atividades os alunos são questionados a respeito da relação entre a prática e teoria vivenciada e também sobre a interlocução dos fenômenos e reações químicas aplicados ao cotidiano. |
RESULTADOS: |
Através da atividade foi perceptível a interação entre os discentes, que discutiam e questionavam durante as realizações dos experimentos, discussões essas, que enfatizavam não apenas o contexto estudado, mas também a sua relação com o dia a dia. Não obstante o Clube da Química contribui de maneira bastante significativa na formação dos alunos, pois desenvolve novas competências para o ensino-aprendizagem de Química, possibilitando aos mesmos a interiorização e compreensão dos conteúdos ministrados em sala, através da correlação estabelecida com o uso de experiências ministradas de maneira diferenciada. Sendo assim é proporcionado ao alunado um maior envolvimento com a disciplina Química, visto que a conexão entre teoria e prática desperta o interesse, desejo e curiosidade perante a ciência em questão. |
CONCLUSÃO: |
Partindo do conceito de que motivação é a peça principal no grande ato do ensinar, o aprender é um processo natural que surgir da curiosidade dos alunos e este objetivo foi alcançado através do Clube da Química, pois os alunos foram motivados a raciocinar e criar conceitos, desenvolvendo dessa maneira as competências necessárias para a construção do conhecimento, além de possibilitar aos alunos um contato diferenciado com a química, por vezes tão distante da realidade vivida nas salas de aula. No decorre do desenvolvimento das aulas o processo de ensino-aprendizagem deixou para trás a metodologia tradicional que torna a química abstrata e complexa onde por vezes os alunos apenas decodificam fórmulas e teorias, trazendo para a realidade dos alunos a experimentação, que é a essência desta ciência. Dessa maneira, a articulação entre prática/teoria permitiu aos alunos atrelar a Química com o cotidiano, tornando a disciplina mais atraente e dinâmica, contribuindo de forma singular no processo de ensino e na interiorização efetiva do conhecimento. |
Palavras-chave: Química, Experimentação, Ensino-aprendizagem. |