63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
A MATA ATLÂNTICA EM PERNAMBUCO UM BIOMA EM EXTINSÃO |
ADRIANA PESSOA FERREIRA 01 HANDERSON PHILLIPE PEREIRA DA SILVA 02 LUCIANA VIEIRA DEMERY 03 |
1. Prfª/ Orientadora - secretaria de educação |
INTRODUÇÃO: |
A biodiversidade, que se refere epistemologicamente ao grupo dos diversos seres vivos encontrados no planeta terra, será abordada como tema para estudo em projeto didático de pesquisa com alunos da Escola Municipal Luiz Bezerra de Mello, localizada na área rural do município de Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. O estudo sobre a Mata Atlântica pernambucana - um bioma em extinção - é tema para pesquisa com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é identificar não somente as causas dos problemas existentes no ecossistema, como também o grave desastre ecológico provocado a flora devido à especulação imobiliária em tempos atuais. No entanto, nos tempos passados também aconteceram ameaças a mata atlântica com a chegada das usinas de cana-de-açúcar na região do litoral pernambucano e o plantio da cana, que deu início a extinção a biodiversidade de centenas de espécies das quais podemos citar variedades de florestas ciliares e vegetação dos manguezais. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada no projeto teve inicio com as atividades de pesquisa de campo, a fim de identificar as variedades da flora no espaço onde a escola está inserida. Após a pesquisa, os alunos apresentaram os trabalhos em formato de seminário, com painéis e exposição de espécies. A proposta de atividades de pesquisa individual e coletiva, palestras, oficinas também são instrumentos que favorecem a aprendizagem como metodologia. O debate em sala de aula, a apresentação de filmes e observação das paisagens modificadas na região, qualificou o projeto em atividade inovadora. Para ampliação de dados foram identificadas as características da mata atlântica, realizada a compreensão dos processos de exploração histórica do referido bioma, conhecimento das espécies e apresentação das pesquisas em feira de conhecimentos. |
RESULTADOS: |
Com relação aos resultados, o que mais surpreendeu foi à participação ativa de alguns alunos que, anteriormente, não estavam incluídos no processo de aprendizagem das aulas tradicionais. Por outro lado, a atividade de campo oportunizou ao grupo uma socialização do conhecimento a partir da realidade. Além disso, oportunizou o estabelecimento da relação com o ensino e a experiência. A dinâmica do trabalho desenvolvido possibilitou aos alunos acesso às informações nas diversas áreas do conhecimento do ensino de geografia, bem como das atividades interdisciplinares. Compreende-se assim, que a pesquisa na Educação Básica é uma atividade inovadora e integradora, além de promover um trabalho coletivo que permite o aprendizado em diferentes situações. Assim sendo, foram realizadas atividades coletivas, individuais, escritas, orais, expositivas e de campo. O conhecimento é uma interação entre o individuo, o saber e o mundo que o rodeia. Desta maneira, o trabalho com projeto didático dá validade a construção desse conhecimento na inter relação dos elementos sociais, culturais, políticos, econômicos. |
CONCLUSÃO: |
A investigação, a pesquisa e a inovação pedagógica são novas possibilidades que dão novos significados a didática na sala de aula. As mudanças atuais no contexto escolar exigem do professor práticas e atitudes que estimulem alunos, na construção do conhecimento significativo, na nova postura de esclarecer dúvidas, sugerir melhores estratégias e buscar a participação de todos referencia o trabalho com projeto didático como um trabalho global. Assim, concluímos que a aprendizagem qualitativa atender a metas do planejamento numa perspectiva dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. |
Palavras-chave: ENSINO, PESQUISA, APRENDIZAGEM. |