63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NO MUNICIPIO DE INHUMAS/GO: UM DIAGNÓSTICO PRELIMINAR
Natália Melo Silva 1
Renato Araújo Teixeira 2
Simone Bernadino Lucas 3
1. Aluna do Instituto Federal de Goiás
2. Prof. Dr./Orientador - Depto de Geografia - IFG
3. Aluna do Instituto Federal de Goiás
INTRODUÇÃO:
Diagnosticou-se no município de Inhumas na última década uma relação de forças divergentes e complementares oriundas da expansão da cana-de-açúcar e do processo de metropolização de Goiânia.
A pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta que ofereça subsídios de análise e equacionamento dos impactos sócio-ambientais das territorialidades da globalização no município de Inhumas, como possibilidades espaciais de (re)ordenamento territorial para formação de centros urbano regional integrado. Compreender o município de Inhumas e sua sede exige um olhar para a totalidade tanto no campo como na cidade, pois apesar de fazer parte da região metropolitana de Goiânia, mostra-se singular no bojo da estrutura regional goiana. Inhumas é o front entre as influências do agronegócio e da metropolização. Desse modo, esse estudo oferece subsídios para o desenvolvimento das potencialidades locais, bem como, das consenquências da ocupação intensiva e desordenada percebida em Inhumas e região. O município cresce de maneira desigual e combinada que se faz constatar na infra-estrutura local com um mosaico de paisagens cindidas.
METODOLOGIA:
Partimos de um pressuposto básico através do levantamento bibliográfico e documentação pertinente. E, também, coleta e tratamento de informações estatísticas e cadastrais junto a Prefeitura Municipal de Inhumas, RAIS, SEPLAN, SEFAZ, EMBRAPA, entre outros, sobre Inhumas e região de Influência
Considerando que a área selecionada constitui unidades geográficas de estudo diferenciadas, necessitou-se construir mapas de uso e ocupação do solo de 1990, 2000, 2010, tabelas, cartogramas, textos explicativos no sentido de se propor soluções e evitar intensificações dos desequilíbrios sociais e ambientais.
RESULTADOS:
Mediante a exploração diferenciada no uso e ocupação da terra trouxe benefícios e prejuízos ao município, um deles foi que os trabalhadores foram expropriados dos meios de produção, gerando desigualdades sociais, além desse processo, houve os impactos ambientais tanto no campo como na cidade.
No tocante, aos impactos ambientais percebe-se que há danos causados pela safra com a queima da cana-de-açúcar, porque as partículas são lançadas ao ar atmosférico, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias. Com a queima provoca grandes impactos ambientais, poluições tanto da zona rural quando a zona urbana. Apesar de que essa queima ser um método de segurança para os trabalhados, pois matam os insetos peçonhentos, cobras e outros.
A cidade esta em um processo de reorganização sócio espacial, pois seu desenvolvimento urbanístico foi através de um crescimento desordenado, onde a população se fixou no solo urbano sem planejamento preliminar, com isso, os problemas de infra-estrutura foram aflorando, bem como, as necessidades básicas: saúde, educação, transporte, lazer, segurança. Mediante a essas condições espaciais estão sendo instalada rede esgoto nos bairros que não possuem, e, ainda, criando os pólos industriais no setor têxtil para geração de empregos.
CONCLUSÃO:
Na pesquisa constamos que o cultivo da cana-de-açúcar tem uma representatividade econômica e política tanto município quanto na região, essa realidade do agronegócio criou certa dependência econômica pela exploração do uso da terra o resultado é a pouca alternativa na geração de empregos e outros benefícios, por isso, que no momento atual vislumbra-se a implementação da produção têxtil, fazendo com que a cidade tenha novas alternativas de geração de renda que não seja apenas a monocultura da cana.
Conclui-se que o município de Inhumas convive com duas realidades: abastece a metrópole com produtos hortifrutigranjeiros; bem como, com mão-de-obra de trabalhadores diários e se insere na lógica da globalização dos mercados através da produção-distribuição-consumo do etanol no mercado mundial
Palavras-chave: Inhumas, Cana-de-açúcar, Diagnóstico.